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GASTRONOMIA

Zilda Brandão
11/10/2024 às 14:50hs


Na manhã do dia 26 de setembro, a indústria de alimentos MaxxiOvos, empresa do grupo Shinoda, promoveu uma visita técnica, em sua fábrica localizada em Sorocaba (SP), voltada para proprietários de confeitarias e padarias. 

O evento começou com um café da manhã elaborado com produtos da MaxxiOvos, seguido de uma apresentação técnica realizada pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Thiago Oliveira.

De acordo com o gerente, a MaxxiOvos exporta seus produtos para 22 países e trouxe para o Brasil a tecnologia do ovo, gema e clara em pó, que oferecem segurança e praticidade para as padarias e confeitarias.

“Um dos grandes benefícios oferecidos pelos nossos produtos é o aumento da produtividade e a redução de custo, uma vez que os produtos não precisam de refrigeração e também não tem perda. Quando tudo isso é colocado na ponta do lápis, com certeza, o ganho operacional é algo que faz toda diferença para o negócio dos clientes”, explicou.

Segundo Oliveira, o processo de secagem do ovo é igual ao do leite em pó. “Ambos foram criados em resposta ao problema de deterioração do produto. A fórmula do ovo desidratado foi criada pelo químico norte-americano, William A. Mitchell, e foi usada durante os períodos de racionamento civil na II Guerra Mundial”, ressaltou.

Em sua apresentação, Oliveira mostrou um vídeo do processo de quebra e separação dos ovos, que é feita de forma automatizada. “Os ovos são quebrados em um ambiente climatizado, por máquinas automáticas e sanitárias, que separam a gema do ovo. Depois são filtrados, resfriados e encaminhados aos tanques de padronização e homogeneização. A pasteurização do ovo visa à eliminação de microrganismos patogênicos, assegurando as propriedades funcionais do produto. Posteriormente, passa pelo processo de secagem, que é feito por “Spray-Dryer”, com a remoção de quase toda água sem afetar a qualidade do ovo”, completou.

Qualidade internacional

Oliveira explicou que a MaxxiOvos é uma das poucas produtoras de ovos do País certificada pela BRC Food Safety (British Retail Consortium), alcançando a classificação máxima de qualidade. “Trata-se de um padrão internacional de segurança e qualidade de alimentos que é reconhecido mundialmente. A certificação é emitida para fabricantes e processadores de alimentos e é considerada uma referência para o cumprimento de boas práticas na indústria alimentícia”, contou.

 Aula Show

Após a palestra, os convidados participaram de uma aula show apresentada pelo chef Fábio Yamada, que preparou éclair com recheio de creme de limão e cobertura de glace, utilizando os produtos da MaxxiOvos.

“Hoje estamos demonstrando uma tecnologia que irá possibilitar uma atualização todos os profissionais, uma vez que o conhecimento do produto e da forma correta de reidratação do ovo irá auxiliá-los nos processos futuros. Uma das principais vantagens do ovo em pó é eliminar o risco de contaminação e de perda. Além disso, proporciona economia de espaço, pois um quilo de ovo em pó equivale a cerca de 83 ovos frescos e seu armazenamento é muito mais prático”, explicou o chef.

Formado pela renomada escola francesa de culinária Le Cordon Bleu de Tóquio, o chef confeiteiro destacou também a economia de tempo e a padronização. “Um dos principais pontos que eu vejo é a praticidade tanto para as donas de casa quanto para uma indústria panificadora ou uma confeitaria. Imagine o tempo que leva para quebrar 500 ovos, ao passo que você ter um produto em pó que é só acrescentar água e fica pronto em instantes. Diferente do ovo in natura, o Ovopan garante consistência no peso em todas as suas porções, o que assegura padronização e qualidade uniforme nas produções”, completou.

Para a nutricionista Vanessa Machado de Lima, que trabalha na padaria Real, o evento foi importante para conhecer a fábrica de Sorocaba, uma vez que a profissional já havia visitado a fábrica de Indaiatuba. “Essa relação próxima com os clientes de ensinar a utilizar os produtos faz toda diferença. Com certeza esses produtos podem gerar grandes benefícios para nossa linha de produção, pois agrega segurança, traz qualidade, valor nutricional e contribui muito para nossa organização”, observou.

Já a proprietária da confeitaria Colombina, Rosana Marangoni Xavier, que conheceu os produtos da MaxxiOvos na Fipan (Feira de Panificação e Confeitaria), ressaltou que o evento foi um momento de quebra de paradigmas.

“Eu já tinha recebido alguns produtos e fizemos alguns testes. Mas esse evento foi muito completo, pois acrescentou tecnologia para nossa confeitaria, que está passando por um processo se tornar uma indústria. Os produtos casam perfeitamente com esse nosso momento e é também uma oportunidade de mudar conceitos tradicionais de que tudo tem que ser feito de forma caseira. Essa visão que o Fábio nos trouxe foi muito importante para abrir a nossa mente”, comemorou.

Encerrando a visita técnica, os participantes fizeram um tour para conhecer as instalações da nova fábrica.

Sobre a MaxxiOvos

A MaxxiOvos, empresa do grupo Shinoda, que possui mais de 80 anos na produção de ovos e derivados, é uma fornecedora de produtos derivados de ovos com propostas inovadoras para os segmentos de food service, B2B e B2C. Com vários lançamentos de destaque no cenário nacional, como: Ovo Longa Vida com 90 dias de tempo de prateleira; Albumina com 50% menos sódio; Albu Protein, o suplemento proteico e clean label, entre outros, a empresa investe constantemente em qualidade e tecnologia

Com valores de qualidade, praticidade e segurança de alimentos, o portfólio da MaxxiOvos abrange diversos públicos visando solucionar diferentes demandas de consumidor, indo desde opções fitness e para bem-estar, até produtos para confeitarias, restaurantes e padarias.

Os derivados de ovos da MaxxiOvos são certificados internacionalmente pela BRCGS, reconhecida como uma das normas mais rigorosas de Segurança dos Alimentos. A MaxxiOvos é conhecida pelo longo shelf life (tempo de prateleira) dos seus produtos, característica essencial para redução de desperdício e otimização de estoque. Além disso, a empresa tem inovado e mostrando suas capacidades para o desenvolvimento de produtos que vão além do seu portfólio, como por exemplo, misturas prontas para pessoas que possuem restrições alimentares.


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