Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
Acontece pela Primeira vez em São Paulo a 1ª Mostra de Cinema Grego na Cinemateca
01/10/2016 às 17:45



Acontece pela Primeira vez em São Paulo a 1ª Mostra de Cinema Grego na Cinemateca
O festival de cinema terá a presença do premiado diretor Tassos Boulmetis, que chega ao Brasil no próximo dia 5. Seu filme Mythopathy, inédito no Brasil, abre a mostra no dia 6. Durante a Mostra serão exibidos filmes de diferentes épocas, cobrindo mais de 80 anos de história do cinema grego. Haverá ainda o domingo cultural, no dia 9 e encerramento dia 16 com o aclamado pianista Fabio Luz, acompanhando o filme mudo da década de 20.



O Consulado Geral da Grécia em São Paulo em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Greek Film Centre apresentam 1ª Mostra de Cinema Grego, entre os dias 06 a 16 de outubro, com entrada franca.

A Mostra, que acontece pela primeira vez no Brasil, traz dez filmes dirigidos por importantes diretores gregos, a maior parte deles inéditos em SP. Os filmes fazem parte do acervo da cinemateca de Atenas e datam das décadas de 1920, 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 e dos anos 2000 em diante.

Na abertura da mostra haverá a exibição de Mythopathy, do premiado cineasta Tassos Boulmetis, conhecido no Brasil pelo longa Tempero da Vida que recebeu diversos prêmios em festivais europeus. O diretor virá ao Brasil e apresentará seu filme na abertura da mostra.

Para os críticos o filme Mythopathy de Tassos Boulmetis é uma sarcástica nostalgia. O filme conta a história do pré-adolescente Stavros que durante os anos 70, quando a Grécia é comandada por uma junta militar, descobre um estranho auxílio para o despertar de Eros e subverte o significado dos mitos clássicos, criando estranhos sintomas físicos, os pais conservadores buscam diversos especialistas com diagnósticos diferentes, até que uma vidente acredita que o garoto é vitima de uma doença rara e antiga.

No dia 09 de outubro, domingo, acontecerá o piquenique cultural nos jardins da Cinemateca a partir das 14h às 20h00 com programação cultural, gastronomia grega e apresentações de danças típicas, com grupos de danças folclóricas gregas da Coletividade Helênica de São Paulo e do Grupo Zorbas. Neste dia os visitantes poderão saborear comidas, doces e bebidas gregas e às 20h30 haverá a exibição do clássico The Ogre of Athens, de Nikos Koundouros, ao ar livre.

A 1ª Mostra de Cinema Grego se encerrará com a sessão de um clássico silencioso, Astero, de Dimitris Gaziadis, com acompanhamento musical ao vivo do pianista brasileiro Fabio Luz.

Confira a programação abaixo:

Nos demais dias haverá de duas a três sessões (veja a programação e sinopse dos filmes abaixo).

Programação e sinopses dos filmes

QUINTA 06/10
SALA BNDES
20h00 MYTHOPATHY | APRESENTAÇÃO DE TASSOS BOULMETIS


Mythopathy, de Tassos Boulmetis (2016)

SEXTA 07/10
SALA BNDES
19h00 FROM THE EDGE OF CITY
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

SÁBADO 08/10
SALA BNDES
17h00 SWEET GANG
19h30 TO THE WOLF
21h30 FACE TO FACE

DOMINGO 09/10
ÁREA EXTERNA
15h00 DIA ESPECIAL DA CULTURA GREGA
20h30 THE OGRE OF ATHENS
SALA BNDES
16h00 ATHINAI | ACROPOLIS
18h00 PARVAS

QUINTA 13/10
SALA BNDES
19h00 ATHINAI | ACROPOLIS
21h00 FACE TO FACE

SEXTA 14/10
SALA BNDES
18h00 SWEET GANG
20h30 PAVRAS

SÁBADO 15/10
SALA BNDES
17h00 FROM THE EDGE OF CITY
19h00 THE OGRE OF ATHENS
21h00 HAPPY DAY | JIMMY THE TIGER

DOMINGO 16/10
SALA BNDES
18h00 TO THE WOLF
20h00 ASTERO | ACOMPANHAMENTO MUSICAL DE FABIO LUZ

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Acropolis,de Eva Stefani
Grécia, 2001, 35mm, cor, 50’ | Projeção Digital
Este filme investiga o significado da Acrópole, símbolo grego nacional, no processo de criação de uma identidade nacional e da memória coletiva. Comparando a “rocha sagrada” ao corpo feminino, o filme comenta a exploração contínua do monumento através da história enquanto explora sua relação com a história da pornografia.
Classificação indicativa: 16 anos

Astero, de Dimitris Gaziadis
Grécia, 1929, 35mm, pb, 62’ | exibição em DCP
Com: Aliki Theodorides, Aimilios Veakis, Costas Mossouris, Dmitris Tsakiris
Em uma vila no Peloponeso, na encosta do Monte Chelmos, o próspero criador de ovelhas Mitros vive com sua esposa Asimina, seu filho Thymios e sua filha adotiva Astero. Os filhos se amam, mas Mitros promete a mão de Astero a Stamos, outro rico criador de ovelhas. Quando uma série de infortúnios se sucede sobre eles, Mitros, ao ver seu filho abatido, lhe diz que toda sua fortuna pertence à Astero e o persuade a se casar com ela. A trama é uma adaptação da famosa história “Ramona”.
Classificação indicativa: Livre


Astero, de Dimitris Gaziadis, 1929

Athinai,de Eva Stefani
Grécia, 1995, 35mm, cor, 37’ | Projeção Digital
Este filme registra a vida na estação de trem Larissis, no centro de Atenas, durante a primavera de 1995. A lente da câmera foca nos “residentes permanentes” da estação: Antonia, Florais e Barba Yorgos.
Classificação indicativa: 14 anos

Face to face - Face a face (Prosopo me prosopo), de Roviros Manthoulis
Grécia, 1966, 35mm, pb, 84’
Com: Costas Messaris, Eleni Stavropoulou, Theano Ioannidou, Labros Kotsiris
Um jovem professor de inglês assume uma vaga de tutor para a filha de uma família abastada, a quem ele tutora com o intuito de que ela se case com um empresário inglês. Uma série de casos amorosos e conflitos se sucedem enquanto ele descobre que a atmosfera da família de novos-ricos é insuportável. O que surge é um retrato poderoso e caleidoscópico da vida ateniense nos meados da década de 60 - suas idiossincrasias, estratificação social e relação com o mundo exterior - como uma representação simbólica de toda a Grécia.
Classificação indicativa: 16 anos

Edge of the city - Limite da cidade (Apo tin akri tis polis), de Constantine Giannaris,
Grécia, 1998, cor, 90’ | exibição em Beta Digital
Com: Stathis Papadopoulos, Costas Kotsianids, Panayiotis Hartomatzidis
Sasha, 18 anos, e seus amigos mais jovens, Kotsian e Panagiotis, são imigrantes russo-pônticos do Cazaquistão que vivem em Menidi - na periferia de Atenas - e sonham em conquistar o mundo. Este filme registra suas lutas alucinadas dentro do submundo ateniense, em busca de uma identidade do outro lado da lei e às margens da cidade.
Classificação indicativa: 16 anos

Happy day - Dia feliz, de Pantelis Voulgaris
Grécia, 1976, 35mm, cor, 100’| exibição em Beta Digital
Com: Zorz Sarri, Giorgos Moshidis, Stavros Kalaroglou, Nikos Bousdoukos
Um campo de concentração localizada em uma ilha árida é o inferno para seus prisioneiros exilados. A vida diária dos que vivem ali consiste em interrogatórios, violência física e psicológica, punições arbitrárias e outros tormentos. Um dos prisioneiros, que se recusa a sucumbir, é torturado. Vencedor de Melhor Filme, Melhor Diretor e do Prêmio da Crítica de Filmes Gregos no Thessaloniki International Film Festival, este poderoso e absurdo drama é uma adaptação de um romance de Andreas Frangias.
Classificação indicativa: 14 anos

Jimmy the tiger - Jimmy, o tigre (Tzimis o Tigris), de Pantelis Voulgaris
Grécia, 1966, 35mm, pb, 16’
Com: Spyros Kalogirou, Marilyse Preysler, Nasos Katakouzinos, Mihalis Grigoriou
Esta é a história de um breve caso amoroso - e sua conclusão desagradável - entre um homem fisicamente poderoso, que exibe façanhas de força como um performer de rua, e uma turista.
Classificação indicativa: 14 anos

Parvas (Parvas, agoni grammi), de Gerasimos Rigas
Grécia, 2008, 35mm, cor, 75’
Parvas é a história de uma família. Ela descreve uma série de eventos comuns, de acontecimentos casuais em uma família que reside em Amorgos. Dimitri Yannakos, também conhecido como Parvas, passa o último inverno de sua vida em Chora, uma vila da ilha. Ele divide seu tempo entre seu jardim e o café que ele comanda junto com a mulher e a filha. Amorgos é popular entre os cinéfilos por conta do filme Le Grand Bleu, onde Dimitri Yannakos interpretou um pequeno papel. O filme Parvas mostra a vida na ilha de Amorgos como ela é realmente…
Grécia, 1956, 35mm, pb, 103’
Com: Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou, Giannis Argyris, Thanasis Vengos
É véspera de Natal. Thomas, um atendente solitário e pacato, repentinamente descobre que se parece muito com o temido “Ogro de Atenas”, um cruel criminoso procurado pela polícia. Ele se assusta inicialmente, mas depois concorda em personificar o “Ogro” e acaba sendo aceito pelos membros de uma gangue do submundo. A gangue, que tem Chontros (o Gordo) como líder, frequenta um cabaré popular e se prepara para o grande assalto: o roubo de uma coluna do Templo de Zeus Olímpico para vender a compradores estrangeiros.
Classificação indicativa: 12 anos


Parvas

To the wolf - Para o lobo (Sto Lyko), de Aran Hughes e Christina Koutsospyrou
Grécia, 2013, cor, 74’| exibição em DCP
Com: Giorgos Katsaros, Ilias Katsaros, Spiridoula Katsarou, Adam Paxnis
Ao longo de quatro dias sob ventos e chuvas incansáveis, em uma vila remota no alto das montanhas Nafpaktia, no oeste da Grécia, o filme acompanha as vidas de duas famílias de pastores lutando pela sobrevivência. A vila, esquecida por Deus e pelos homens, já viu dias melhores. Paxnis, o austero e velho pastor que não tem mais esperanças, já havia previsto as dificuldades que o país enfrentaria e está lentamente afundando em desespero. Giorgos, incapaz de vender suas cabras, está soterrado em dívidas acumuladas e bebe para esquecer. Combinando documentário e ficção, com um elenco local, “To The Wolf - Para o Lobo” é, ao mesmo tempo, a realidade e uma alegoria perturbadora da Grécia moderna.
Classificação indicativa: 16 anos


To the Wolf

Serviços:

Primeiro Festival de Cinema Grego
De 06 a 16 de outubro de 2016 com exibições de quinta a domingo
Horário: (vide programação)
Local: Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo – SP
Telefone: 11- 3512-6111

http://www.cinemateca.gov.br

Entrada Gratuita
Possui ar condicionado e acesso para deficientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34060



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz