×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
14/07/2011 às 14:6hs


Microssérie que estreia nesta quinta-feira (14/7), às 23h45, resgata trajetória do rock nacional com depoimentos de músicos como Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Marcelo Nova, Tony Campelo e Pepeu Gomes



São Paulo, 12 de julho de 2011
– O longevo gênero musical comemora sua efeméride quarta-feira, 13, no Dia Mundial do Rock. A TV Cultura aproveita o gancho e exibe na quinta (14/7), às 23h45, na faixa Cultura Documentários, a primeira parte do especial de três capítulos História do Rock Brasileiro.

Trata-se de um apanhado de entrevistas – com músicos, produtores, jornalistas –, clipes, imagens de apresentações ao vivo e flashes de programas de tevê que colaboraram com o surgimento de novas bandas.

O episódio inaugural vasculha os primeiros anos do rock no Brasil, nas décadas de 1950 e 1960, período da febre da Jovem Guarda, da revolução sonora dos Mutantes e da piração poética de Raul Seixas. Entre os entrevistados estão Tony Campelo, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Pepeu Gomes e Marcelo Nova.



A segunda parte do documentário – que vai ao ar dia 21/7 - se ancora nos anos 1970 e 1980, quando a Ditadura Militar interferia na produção musical. Entre os destaques, o rock abrasileirado dos Novos Baianos; o progressivo das bandas O Terço e Bixo da Seda; o punk dos Inocentes e Ratos de Porão; e o pop da Blitz, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. Completam a lista Barão Vermelho, Ira, Camisa de Vênus, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.

O terceiro e último episódio (28/7) sai do eixo Rio-São Paulo e viaja para Minas Gerais, atrás do Pato Fu e Skank, e Recife, para revolver o movimento mangue beat, puxado por Chico Science. Mas fala também dos Raimundos, Planet Hemp, Sepultura, Los Hermanos, Charlie Brown Jr e Cássia Eller.

A direção é de Pedro Vieira.

Ficha Técnica
Gênero:
Documentário
Diretor: Pedro Vieira
Ano: 2004
País de origem: Brasil
Duração: média de 53 minutos cada episódio
Colorido/Preto e Branco
Classificação Indicativa:
14 anos


Recomendamos para você:
Arte de Fernando Botero na Lincoln Road
Exposição de 13 monumentais esculturas em bronze do artista colombiano Fernando Botero
28/09 - Lançamento do livro AUTONOMIA FINANCEIRA - Livraria da Vila, SP
Após a revisão dos princípios cooperativistas, Rosalvi Monteagudo dá agora continuidade a seu trabalho investigativo na área social e o faz com muita segurança e disciplina.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário