×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe, a partir do dia 23 de maio, a exposição Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz, uma seleção de 60 pinturas e esculturas de grandes artistas mode

Zilda Brandão
19/05/2015 às 17:54hs


Abertura 23 de maio, sábado às 11h
Em cartaz até o dia 06 de setembro de 2015

Alfredo Volpi. Fachada, década de 1960 | Coleção da Fundação Edson Queiroz | Foto: Rodrigo Patrocínio
Alfredo Volpi. Fachada, década de 1960
Coleção da Fundação Edson Queiroz
Foto: Rodrigo Patrocínio


A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe, a partir do dia 23 de maio, a exposição Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz, uma seleção de 60 pinturas e esculturas de grandes artistas modernos como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, José Pancetti e Hélio Oiticica.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Ao longo dos últimos 30 anos, a Fundação Edson Queiroz, sediada em Fortaleza, vem constituindo uma importante coleção de arte que percorre a história da arte desde seus primórdios até a atualidade, do século XVII ao XXI. Reunido pelo Chanceler Airton Queiroz, o acervo está, segundo especialistas, entre os 10 mais relevantes do País.

A partir da coleção, que permite as mais variadas leituras e recortes, foram criados núcleos históricos ressaltando a pujança de um Brasil inventado pelos percursos da arte -- Trajetórias reuniu, em 2013, 250 obras que permitiram uma viagem pelo tempo e pela história, remetendo a referências artísticas mundialmente conhecidas. Em 2014, a mostra Abstrações propôs um diálogo entre os acervos das coleções da Fundação Edson Queiroz e de Roberto Marinho, exibindo um total de 169 obras de artistas como Mira Schendel, Antônio Bandeira, Cícero Dias, Iberê Camargo, Abraham Palatnik e Tomie Ohtake.

"De qualidade excepcional, a presente mostra vem consolidar ainda mais o segundo andar da Estação Pinacoteca como um espaço dedicado à construção de um amplo e representativo panorama do modernismo brasileiro", afirma Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca.

Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz estabelece um diálogo direto com a mostra de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo, inaugurada em 2013 na Pinacoteca. Além de abranger o mesmo período histórico, busca contrapor o olhar e o gosto dos colecionadores referenciais para a história da arte brasileira: Edson Queiroz e José e Paulina Nemirovsky.

A exposição é patrocinada pela Fundação Edson Queiroz e Minalba.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Recomendamos para você:
Orquestra de Câmara Inhotim grava versão de ''Todo o Sentimento''
A música de Cristóvão Bastos e Chico Buarque ganhou versão especial no Instituto
17/10 - RITCHIE - Vôo de Coração - 35 anos - Bourbon Street - Moema, SP
A Menina Veneno já é uma bela mulher de 35 anos




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário