×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0





Projeto Portinari - Carlos Drummond de Andrade - Guerra e PazO Projeto Portinari entra na onda do “Dia D”, lançado neste dia 31, e também presta a sua homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade, grande amigo de Candido Portinari. O pintor registrou o escritor em retratos feitos em 1936 e 1940. Drummond também homenageou diversas vezes Portinari. Uma delas foi quando o pintor morreu, em 6 de fevereiro de 1962, com o poema “A Mão”. Um dos trechos diz: “Entre o sonho e o cafezal/entre guerra e paz/entre mártires, ofendidos,/músicos, jangadas, pandorgas,/entre os roceiros mecanizados de Israel,/a memória de Giotto e o aroma primeiro do Brasil/entre o amor e o ofício/eis que a mão decide:/Todos os meninos, ainda os mais desgraçados,/sejam vertiginosamente felizes”.

Quem quiser pode ainda ouvir o poema completo na voz de Drummond, com imagens de Portinari pintando os painéis “Guerra” e “Paz”, no endereço http://www.youtube.com/watch?v=zSyUi43l6To.




Postado por - 01/11/2011 às

ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário