×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Idealizador da Semana de Arte Moderna, Di Cavalcanti (1897 - 1976) foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro. Sua arte contribuiu significativamente para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artíst

Zilda Brandão
11/09/2018 às 09:33hs


Idealizador da Semana de Arte Moderna, Di Cavalcanti (1897 - 1976) foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro. Sua arte contribuiu significativamente para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época, por meio de suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral.

Obras do artista estão disponíveis ao público em uma plataforma totalmente nova, em arazzos tecidos a mão na exposição coletiva Manifesto Tramas das Artes, promovida com muita expertise e alma avant-garde pela By Kamy até 15/09, em São Paulo. 

Sob a curadoria da psicóloga e escritora carioca Daniella Bauer, que reuniu peças de artistas consacré - além de Di Cavalcanti - Niobe Xandó, Gilvan Samico, Tarsila do Amaral, Luisa Editore, Mónica Millán e Nicole Tomazi. A exposição, que promove a transição entre o design têxtil e a arte contemporânea, mostra um novo ideal sobre a arte em uma sociedade volante e volúvel.

Di-Cavalcanti - Serenata
Di-Cavalcanti - Serenata

Movida pela pergunta que não quer calar, o que é arte? Daniella mergulhou com maestria no universo único e particular de produções artísticas e em seu mercado esférico para trazer à tona essa resposta. "A arte é uma maneira de traduzir e manifestar o que compreendemos ou não, o que enxergamos, sentimos, tocamos, cheiramos, escutamos ou intuímos o que nos revolta, o que nos cala, o que precisa ser dito. Ela é acima de tudo um modo de quebrar paradigmas e estabelecer o novo.", expressa a curadora.

De acordo com Daniella, seria purismo crer que a arte possa simplesmente ser, pois nada é desprovido de significado. "Aquilo que é aparente está em constante transformação, portanto cabe aos artistas atribuírem significados, materializar a ideia, dar corpo ao que é etéreo. O mundo contemporâneo exige uma transfiguração constante e uma capacidade adaptativa inesgotável. Em consonância a isso, a By Kamy tenciona, unindo as duas artes, estabelecer um novo modelo que a princípio pode causar desconforto, mas indubitavelmente trará mudanças em acordo com o tempo atual.", explica Daniella.

Di Cavalcanti - Sonhos de Carnaval
Di Cavalcanti - Sonhos de Carnaval

"Eu sou meu próprio personagem"
Emiliano Di Cavalcanti, (1897-1976), nasceu no Rio de Janeiro e passou a infância no subúrbio de São Cristóvão. Começou sua carreira de artista como cartunista e ilustrador. Foi o idealizador da Semana de Arte de 1922 que brandava a libertação das artes dos cânones academicistas. No mesmo ano parte para Paris, cidade que deixa uma marca indelével no seu olhar e pensar. Três cidades amadas e porquanto sempre revisitadas e nelas vividas: Rio de Janeiro, São Paulo e Paris. Vasta produção – telas e arte sobre papel – que retrata carnaval, paisagens, marinhas, natureza morta, o universo feminino; principalmente, a mulata símbolo da miscigenação brasileira. Di viveu intensamente, não somente como artista plástico, mas também como intelectual; como fomentador de ideias. É considerado o mais brasileiro dos artistas.

Serviço:

Exposição Manifesto Tramas das Artes
Data: Até 15/09
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h e Sábado das 10h às 15h.
Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa

Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP no dia 22 de novembro
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição
Lançamento do livro "Pare de Mentir para Si Mesmo" aconteceu dia 12 de agosto na livraria Drummond
De Bernadete Moraes, livro traz reflexões sobre como a mente fabrica realidades ilusórias se auto sabotando e revela como reprogramá-la




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário