Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
Trechos de óperas, concertos ao ar livre e apresentações de dança de graça na Praça das Artes

Orquestras Sinfônica Infantojuvenil, Sinfônica Jovem e Orquestra Experimental de Repertório tocarão juntas no dia 30 de novembro, às 16h

20/11/2016 às 1:13



 Trechos de óperas, concertos ao ar livre e apresentações de dança de graça na Praça das Artes
Sala do Conservatório na Praça das Artes - Foto: Nelson Kon

Trechos de óperas, concertos ao ar livre e apresentações de dança de graça na Praça das Artes
Orquestras Sinfônica Infantojuvenil, Sinfônica Jovem e Orquestra Experimental de Repertório tocarão juntas no dia 30 de novembro, às 16h

As Escolas de Dança e de Música, mantidas pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, estão com uma programação bem diversificada durante o mês de novembro. As apresentações acontecem na Praça das Artes, no centro da capital paulista, e envolvem óperas, concertos, recitais e muitas coreografias.

Para celebrar o repertório musical dos séculos XX e XXI, os alunos do Ateliê Contemporâneo se apresentarão na Sala do Conservatório, no dia 17 de novembro, às 20h. Na programação, está a peça Pribaoutki, de Igor Stravinsky, e também obras dos compositores Tiago Gati, Giacinto Scelsi, Alexandre Lunsqui e Gérard Grisey. Além de composições criadas no Ateliê por Leon Steidle e Thales Del Comune. Os ingressos custam R$ 25, com meia entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes.

Dois dias depois, a Orquestra Infantojuvenil da Escola de Música realiza um concerto gratuito, também na Sala do Conservatório, às 14h.Desta vez, os ganhadores do Concurso Jovens Solistas irão se apresentar. A seleção foi realizada em julho com o objetivo de escolher músicos da orquestra que possam atuar como solistas. No programa, obras de Manuel de Falla, Arthur Frackenpohl, Fritz Kreisler, Cécile Chaminad e o famoso Bolero de Maurice Ravel.

 Trechos de óperas, concertos ao ar livre e apresentações de dança de graça na Praça das Artes
Orquestra Sinfônica Jovem Municipal - Crédito: Desiree Furoni

Mais pra frente, os integrantes do Opera Studio apresentam a ópera La Scala di Seta, de Gioachino Rossini com libreto de Giuseppe Foppa. A história relata um triângulo amoroso entre os personagens Dormont, Giulia e Dorville. A apresentação é na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, no dia 24, às 14h. No mesmo local, às 19h, os alunos encenam A Viúva Alegre, famosa opereta composta pelo austríaco Franz Lehár, com libreto de Viktor Léon e Leo Stein. O enredo se passa em Paris no início do século XX e conta a história da viúva Hanna Glawary, natural de Pontevedrino, e seu embate com o embaixador daquele país fictício, que teme que Hanna, após a morte de seu marido, gaste toda sua fortuna na França ou se apaixone por um estrangeiro.

Encerrando a programação de novembro da Escola Municipal de Música, as orquestras: Sinfônica Infantojuvenil, Sinfônica Jovem e Orquestra Experimental de Repertório fazem um concerto juntas no Vão Livre da Praça das Artes no dia 30, às 16h.

Entre os destaques do repertório, a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, sob regência Daniel Cornejo, tocará Ritual do Fogo, do balé El Amor Brujo, do espanhol Manuel de Falla, que mundo afora tem suas peças executadas tanto por orquestras como por companhias de dança.

Já a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, sob a regência da maestrina Érica Hindrikson, apresentará o quarto movimento da Sinfonia n.º 5 de Beethoven, escrita no século XIX e uma das mais famosas obras do repertório da música clássica. O concerto será encerrado com os integrantes de todas as orquestras mais a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Carlos Moreno, tocando Bolero, de Maurice Ravel, e a composição brasileira Sinfonietta Prima, de Ernani Aguiar. Mais de 200 músicos estarão se apresentando ao ar livre e gratuitamente.

 Trechos de óperas, concertos ao ar livre e apresentações de dança de graça na Praça das Artes
Opera Studio - Foto: Arthur Costa

Dança


Além de música, a Sala do Conservatório também está com uma programação de graça que envolve dança. No dia 11 de novembro, a partir das 15h, alunos do 8° ano da Escola de Dança de São Paulo apresentam suas próprias criações. Inspirados na ópera-pop 100 objetos para representar o mundo, de Peter Greenaway, composta em 1970, eles desenvolveram seqüências coreográficas que envolvem solos, duos e quartetos. A obra original narra a história do solitário Thorope, um ser sem vida social, que recebe a missão de explicar a Adão e Eva o que a Terra e a humanidade fizeram no último milênio.

Quase no fim do mês, dia 20, às 16h30, na Sala do Conservatório, um pequeno grupo de flauta doce da Escola Municipal de Música apresenta peças renascentistas com coreografias do 9° ano da Escola de Dança.

SERVIÇO

17/11 - 20h
Ateliê Contemporâneo das Escolas Municipais de Música e de Dança
Música Contemporânea no Conservatório
Crias: ações e interações
Sala do Conservatório - Praça das Artes

Programa:

TIAGO GATI
Strata, para flauta, clarinete, piano, violino e violoncelo
GIACINTO SCELSI
Duo, para violino e violoncelo
IGOR STRAVINSKY
Pribaoutki, para mezzo-soprano, flauta, oboé, clarinete, fagote, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
ALEXANDRE LUNSQUI
Toy, para flauta, clarinete, piano, violino e violoncelo
GÉRARD GRISEY
Périodes, para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e trombone
O programa contará ainda com obras criadas no Ateliê por Leon Steidle e Thales Del Comune.
Programação sujeita a alterações.
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada para para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34495



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS