×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0





ARTISTA CATARINA GUSHIKEN FARÁ PERFORMANCE AO VIVO DURANTE VERNISSAGE DA EXPOSIÇÃO ‘ENTRE MUNDOS’ NO PRÓXIMO DIA 29/11 NA IQ ART GALLERY DO ESPAÇO CULTURAL CHAKRAS

Catarina Gushiken - IQ Art Gallery - Espaço Cultural Chakras - Exposição Entre MundosA artista e ilustradora Catarina Gushiken fará uma performance ao vivo no próximo dia 29 de novembro na IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras durante o vernissage de sua exposição Entre Mundos, que acontece entre às 19h30 e 22h30. Na ocasião, ela vai surpreender o público pintando um grande painel ao vivo, com 1,80 m x 2,10 m. A exposição vai até dia 31 de dezembro.

As obras da badalada artista serão expostas retratando dois temas, a fase Leveza e a fase Texturas Coloridas. “É importante destacar que nesta mostra, vou unir a minha fase atual, mais leve, com a minha fase mais ousada de muitas cores e texturas”, explica Catarina.

O trabalho intenso da artista surpreende a todos, com sua paixão, movimento, vibração e imaginação. Na exposição que acontecerá na IQ ART Gallery, ela vai expor quinze obras. Catarina Gushiken cria delícias de mundos e mistura a leveza com a ousadia. Artista de paixões, mãos, torsos, movimentos abertos e cheios, seu trabalho escorre imaginação e alforria os nossos sentidos.

Entre Mundos, por Henrique Luz

Bijin-ga é o termo usado para definir os retratos femininos realizados pelos Xilogravuristas japoneses e que foram disseminados pelo ocidente após a exposição universal de Londres em 18xx. O fascínio que essas gravuras, chamadas genericamente de ukiyo-e, exerceram sobre os artistas impressionistas, pós impressionistas e modernos permitiu que as regras do academismo fossem quebradas e que a arte se desenvolvesse em todos os “ismos” do final do século XIX e XX.

Catarina Gushiken desenvolve um universo de Bijin-gas pós-modernas que se situam entre o mundo da tradição japonesa e uma linguagem contemporânea Ela possui um trabalho de texturas, linhas e cores muito minucioso que remete diretamente ao de seus ancestrais japoneses.

A forma com a qual suas “bonecas” (termo que a artista usa para definir seus personagens femininos) são desenhadas pode parecer algo diferente para o olhar ocidental. Porém essa “linha quebrada” do traço de Catarina está diretamente ligada à arte oriental. Existe um distanciamento das formas tradicionais de representação da figura humana, e isso causa estranheza no mundo ocidental. Em um Segundo momento, o encanto do observador pelas “bonecas” se dá pela riqueza de cores e texturas. Somos então capturados pela sensualidade velada de um olhar, de uma mão sobre os lábios, um mamilo que se esconde sob a transparência de um tecido. Quanto mais se olha mais detalhes são descobertos sob as texturas e cores de uma palheta delicadamente infinita.

Mostra: Entre Mundos
De 29 de novembro até 31 de dezembro
Artista: Catarina Gushiken

De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Estacionamento: a partir de R$ 20v
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3062-8813




Postado por - 23/11/2011 às

ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário