×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
29/11/2011 às 16:21hs


Mostra com 33 gravuras e a primeira exposição da edição das matrizes em metal feitas pelo artista em 65 anos de trabalho

De 5 de dezembro a 3 de fevereiro de 2012 no Espaço Cultural Citi

MARCELLO GRASSMANN - Matéria dos Sonhos - Espaço Cultural Citi Um dos mais importantes nomes da gravura e do desenho no Brasil, Marcello Grassmann (nascido em São Simão, interior de São Paulo, em 1925), é o criador de uma obra extraordinária, reconhecida internacionalmente, enaltecido como artista de singular capacidade de expressão e absolutamente “fiel às suas convicções artísticas”, como a ele se referiu a também imensa Renina Katz.

Matéria dos Sonhos é o título da exposição com 33 gravuras de Marcello Grassmann que o Espaço Cultural Citi apresenta a partir de 5 de dezembro, com curadoria do crítico Jacob Klintowitz. Além das gravuras, a mostra revelará pela primeira vez ao público a edição integral das matrizes em metal feitas pelo artista em 65 anos de trabalho. Para Klintowitz, “trata-se de uma edição histórica das matrizes em metal disponíveis e utilizáveis até 2011, somando 217 obras de arte. Um levantamento desse porte é uma raridade mundial”.

O Espaço Cultural Citi terá a primazia de expor essa edição histórica, que teve sua realização possível graças à dedicação de Roberto, o irmão impressor na preservação das matrizes ao longo do tempo e da ousadia e perseverança de Pedro Hiller, amigo do artista. O desejo de Marcello Grassmann é que os novos artistas vejam nessa realização um exemplo no cuidado com a preservação de suas próprias produções.

O Espaço Cultural Citi é a galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam pela Avenida Paulista e região. O espaço mantém desde 2005 a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov, Maurício de Sousa, Claudio Tozzi, Marcello Nitsche, Odilla Mestriner, Aldemir Martins e Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.

140 obras em 1/4 de folha - 77 obras em 1/2 de folha divididas em 4 volumes: 2 volumes de 56 cm X 43 cm - 2 volumes de 82 cm X 57 cm
Com obras INÉDITAS exclusivas para essa EDIÇÃO FINAL.

Esta coleção é uma edição histórica reunindo a totalidade das matrizes em metal de Marcello Grassmann, gravadas pelo artista ao longo de sua vida, disponíveis e utilizáveis até 2011.


Recomendamos para você:
Mostra 3M de Arte celebra 10ª edição que discute o coletivo e o urbano
Com seis artistas convidados e quatro selecionados via edital público, a Mostra acontece no Parque Ibirapuera a partir de 07 de novembro, Projeção 3D do projeto Objeto Horizonte, do Coletivo Foi à Feira, selecionado via edital
Vicunha recebe Amy Leverton, autora do icônico livro Denim Dudes
Leverton fala sobre o futuro do mercado jeanswear no lançamento da coleção SS21 da Vicunha




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário