×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe, a partir do dia 23 de maio, a exposição Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz, uma seleção de 60 pinturas e esculturas de grandes artistas mode

Zilda Brandão
19/05/2015 às 17:54hs


Abertura 23 de maio, sábado às 11h
Em cartaz até o dia 06 de setembro de 2015

Alfredo Volpi. Fachada, década de 1960 | Coleção da Fundação Edson Queiroz | Foto: Rodrigo Patrocínio
Alfredo Volpi. Fachada, década de 1960
Coleção da Fundação Edson Queiroz
Foto: Rodrigo Patrocínio


A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe, a partir do dia 23 de maio, a exposição Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz, uma seleção de 60 pinturas e esculturas de grandes artistas modernos como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, José Pancetti e Hélio Oiticica.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Ao longo dos últimos 30 anos, a Fundação Edson Queiroz, sediada em Fortaleza, vem constituindo uma importante coleção de arte que percorre a história da arte desde seus primórdios até a atualidade, do século XVII ao XXI. Reunido pelo Chanceler Airton Queiroz, o acervo está, segundo especialistas, entre os 10 mais relevantes do País.

A partir da coleção, que permite as mais variadas leituras e recortes, foram criados núcleos históricos ressaltando a pujança de um Brasil inventado pelos percursos da arte -- Trajetórias reuniu, em 2013, 250 obras que permitiram uma viagem pelo tempo e pela história, remetendo a referências artísticas mundialmente conhecidas. Em 2014, a mostra Abstrações propôs um diálogo entre os acervos das coleções da Fundação Edson Queiroz e de Roberto Marinho, exibindo um total de 169 obras de artistas como Mira Schendel, Antônio Bandeira, Cícero Dias, Iberê Camargo, Abraham Palatnik e Tomie Ohtake.

"De qualidade excepcional, a presente mostra vem consolidar ainda mais o segundo andar da Estação Pinacoteca como um espaço dedicado à construção de um amplo e representativo panorama do modernismo brasileiro", afirma Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca.

Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz estabelece um diálogo direto com a mostra de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo, inaugurada em 2013 na Pinacoteca. Além de abranger o mesmo período histórico, busca contrapor o olhar e o gosto dos colecionadores referenciais para a história da arte brasileira: Edson Queiroz e José e Paulina Nemirovsky.

A exposição é patrocinada pela Fundação Edson Queiroz e Minalba.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Recomendamos para você:
Nova Exposição Romero Britto em São Paulo
será aberta nova exposição do artista reconhecido internacionalmente Romero Britto numa das mais belas lojas de São Paulo no coração do Ipiranga.
Barracão Cultural apresenta espetáculo infantil Rumboldo, adaptação da obra homônima de Eva Furnari, dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Cacilda Becker
Os delírios e manias de um pequeno monarca autoritário são mote de Rumboldo, novo espetáculo infantil da premiada companhia Barracão Cultural.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário