Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
A Estufa e Galeria Emma Thomas Realizam projeto pop up de arte contemporânea
21/12/2016 às 11:48





A Estufa e Galeria Emma Thomas Realizam projeto pop up de arte contemporânea e Ramses Marçal apresenta "Bursa"


'A Estufa' + 'Emma Thomas' inauguraram um programa de três meses de intervenções e instalações que se relacionam com as disfunções da ideologia do capital e também sua contraposição e a reconexão com a natureza. O próprio espaço expositivo como um site specific - idealizado por Leo Laniado e Juliana Freire - abriga ações, obras, performances e projetos que se relacionam com a investigação de ciclos, processos de transformação e impermanência. O artista e designer Ramsés Marçal inaugura esta parceria com uma série de esculturas que, em uma primeira camada, dialoga sobre o peso da existência ou da cultura de consumo. A mostra Bursa fica em cartaz até 15 de janeiro de 2017

APRESENTAÇÃO: “BOLSAS DE PEDRA” – RAMSÉS MARÇAL
Por: Fred Goyanna



Na atual relação entre arte e consumismo percebemos aspectos bem diversos daqueles observados nas primeiras produções da Pop Art, ainda nos anos 1960. Se antes tínhamos artistas com posturas irônicas e questionadoras, hoje assistimos à construção de uma afinidade mais sutil, e mais perigosa, entre os mundos das artes e do consumo. Sente-se, em parte da produção contemporânea, mais vontade de ser consumida do que de abordar, de maneira talvez incômoda, o fenômeno do consumismo e o seu vazio.

Ramsés Marçal nos apresenta bolsas de pedra.

É com esse objeto-fetiche que ele enfrenta a contradição e questiona a aparente impossibilidade da arte ser consumida e, ao mesmo tempo, questionar o próprio consumo. Mais que isso. Sem abrir mão da sua poética_ onde a violência, a morte, as dores de amores sempre estiveram presentes_ ele comenta “o peso de existir” enquanto extrai da pedra dura a leveza visual possível nesses tempos de consumo pesado.

A sua trajetória, que vai do pragmatismo do design à sublimação artística, é marcada pela presença dos conteúdos mais crus e mais pulsantes da vida. Neste trabalho, porém, é como se uma sensibilidade feminina tivesse se aproximado do artista. Uma mulher passou por aqui. Desfilando, vaidosa, vida afora ela esconde um segredo. De repente, num encontro, arma na mão, tudo se esclarece:

- A bolsa ou a vida!
- Como?!...
- Passa a bolsa!
- Toma! Ela é de pedra.

[Recife, outubro de 2016]

Sobre Ramsés Marçal

RAMSÉS MARÇAL, Recife, PE, Brasil, 1976.

Atualmente vive e trabalha em Recife, estudou e trabalhou em Florença e São Paulo.

Estudou na Florence Academy na Itália e desenho industrial na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atua entre artes plásticas, design, montagem de mostras e projetos expográficos (FAAP, Oca, Bienal). Ministrou no 5o. InDesign, encontro Nacional dos Estudantes de Design, a oficina Criação de Texturas Tridimensionais, palestrou no Fórum Gestão do Design Belas Artes, entre as outras atuações acadêmicas. Como artista, participou de diversos grupos de pesquisa e durante seus 10 anos em São Paulo, manteve um ateliê coletivo de produção onde junto com Miguel

Sanches criou o projeto 'Fogo', voltado para atuar conceitualmente na fronteira entre arte contemporânea e design. Participaram de diversas mostras coletivas, entre elas nas galerias Emma Thomas, Baró e Moura Marsiaj.

Após dois anos de pesquisa no sertão de Pernambuco e na zona metropolitana de Recife, retoma a observação sobre suas origens e cultura, utilizando os elementos do entorno como material para suas criações e inquietações existencialistas. 



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33526



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz