×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Maior grupo empreendedor do litoral Paulista ganha obra autoral que representa a história do Grupo

Zilda Brandão
21/07/2021 às 00:52hs


O designer e artista plástico Hermes Santos foi convidado pelo Grupo Mendes a criar uma obra de arte para ser colocada na nova sede na cidade de Santos, que representasse a trajetória da empresa ao longo dos 47 anos de existência.

Dono de um imaginário singular, Hermes Santos pesquisou sobre a trajetória de sucesso do fundador da empresa, Sr. Armênio Mendes (in memorian), que ao chegar ao Brasil abriu uma oficina e estacionamento de bicicletas. Hermes observou também, no quadro de missão da empresa, diversas mãos, o que o inspirou a criar a obra Heritage. "Identifiquei várias “mãos”, que me remeteram a ideia de união entre os diversos pilares do Grupo. E, no primeiro encontro com Kelly Buchalla, gerente de marketing da empresa, recebi a sugestão de que uma “bicicleta” fosse a obra que homenagearia o Grupo", conta o artista. “Com esse briefing e mais aquelas “mãos” que havia identificado, iniciei o projeto da obra, que contemplaria um conjunto de bicicletas em uma única escultura, produzida em latão e que juntas representariam a linha do tempo da empresa”, conclui Hermes Santos.

A bicicleta retrata a história de coragem e determinação de um grande empreendedor e seu legado. O rastro de pneu de caminhão desgastado se transformando em rastro de pneu de bicicleta pontua a mudança do seu trabalho com caminhões para a escolha em abrir sua oficina de bicicleta. Os pneus, na continuidade da obra, passam com o tempo a serem mais definidos, o que simbolizam o crescimento do grupo e o know how adquirido com o tempo, seguido pelas linhas da bicicleta como o grande triunfo do qual partiu a possibilidade de tudo acontecer.

A primeira bicicleta é representada por um perfil já bem gasto pelo passar dos anos. As bicicletas, na sequência, representam a linha do tempo da empresa, cada uma mais recente que a outra até chegar na quinta e última bicicleta com formato facetado, ainda em construção, simbolizando novos projetos e desafios. Juntas, as bicicletas possuem os detalhes das “mãos” que as guiam representando a união de uma família que serviu de base para esta grande jornada.

A esposa de Armênio, Celeste, ampara a mão do marido no banco da bicicleta sustentando a caminhada. Seus filhos guiam as empresas: a mão de Alex puxa um aço de construção se desprendendo do quadro de uma de duas bicicletas, simbolizando a Construtora Miramar. A mão de Paulo conduz a bicicleta em seu caminho, mantendo a perenidade do Grupo, o crescimento e, junto com os irmãos, desbravando novos caminhos. Sua filha, Carina, segura um laço a frente de tudo, compondo o significado de união, felicidade, energia, força e justiça, arrematando toda a jornada.

*Para as peças que representam as mãos, foram feitos moldes das próprias mãos dos filhos e esposa. Já a peça da mão do Sr. Armenio foi produzida simbolicamente com base em anéis, relógios, tamanho de pulso e fotos das mãos.

"A obra Heritage é uma obra de grande valor afetivo com uma linda história de sucesso e empreendedorismo, na qual me inspirei muito, e tive a honra e o prazer da criação e execução", conclui Hermes Santos.


Recomendamos para você:
OMA Galeria abre inscrições para Laboratório de Artes Visuais
Em sua 7ª edição, o projeto acompanha e impulsiona artistas em início de carreira




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário