×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Uma imersão no universo indígena brasileiro é a proposta do novo museu que será inaugurado dia 18 de novembro em Curitiba, Paraná. Explorando os sentidos do olfato, visão e audição dos visitantes, o Museu de Arte Indígena (MAI) conta com mais de 700m² de

Zilda Brandão
29/10/2016 às 19:44hs




Museu de Arte Indígena abre ao público dia 18 de novembro

Primeiro museu privado dedicado à arte indígena no Brasil funcionará com visitas guiadas

Uma imersão no universo indígena brasileiro é a proposta do novo museu que será inaugurado dia 18 de novembro em Curitiba, Paraná. Explorando os sentidos do olfato, visão e audição dos visitantes, o Museu de Arte Indígena (MAI) conta com mais de 700m² de exposição e com um acervo de obras relevantes da cultura indígena como cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, com destaque para a arte plumária.

O MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado a resgatar e preservar esta arte e foi desenvolvido a partir da coleção da administradora Julianna Podolan Martins, que começou a adquirir objetos indígenas após uma visita a uma aldeia no Mato Grosso do Sul em 1997. Desde então, Julianna passou a realizar expedições a aldeias, comprar peças que simbolizam suas culturas e a pesquisar, intensamente, as etnias indígenas brasileiras.

O museu foi projetado para retratar as riquezas culturais e a diversidade indígena no Brasil. As paredes seguem linhas orgânicas, inspiradas no formato de uma sucuri. Dividido em dois ambientes, que representam o ar e a terra - elementos que fazem parte da cultura destas etnias-, o primeiro andar é dedicado principalmente à arte plumária e o segundo, às cerâmicas, objetos ritualísticos, musicais e cotidianos.



O Brasil que o Brasil desconhece
Proporcionando uma nova abordagem a cultura indígena, o MAI pretende instigar o visitante a formar uma nova mentalidade crítica sobre o índio brasileiro. “Nossa ideia é desconstruir a imagem do indígena genérico, que normalmente é ensinado nos livros de história nas escolas. Queremos ressaltar a diversidade geográfica, linguística, cultural e física das diversas etnias brasileiras”, afirma a presidente do museu Julianna. Com este objetivo, os visitantes terão opção de visitas guiadas e feitas em pequenos grupos, para que consigam absorver mais informações sobre as diferentes culturas.

Serviço
O Museu de Arte Indígena (MAI) estará aberto à visitação do público a partir do dia 18 de novembro de 2016. O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 10h às 17h30. As visitas de grupo devem ser agendadas através do email: maimuseudearteindigena@gmail.c om ou pelo telefone (41) 3121-2395. Os ingressos custam R$12 inteira e R$6 meia entrada.

Museu de Arte Indígena - MAI
Endereço: Av. Água Verde, 1413 - Água Verde, Curitiba - PR
Telefone: (41) 3121-2395

Site: www.maimuseu.com.br
Facebook: www.facebook.com/maimuseu

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação 

Recomendamos para você:
Blow for Blow, co-produzido pela atriz e produtora Rafaela Gonçalves, Agora está no Amazon Prime nos EUA
Blow for Blow, o novo e eletrizante drama de ação do diretor e mestre de Brazilian Jiu-Jitsu Rigan Machado, já está disponível para streaming na Amazon Prime Video nos Estados Unidos.
Barracão Cultural apresenta espetáculo infantil Rumboldo, adaptação da obra homônima de Eva Furnari, dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Cacilda Becker
Os delírios e manias de um pequeno monarca autoritário são mote de Rumboldo, novo espetáculo infantil da premiada companhia Barracão Cultural.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário