×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Zilda Brandão
30/04/2025 às 13:18hs


 
 
 

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, entre 06 e 11 maio, a peça A Falecida, escrita  por Nelson Rodrigues. Protagonizada por Camila Morgado e idealizada pelo diretor  Sérgio Módena, o clássico traz no elenco Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo  Wabner, Alcemar Vieira, Claudio Gabriel, Thiago Marinho e Alan Ribeiro. As  apresentações acontecem de terça a domingo às 19h, têm entrada gratuita com  distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.  

 

 

Escrita em 1953, A Falecida narra o plano de Zulmira, portadora de tuberculose e  moradora do subúrbio carioca, que sonha em ter um enterro cheio de luxo e pompa.  Dessa forma, ela causaria inveja em sua prima e vizinha Glorinha, com quem, apesar  de não falar mais, mantém uma relação inexplicável de competição, tornando-a o  centro das atenções e das intrigas familiares.  

Segundo o diretor, a encenação propõe uma estética atemporal. No cenário, um  grande mausoléu (signo da ostentação social em meio aos mortos) é o espaço por  onde os diversos planos de ação irão ocorrer. Os figurinos não buscam a reprodução  histórica da década de 50. Ao contrário, parecem apenas evocar um tempo passado, 

atravessando diversas épocas. A trilha sonora explora o conflito entre o sagrado e o  profano.  

"Eu e Camila somos apaixonados por esse texto e pelo legado de Nelson Rodrigues.  E ela é uma atriz “rodrigueana” por excelência, assim como o Thelmo Fernandes. Esta  montagem marca a minha primeira direção de uma obra do Nelson. Estamos criando  uma encenação atemporal para a peça, que, originalmente, foi escrita em 1953 e se  passa no subúrbio do Rio de Janeiro. Mas Nelson vai além da crônica carioca. Ele  radiografa a miséria da alma humana, presente nos mais diversos lugares e épocas”,  comenta Sérgio Módena sobre a idealização do projeto.  

Sobre Nelson Rodrigues  

Nelson Rodrigues foi jornalista, cronista, romancista e um dos maiores dramaturgos  brasileiros. Nascido em Recife (PE), mudou-se em 1916 para o Rio de Janeiro (RJ).  Trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai, Mário Rodrigues. Foi repórter  policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever  suas peças a respeito da sociedade.  

Sua primeira peça foi “A Mulher sem Pecado”, que lhe deu os primeiros sinais de  prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso veio com “Vestido de Noiva” que trazia,  em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. Com seus  três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação), as inovações estéticas da  peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro. A consagração se  seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no maior dramaturgo brasileiro  do século 20. Em 1962, começou a escrever crônicas esportivas, deixando  transparecer toda a sua paixão por futebol. Nelson morreu no Rio de Janeiro no ano  de 1980, deixando um legado literário reconhecido internacionalmente.  

Fotos crédito: Victor Hugo

SERVIÇO:  

[Teatro] A Falecida  

Local: CAIXA Cultural São Paulo  

Endereço: Praça da Sé, 111, a 200m da Estação Sé do Metrô  

Datas: de 06 a 11 de maio de 2025  

Horários: de terça a domingo às 19h  

Sessão com Tradução em Libras: 09 de maio, sexta-feira, às 19h  Ingressos gratuitos: distribuídos 1h antes da peça, limitados a um ingresso por  pessoa, sujeito à lotação do espaço  

 

Recomendamos para você:
Férias de janeiro na Casa Museu Ema Klabin: arte, arqueologia, memória e experiências para toda a família
Caminhada fotográfica pelo bairro do Jardim Europa. Foto: Ana Cristina Moutela/Arquivo Casa Museu Ema Klabin
Nova Exposição Romero Britto em São Paulo
será aberta nova exposição do artista reconhecido internacionalmente Romero Britto numa das mais belas lojas de São Paulo no coração do Ipiranga.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário