×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

O festival de cinema terá a presença do premiado diretor Tassos Boulmetis, que chega ao Brasil no próximo dia 5. Seu filme Mythopathy, inédito no Brasil, abre a mostra no dia 6. Durante a Mostra serão exibidos filmes de diferentes épocas, cobrindo mais de

Zilda Brandão
01/10/2016 às 17:45hs


Acontece pela Primeira vez em São Paulo a 1ª Mostra de Cinema Grego na Cinemateca
O festival de cinema terá a presença do premiado diretor Tassos Boulmetis, que chega ao Brasil no próximo dia 5. Seu filme Mythopathy, inédito no Brasil, abre a mostra no dia 6. Durante a Mostra serão exibidos filmes de diferentes épocas, cobrindo mais de 80 anos de história do cinema grego. Haverá ainda o domingo cultural, no dia 9 e encerramento dia 16 com o aclamado pianista Fabio Luz, acompanhando o filme mudo da década de 20.



O Consulado Geral da Grécia em São Paulo em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Greek Film Centre apresentam 1ª Mostra de Cinema Grego, entre os dias 06 a 16 de outubro, com entrada franca.

A Mostra, que acontece pela primeira vez no Brasil, traz dez filmes dirigidos por importantes diretores gregos, a maior parte deles inéditos em SP. Os filmes fazem parte do acervo da cinemateca de Atenas e datam das décadas de 1920, 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 e dos anos 2000 em diante.

Na abertura da mostra haverá a exibição de Mythopathy, do premiado cineasta Tassos Boulmetis, conhecido no Brasil pelo longa Tempero da Vida que recebeu diversos prêmios em festivais europeus. O diretor virá ao Brasil e apresentará seu filme na abertura da mostra.

Para os críticos o filme Mythopathy de Tassos Boulmetis é uma sarcástica nostalgia. O filme conta a história do pré-adolescente Stavros que durante os anos 70, quando a Grécia é comandada por uma junta militar, descobre um estranho auxílio para o despertar de Eros e subverte o significado dos mitos clássicos, criando estranhos sintomas físicos, os pais conservadores buscam diversos especialistas com diagnósticos diferentes, até que uma vidente acredita que o garoto é vitima de uma doença rara e antiga.

No dia 09 de outubro, domingo, acontecerá o piquenique cultural nos jardins da Cinemateca a partir das 14h às 20h00 com programação cultural, gastronomia grega e apresentações de danças típicas, com grupos de danças folclóricas gregas da Coletividade Helênica de São Paulo e do Grupo Zorbas. Neste dia os visitantes poderão saborear comidas, doces e bebidas gregas e às 20h30 haverá a exibição do clássico The Ogre of Athens, de Nikos Koundouros, ao ar livre.

A 1ª Mostra de Cinema Grego se encerrará com a sessão de um clássico silencioso, Astero, de Dimitris Gaziadis, com acompanhamento musical ao vivo do pianista brasileiro Fabio Luz.

Confira a programação abaixo:

Nos demais dias haverá de duas a três sessões (veja a programação e sinopse dos filmes abaixo).

Programação e sinopses dos filmes

QUINTA 06/10
SALA BNDES
20h00 MYTHOPATHY | APRESENTAÇÃO DE TASSOS BOULMETIS


Mythopathy, de Tassos Boulmetis (2016)

SEXTA 07/10
SALA BNDES
19h00 FROM THE EDGE OF CITY
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

SÁBADO 08/10
SALA BNDES
17h00 SWEET GANG
19h30 TO THE WOLF
21h30 FACE TO FACE

DOMINGO 09/10
ÁREA EXTERNA
15h00 DIA ESPECIAL DA CULTURA GREGA
20h30 THE OGRE OF ATHENS
SALA BNDES
16h00 ATHINAI | ACROPOLIS
18h00 PARVAS

QUINTA 13/10
SALA BNDES
19h00 ATHINAI | ACROPOLIS
21h00 FACE TO FACE

SEXTA 14/10
SALA BNDES
18h00 SWEET GANG
20h30 PAVRAS

SÁBADO 15/10
SALA BNDES
17h00 FROM THE EDGE OF CITY
19h00 THE OGRE OF ATHENS
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

DOMINGO 16/10
SALA BNDES
18h00 TO THE WOLF
20h00 ASTERO | ACOMPANHAMENTO MUSICAL DE FABIO LUZ

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Acropolis,de Eva Stefani
Grécia, 2001, 35mm, cor, 50’ | Projeção Digital
Este filme investiga o significado da Acrópole, símbolo grego nacional, no processo de criação de uma identidade nacional e da memória coletiva. Comparando a “rocha sagrada” ao corpo feminino, o filme comenta a exploração contínua do monumento através da história enquanto explora sua relação com a história da pornografia.
Classificação indicativa: 16 anos

Astero, de Dimitris Gaziadis
Grécia, 1929, 35mm, pb, 62’ | exibição em DCP
Com: Aliki Theodorides, Aimilios Veakis, Costas Mossouris, Dmitris Tsakiris
Em uma vila no Peloponeso, na encosta do Monte Chelmos, o próspero criador de ovelhas Mitros vive com sua esposa Asimina, seu filho Thymios e sua filha adotiva Astero. Os filhos se amam, mas Mitros promete a mão de Astero a Stamos, outro rico criador de ovelhas. Quando uma série de infortúnios se sucede sobre eles, Mitros, ao ver seu filho abatido, lhe diz que toda sua fortuna pertence à Astero e o persuade a se casar com ela. A trama é uma adaptação da famosa história “Ramona”.
Classificação indicativa: Livre


Astero, de Dimitris Gaziadis, 1929

Athinai,de Eva Stefani
Grécia, 1995, 35mm, cor, 37’ | Projeção Digital
Este filme registra a vida na estação de trem Larissis, no centro de Atenas, durante a primavera de 1995. A lente da câmera foca nos “residentes permanentes” da estação: Antonia, Florais e Barba Yorgos.
Classificação indicativa: 14 anos

Face to face - Face a face (Prosopo me prosopo), de Roviros Manthoulis
Grécia, 1966, 35mm, pb, 84’
Com: Costas Messaris, Eleni Stavropoulou, Theano Ioannidou, Labros Kotsiris
Um jovem professor de inglês assume uma vaga de tutor para a filha de uma família abastada, a quem ele tutora com o intuito de que ela se case com um empresário inglês. Uma série de casos amorosos e conflitos se sucedem enquanto ele descobre que a atmosfera da família de novos-ricos é insuportável. O que surge é um retrato poderoso e caleidoscópico da vida ateniense nos meados da década de 60 - suas idiossincrasias, estratificação social e relação com o mundo exterior - como uma representação simbólica de toda a Grécia.
Classificação indicativa: 16 anos

Edge of the city - Limite da cidade (Apo tin akri tis polis), de Constantine Giannaris,
Grécia, 1998, cor, 90’ | exibição em Beta Digital
Com: Stathis Papadopoulos, Costas Kotsianids, Panayiotis Hartomatzidis
Sasha, 18 anos, e seus amigos mais jovens, Kotsian e Panagiotis, são imigrantes russo-pônticos do Cazaquistão que vivem em Menidi - na periferia de Atenas - e sonham em conquistar o mundo. Este filme registra suas lutas alucinadas dentro do submundo ateniense, em busca de uma identidade do outro lado da lei e às margens da cidade.
Classificação indicativa: 16 anos

Happy day - Dia feliz, de Pantelis Voulgaris
Grécia, 1976, 35mm, cor, 100’| exibição em Beta Digital
Com: Zorz Sarri, Giorgos Moshidis, Stavros Kalaroglou, Nikos Bousdoukos
Um campo de concentração localizada em uma ilha árida é o inferno para seus prisioneiros exilados. A vida diária dos que vivem ali consiste em interrogatórios, violência física e psicológica, punições arbitrárias e outros tormentos. Um dos prisioneiros, que se recusa a sucumbir, é torturado. Vencedor de Melhor Filme, Melhor Diretor e do Prêmio da Crítica de Filmes Gregos no Thessaloniki International Film Festival, este poderoso e absurdo drama é uma adaptação de um romance de Andreas Frangias.
Classificação indicativa: 14 anos

Jimmy the tiger - Jimmy, o tigre (Tzimis o Tigris), de Pantelis Voulgaris
Grécia, 1966, 35mm, pb, 16’
Com: Spyros Kalogirou, Marilyse Preysler, Nasos Katakouzinos, Mihalis Grigoriou
Esta é a história de um breve caso amoroso - e sua conclusão desagradável - entre um homem fisicamente poderoso, que exibe façanhas de força como um performer de rua, e uma turista.
Classificação indicativa: 14 anos

Parvas (Parvas, agoni grammi), de Gerasimos Rigas
Grécia, 2008, 35mm, cor, 75’
Parvas é a história de uma família. Ela descreve uma série de eventos comuns, de acontecimentos casuais em uma família que reside em Amorgos. Dimitri Yannakos, também conhecido como Parvas, passa o último inverno de sua vida em Chora, uma vila da ilha. Ele divide seu tempo entre seu jardim e o café que ele comanda junto com a mulher e a filha. Amorgos é popular entre os cinéfilos por conta do filme Le Grand Bleu, onde Dimitri Yannakos interpretou um pequeno papel. O filme Parvas mostra a vida na ilha de Amorgos como ela é realmente…
Grécia, 1956, 35mm, pb, 103’
Com: Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou, Giannis Argyris, Thanasis Vengos
É véspera de Natal. Thomas, um atendente solitário e pacato, repentinamente descobre que se parece muito com o temido “Ogro de Atenas”, um cruel criminoso procurado pela polícia. Ele se assusta inicialmente, mas depois concorda em personificar o “Ogro” e acaba sendo aceito pelos membros de uma gangue do submundo. A gangue, que tem Chontros (o Gordo) como líder, frequenta um cabaré popular e se prepara para o grande assalto: o roubo de uma coluna do Templo de Zeus Olímpico para vender a compradores estrangeiros.
Classificação indicativa: 12 anos


Parvas

To the wolf - Para o lobo (Sto Lyko), de Aran Hughes e Christina Koutsospyrou
Grécia, 2013, cor, 74’| exibição em DCP
Com: Giorgos Katsaros, Ilias Katsaros, Spiridoula Katsarou, Adam Paxnis
Ao longo de quatro dias sob ventos e chuvas incansáveis, em uma vila remota no alto das montanhas Nafpaktia, no oeste da Grécia, o filme acompanha as vidas de duas famílias de pastores lutando pela sobrevivência. A vila, esquecida por Deus e pelos homens, já viu dias melhores. Paxnis, o austero e velho pastor que não tem mais esperanças, já havia previsto as dificuldades que o país enfrentaria e está lentamente afundando em desespero. Giorgos, incapaz de vender suas cabras, está soterrado em dívidas acumuladas e bebe para esquecer. Combinando documentário e ficção, com um elenco local, “To The Wolf - Para o Lobo” é, ao mesmo tempo, a realidade e uma alegoria perturbadora da Grécia moderna.
Classificação indicativa: 16 anos


To the Wolf

Serviços:

Primeiro Festival de Cinema Grego
De 06 a 16 de outubro de 2016 com exibições de quinta a domingo
Horário: (vide programação)
Local: Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo – SP
Telefone: 11- 3512-6111

http://www.cinemateca.gov.br

Entrada Gratuita
Possui ar condicionado e acesso para deficientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação

Recomendamos para você:
Corte Fatal faz suas últimas sessões no Teatro UOL, misturando humor e mistério em comédia policial
Até 02 de novembro, no Teatro Uol, o espetáculo Corte Fatal, versão brasileira da consagrada comédia policial Shear Madness, de Paul Pörter.
Lançamento do livro "Pare de Mentir para Si Mesmo" aconteceu dia 12 de agosto na livraria Drummond
De Bernadete Moraes, livro traz reflexões sobre como a mente fabrica realidades ilusórias se auto sabotando e revela como reprogramá-la




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário