×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Zilda Brandão
30/07/2023 às 11:38hs


Os artistas urbanos Claudio Ise e Michael Devis abrem exposição com instalações e muita interação com o público

Quem é fã de arte urbana tem programa garantido em Curitiba. Curitibanos e visitantes da cidade vão poder interagir com a exposição “Caminhos em Paralelo”, dos artistas Cláudio Ise (SP) e Michael Devis (CWB). A proposta é unir pela primeira vez os dois artistas, que trocam experiências há mais de 15 anos, mesmo vivendo em cidades diferentes. 

Em cartaz no MuMa, a interação com o público fará parte da exposição que une técnicas de spray e tinta óleo. A conexão entre as técnicas artísticas desperta no espectador o estímulo de vários sentidos e promove a interação do visitante com as obras. Além disso, instalações e efeitos sonoros tem por objetivo justamente causar a reflexão sobre vidas paralelas e a dinâmica da arte de rua, principal referência da exposição, que impacta quem passa pelo museu com a mesma sensação de surpresa de quem aprecia um grafitti pela primeira vez na rua.

“Caminhos em Paralelo, por Ise e Devis, amadurece o sentido do criar enquanto conexão com o tempo, o metafísico e o revolucionário. A exposição é cápsula do trabalho de ambos artistas, uma amostra em versão para museu da transformação que fazem pelo mundo. Caminhos em Paralelo aglutina o simbólico e o conceitual de Ise e Devis, permitindo ser a exposição uma obra com sentido em si mesma e que atravessa os artistas e o público com um projeto cocriado de experimentação”, explica o curador Guilherme Zawa.

Telas, instalacões e esculturas

“Caminhos em Paralelo” vai apresentar 60 telas em diversos tamanhos, instalações e esculturas, uma delas com 3 metros de altura. Além disso, em todo o trajeto a ser percorrido pelo visitante é possível experimentar uma sensação diferente: tapetes musicais sensoriais vibram em cores e sons quando estimulados, luzes ambientam cada obra contextualizando-as no espaço e remetem à surpresa de quando somos impactados pela obra na rua, na cidade, no contexto original dela. “Nossa ideia é fazer uma mistura cultural, fazer esses regionalismos se cruzarem e perceber como cada região interage. Essa é a conexão fomento com o Michael Devis ao longo das últimas décadas”, afirma Ise.

Os dois artistas já estão na estrada há cerca de 25 anos e foi pesquisando e buscando conhecimento por várias regiões do planeta que se conheceram e passaram a se encontrar esporadicamente para compartilhar e conectar seus trabalhos. Os dois têm no currículo exposições ao redor de todo o mundo inteiro e somando a trajetória dos dois, eles já passaram por 20 países. “Essa mistura de técnicas e de olhares enriquece o nosso trabalho. Nós temos o graffiti como paixão comum, mas olhares diferentes sobre a construção e criação de cada obra. Caminhos Paralelos traz à tona justamente isso, as diferentes vivências que nos trouxeram aqui. A gente espera que o público de Curitiba goste”, diz Devis. 

A exposição tem patrocínio da Kapazi, Gocoffee, JVN Papéis de Parede, Automain e apoio da Norden, Intercity Hotels, Atualcard, Kings, Grapixo, Cápsula Graffshop, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

 

Caminhos em Paralelo

Artistas: Michael Devis (@michael_devis2) e Claudio Ise (@ise.claudio)

Curador: Guilherme Zawa

Local: MuMa – Avenida República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba (PR)

Período da exposição: até 27 de agosto de 2023

Horário de visitação: das 10h às 19h

Entrada gratuita


Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição
Mitre Galeria inaugura individual de Luana Vitra
A Mitre Galeria apresenta, a partir de 30 de agosto, Cálculo para beijar o magma, exposição inédita da artista mineira Luana Vitra, em São Paulo.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário