×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
17/10/2008 às 12:8hs


IX ENCONTRO COMEMORATIVO DO DIA DO SURDO PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL E CULTURA


Escola para Crianças Surdas Rio Branco (ECS), da Fundação de Rotarianos de São Paulo, promove o maior evento alusivo à data, em 24 de outubro. O encontro comemorativo do Dia do Surdo tem a finalidade de divulgar a cultura surda e apresentar o seu potencial artístico.


Para celebrar um momento tão significativo aos surdos, a ECS destaca em seu calendário essa data, que até 2000 era pouco conhecida. A comemoração foi iniciada há nove anos, com a intenção de ampliar as oportunidades culturais e sociais dos surdos. "O primeiro evento foi a alavanca para a idealização de que esta data seria o momento oportuno para promover e divulgar, ainda mais, a comunidade surda e o surdo enquanto indivíduo atuante. Eles precisam de espaço e oportunidades para mostrarem sua cultura, língua, peculiaridades e habilidades", diz a coordenadora da ECS, Sabine Vergamini.


A Fundação de Rotarianos de São Paulo apoia a educação de surdos e, para isto, mantém a ECS, onde as crianças estudam até a quarta série do Ensino Fundamental. Nessa escola, também é oferecido apoio aos pais, que podem freqüentar gratuitamente curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Segundo a coordenadora, o trabalho pode ser iniciado a partir do momento em que a surdez é diagnosticada. "Nós trabalhamos com a criança desde cedo, é necessário explorar o que elas têm de mais apurado, que é a visão. Temos professores surdos na escola. Oferecemos, ainda, suporte aos pais, que aprendem a lidar e a se comunicar com os filhos".


Após a conclusão do Ensino Fundamental I, os surdos passam a freqüentar o ensino regular no Colégio Rio Branco e em escolas parceiras, recebendo o acompanhamento de intérprete de LIBRAS durante as aulas. "Eles são crianças como as outras, têm potencialidades e limitações. Além disso, é importante conscientizar a população de que são capazes como qualquer outra pessoa e que apenas se comunicam de forma diferente", afirma Sabine.


Para ampliar suas possibilidades de estudos, o Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO) também oferece intérpretes de LIBRAS aos alunos surdos, bem como as Faculdades Integradas Rio Branco. A partir do momento em que uma pessoa nessas condições inscreve-se no vestibular, todo o apoio é fornecido, desde a aplicação da prova até a colocação de intérprete durante as aulas.


Os surdos são altamente capazes e se diferenciam dos ouvintes apenas pelo fato de usarem outro "idioma" para se comunicar, a LIBRAS. Esta, aliás, é reconhecida também como língua oficial do País.


Realizado do início ao fim em LIBRAS, com tradução simultânea para Língua Portuguesa, o IX encontro comemorativo, que acontecerá no auditório do Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna (rodovia Raposo Tavares, 7.200, km 24, Cotia), reúne surdos de todo o Brasil para contemplarem os trabalhos de seus colegas.


Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP no dia 22 de novembro
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição
Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall em Um Dia Muito Especial
No teatro, a peça tem direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário