×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
14/07/2011 às 14:6hs


Microssérie que estreia nesta quinta-feira (14/7), às 23h45, resgata trajetória do rock nacional com depoimentos de músicos como Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Marcelo Nova, Tony Campelo e Pepeu Gomes



São Paulo, 12 de julho de 2011
– O longevo gênero musical comemora sua efeméride quarta-feira, 13, no Dia Mundial do Rock. A TV Cultura aproveita o gancho e exibe na quinta (14/7), às 23h45, na faixa Cultura Documentários, a primeira parte do especial de três capítulos História do Rock Brasileiro.

Trata-se de um apanhado de entrevistas – com músicos, produtores, jornalistas –, clipes, imagens de apresentações ao vivo e flashes de programas de tevê que colaboraram com o surgimento de novas bandas.

O episódio inaugural vasculha os primeiros anos do rock no Brasil, nas décadas de 1950 e 1960, período da febre da Jovem Guarda, da revolução sonora dos Mutantes e da piração poética de Raul Seixas. Entre os entrevistados estão Tony Campelo, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Pepeu Gomes e Marcelo Nova.



A segunda parte do documentário – que vai ao ar dia 21/7 - se ancora nos anos 1970 e 1980, quando a Ditadura Militar interferia na produção musical. Entre os destaques, o rock abrasileirado dos Novos Baianos; o progressivo das bandas O Terço e Bixo da Seda; o punk dos Inocentes e Ratos de Porão; e o pop da Blitz, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. Completam a lista Barão Vermelho, Ira, Camisa de Vênus, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.

O terceiro e último episódio (28/7) sai do eixo Rio-São Paulo e viaja para Minas Gerais, atrás do Pato Fu e Skank, e Recife, para revolver o movimento mangue beat, puxado por Chico Science. Mas fala também dos Raimundos, Planet Hemp, Sepultura, Los Hermanos, Charlie Brown Jr e Cássia Eller.

A direção é de Pedro Vieira.

Ficha Técnica
Gênero:
Documentário
Diretor: Pedro Vieira
Ano: 2004
País de origem: Brasil
Duração: média de 53 minutos cada episódio
Colorido/Preto e Branco
Classificação Indicativa:
14 anos


Recomendamos para você:
Exposição ''35 Séculos de Arte e Cultura'' da Casa Museu Ema Klabin desembarca na Linha 5-Lilás de metrô
Com curadoria de Paulo Costa, mostra traz vinte painéis com imagens de obras de grandes mestres da arte
Arte de Fernando Botero na Lincoln Road
Exposição de 13 monumentais esculturas em bronze do artista colombiano Fernando Botero




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário