×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Espaço de criação coloca em prática o Centro de Pesquisas Ave Lola para fomentar a formação artística dos profissionais das artes

LIDE MULTIMÍDIA
21/07/2017 às 12:07hs


Ave Lola realiza oficinas com Andrea Lerner e Antônio Rogério Toscano
Espaço de criação coloca em prática o Centro de Pesquisas Ave Lola para fomentar a formação artística dos profissionais das artes

 Andrea Lerner - trabalho em vídeo Conversation
Andrea Lerner - trabalho em vídeo Conversation

CURITIBA - A Ave Lola Espaço de Criação realiza em sua sede duas atividades culturais didáticas, como forma de democratizar o saber teatral. Entre 24 a 30 de julho será ministrada a oficina “Um Corpo Pensante” com Andrea Lerner, coreógrafa curitibana radicada em Nova York (EUA), que desenvolve produções e pesquisas constantes na área da dança.

Na mesma semana, em 25 de julho (terça-feira), o dramaturgo e pesquisador de teatro Antônio Rogério Toscano, de São Paulo, realiza um seminário sobre dramaturgia contemporânea e as diferentes formas narrativas que surgem a partir do teatro físico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.avelola.net.br.

Ambas as atividades são gratuitas e fazem parte das primeiras ações do Centro de Pesquisa Ave Lola, iniciado em junho deste ano com uma oficina ministrada por Jean Jacques-Lemêtre, músico francês do Théâtre du Soleil. Esta iniciativa nasce com o intuito de fomentar a formação artística de profissionais das artes das mais diversas partes do mundo – a oficina de Jean Jacques recebeu pessoas de Porto Alegre e da Argentina, entre mais de 80 artistas.

Mais duas oficinas estão programadas para este ano. Entre os dias 18 e 23 de setembro, o Centro de Pesquisa Ave Lola receberá o conceituado pesquisador teatral André Mello (graduado pela Gerrit Rietveld Academie de Amsterdam, com 12 anos de trabalhos na Holanda e países próximos), que realizará uma oficina de manipulação de bonecos e objetos cênicos, que também tratará de técnicas de dicção e voz para bonecos. Por fim, a diretora da Companhia Ave Lola, Ana Rosa Tezza, vai ministrar uma oficina de interpretação em dois módulos, com datas a definir.

 Andrea Lerner - trabalho em vídeo Flying Lesson
Andrea Lerner - trabalho em vídeo Flying Lesson

Um corpo pensante
Com inscrições encerradas e uma grande procura de público, a oficina “Um Corpo Pensante” tem como objetivo preparar o corpo do bailarino por meio do relaxamento de uma musculatura específica, para que o artista execute movimentos com maior amplitude e com o mínimo de esforço. Menos tenso, o corpo se torna responsivo a impulsos diversos, ampliando seu potencial criativo e expressivo.

Com uma carreira internacional reconhecida, Andrea Lerner graduou-se em dança em Curitiba e mudou-se para Nova York em 1989, iniciando suas atividades profissionais na área. Em 1993 fundou com a também coreógrafa curitibana Rosane Chamecki a companhia Chameckilerner, que tem em seu histórico 20 espetáculos, além de filmes e instalações, que conquistaram prêmios internacionais e foram apresentados internacionalmente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Holanda, França, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Romênia, Argentina, Portugal, Venezuela, Costa Rica e Colômbia.

“Estou muito animada em voltar a Curitiba e trabalhar com a Ave Lola e com a comunidade artística da cidade”, afirma Andrea Lerner. “Curitiba foi onde aquele desejo teimoso de ser, não só dançarina mas coreógrafa, começou”, finaliza. A oficina “Um Corpo Pensante” é subsidiada pela Lei Rouanet, como parte do Projeto “Nuon”.

Seminário No dia 25 de julho às 19h, a sede da Ave Lola Espaço de Criação recebe o dramaturgo e pesquisador de teatro Antônio Rogério Toscano, de São Paulo, para um seminário sobre dramaturgia contemporânea e sua diversidade narrativa. O bate-papo também contará com a presença Andrea Lerner, que compartilhará com os participantes a sua experiência. As inscrições podem ser feitas pelo site www.avelola.net.br.

Antônio Rogério Toscano é professor da Escola de Dramática (EAD/USP), da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e do curso de Artes do Corpo da PUC/SP. Já escreveu mais de 30 textos teatrais, sendo premiado com “Os meninos e as Pedras” e “Bielski”. Também trabalha como diretor teatral e compositor.

Serviço
Oficina Um Corpo Pensante, com Andrea Lerner
Data: 24 a 30 de julho (segunda-feira a domingo), das 10h às 13h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227). Inscrições encerradas (35 vagas)
Oficina sem custo para o participante, subsidiada pela Lei Rouanet – Projeto “Nuon”.

Serviço
Seminário de Dramaturgia Contemporânea, com Antônio Rogério Toscano
Data: 25 de julho (terça-feira) às 19h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227)
Entrada franca, com inscrições pelo site www.avelola.net.br

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação

Recomendamos para você:
Portinari é apoiadora oficial da nova edição da CASACOR
Em novo formato este ano, a mostra Janelas CASACOR traz os revestimentos de uma das maiores marcas do País nas principais praças do Brasil
Vicunha recebe Amy Leverton, autora do icônico livro Denim Dudes
Leverton fala sobre o futuro do mercado jeanswear no lançamento da coleção SS21 da Vicunha




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário