De hotel histórico a projeto visionário
Com o metro quadrado mais valorizado do Brasil pelo terceiro ano seguido, Balneário Camboriú (SC) é hoje referência em luxo e verticalização urbana e abriga alguns dos prédios mais altos do mundo. Mas esse cenário começou a ser desenhado ainda em 1957, com a abertura do Hotel Fischer, um dos primeiros hotéis de luxo do Brasil, que hospedou ex-presidentes como Juscelino Kubitschek e João Goulart. Quase sete décadas depois, o terreno, que marcou o início da era dourada da cidade, dá lugar ao Fischer Dreams, da incorporadora Procave, empresa renomada na construção civil, com mais de 30 empreendimentos entregues.
O próprio nome do residencial ‘Fischer Dreams’ é uma homenagem à ousadia da família Fischer, que na década de 50 foi chamada de “louca” por construir um hotel à beira-mar em uma Balneário Camboriú ainda desconhecida como destino turístico. O novo projeto assinado pela construtora Procave resgata esse legado através de um memorial permanente. Fotos, livros de hóspedes, cachimbos e bustos farão parte dos espaços comuns do residencial.
“O Hotel Fischer representou um divisor de águas para Balneário Camboriú. Foi muito mais do que um empreendimento hoteleiro, foi a semente de um novo ciclo de desenvolvimento urbano, turístico e imobiliário da região. Com o Fischer Dreams, nosso objetivo é dar continuidade a esse legado e criar um projeto que resgata essa história e, ao mesmo tempo, estabelece um novo patamar de excelência. Queremos que as futuras gerações entendam o valor simbólico e prático desse endereço para a cidade”, afirma Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da Procave.
Com 70 mil metros quadrados de área construída, o Fischer Dreams se destaca como um dos projetos de alto padrão mais ambiciosos em execução na orla de Balneário Camboriú. O projeto da construtora Procave contempla duas torres residenciais com 119 apartamentos de alto padrão, que variam de 186 a 491 metros quadrados e podem ter até oito suítes. As unidades contam com plantas personalizáveis, integração de ambientes e acabamento de alto nível. A estrutura de lazer inclui mais de 7 mil metros quadrados, com piscinas de borda infinita, espaços gourmet, áreas de relaxamento, salão de festas, spa, academia e restaurante de alta gastronomia com vista definitiva para o mar. Entre os diferenciais construtivos estão o uso de fachadas ventiladas, isolamento acústico avançado e sistemas de renovação de ar.
O hotel que marcou o início do luxo em Balneário Camboriú
Inaugurado em 1957 com traços inspirados na arquitetura alemã, o Hotel Fischer foi um marco no turismo de luxo em Balneário Camboriú. Primeiro da cidade a oferecer banheiros privativos em alguns quartos, contava com quatro andares, 26 suítes e capacidade para 108 hóspedes. Tornou-se rapidamente um símbolo de sofisticação, recebendo visitantes de todo o Brasil e personalidades como os presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek. Em 1972, passou por uma grande reforma, ganhou uma torre moderna de 12 andares e implantou o primeiro heliponto da cidade. Após 52 anos de história, encerrou suas atividades em 2009.