×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Maior grupo empreendedor do litoral Paulista ganha obra autoral que representa a história do Grupo

Zilda Brandão
21/07/2021 às 00:52hs


O designer e artista plástico Hermes Santos foi convidado pelo Grupo Mendes a criar uma obra de arte para ser colocada na nova sede na cidade de Santos, que representasse a trajetória da empresa ao longo dos 47 anos de existência.

Dono de um imaginário singular, Hermes Santos pesquisou sobre a trajetória de sucesso do fundador da empresa, Sr. Armênio Mendes (in memorian), que ao chegar ao Brasil abriu uma oficina e estacionamento de bicicletas. Hermes observou também, no quadro de missão da empresa, diversas mãos, o que o inspirou a criar a obra Heritage. "Identifiquei várias “mãos”, que me remeteram a ideia de união entre os diversos pilares do Grupo. E, no primeiro encontro com Kelly Buchalla, gerente de marketing da empresa, recebi a sugestão de que uma “bicicleta” fosse a obra que homenagearia o Grupo", conta o artista. “Com esse briefing e mais aquelas “mãos” que havia identificado, iniciei o projeto da obra, que contemplaria um conjunto de bicicletas em uma única escultura, produzida em latão e que juntas representariam a linha do tempo da empresa”, conclui Hermes Santos.

A bicicleta retrata a história de coragem e determinação de um grande empreendedor e seu legado. O rastro de pneu de caminhão desgastado se transformando em rastro de pneu de bicicleta pontua a mudança do seu trabalho com caminhões para a escolha em abrir sua oficina de bicicleta. Os pneus, na continuidade da obra, passam com o tempo a serem mais definidos, o que simbolizam o crescimento do grupo e o know how adquirido com o tempo, seguido pelas linhas da bicicleta como o grande triunfo do qual partiu a possibilidade de tudo acontecer.

A primeira bicicleta é representada por um perfil já bem gasto pelo passar dos anos. As bicicletas, na sequência, representam a linha do tempo da empresa, cada uma mais recente que a outra até chegar na quinta e última bicicleta com formato facetado, ainda em construção, simbolizando novos projetos e desafios. Juntas, as bicicletas possuem os detalhes das “mãos” que as guiam representando a união de uma família que serviu de base para esta grande jornada.

A esposa de Armênio, Celeste, ampara a mão do marido no banco da bicicleta sustentando a caminhada. Seus filhos guiam as empresas: a mão de Alex puxa um aço de construção se desprendendo do quadro de uma de duas bicicletas, simbolizando a Construtora Miramar. A mão de Paulo conduz a bicicleta em seu caminho, mantendo a perenidade do Grupo, o crescimento e, junto com os irmãos, desbravando novos caminhos. Sua filha, Carina, segura um laço a frente de tudo, compondo o significado de união, felicidade, energia, força e justiça, arrematando toda a jornada.

*Para as peças que representam as mãos, foram feitos moldes das próprias mãos dos filhos e esposa. Já a peça da mão do Sr. Armenio foi produzida simbolicamente com base em anéis, relógios, tamanho de pulso e fotos das mãos.

"A obra Heritage é uma obra de grande valor afetivo com uma linda história de sucesso e empreendedorismo, na qual me inspirei muito, e tive a honra e o prazer da criação e execução", conclui Hermes Santos.


Recomendamos para você:
Exposição ''35 Séculos de Arte e Cultura'' da Casa Museu Ema Klabin desembarca na Linha 5-Lilás de metrô
Com curadoria de Paulo Costa, mostra traz vinte painéis com imagens de obras de grandes mestres da arte
Quarta edição da Mostra de Cinema Grego em São Paulo
Consagrada no calendário anual da Cinemateca a mostra este ano estreia também no Cinesesc Augusta




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário