×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0





Exposição “SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista” pode ser vista a partir do dia 28 de janeiro

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imigração - instituição da Secretaria de Estado da Cultura -, leva a exposição "SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista" à Casa da Cultura João Torrecillas Filho, em Itapira. A mostra pode ser vista gratuitamente a partir do dia 28 de janeiro.
Itapira recebe exposição sobre os 80 anos do Movimento Constitucionalista
O trabalho apresenta, por meio de vídeos, fotografias e objetos da região de Jacareí, como a perda da identidade paulista se tornou uma das maiores ações armadas da história do Brasil, com a participação de mais 200 mil homens.

Na mostra, estão os principais acontecimentos e suas consequências, desde dias anteriores a 9 de julho de 1932, quando o combate teve início. Um dos destaques é a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que formam a conhecida sigla MMDC. No ambiente de conflito, a exposição localiza geograficamente as principais frentes de batalha e revela o cotidiano dos jovens soldados nas trincheiras.

Ao final, a mostra dedica-se aolegado deixado pelo Movimento Constitucionalista. Apesar de derrotados nos campos de batalha, os paulistas se consideraram vitoriosos com a promulgação de uma nova constituição em 1934.

A exposição “SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista” fica em cartaz até 14 de abril na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, localizada à Rua Rui Barbosa, nº 750, 2° andar, no centro de Itapira. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, com entrada franca.

MOSTRA VIRTUAL

Justamente com o objetivo de mapear esse acervo deixado pelo Movimento Constitucionalista em todo o Estado de São Paulo, o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias” , em cartaz no endereço museudaimigracao.org.br.

Exposição "SP",
1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista”
Abertura:
25/1, às 19h – para convidados e imprensa
Data: 28/1 a 14/4/2013
Local: Casa da Cultura João Torrecillas Filho (Rui Barbosa, nº 750, 2° andar – Centro – Itapira/SP)
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30
Entrada: gratuita.




Postado por - 22/01/2013 às

ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário