×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0





Até 24 de novembro, o público da unidade poderá conferir mostra gratuita sobre a pesca enquanto importante atividade econômica. A entrada é franca.


A exposição A Indústria da Pesca reúne 15 fotos  em preto e branco com o objetivo de mostrar as peculiaridades desta atividade econômica. A mostra, que ficará em cartaz até 24 de novembro, estará aberta à visitação pública gratuita de terça-feira a domingo, no SESI Diadema. 

O acervo aborda desde a construção de um típico barco de pesca que opera em Itajaí (SC), passando pela concentração de embarcações que ocorrem nos trapiches da região por ocasião de feriados prolongados, quando os pescadores retornam para suas casas para estarem com as suas famílias.


A pesca é uma atividade econômica que traz no seu contexto uma enorme carga cultural. Também é assim com a pesca industrial, que mobiliza um grande contingente de profissionais em todo o Brasil, especialmente em Itajaí, o maior pólo pesqueiro do País.

O município goza de renome internacional dada às condições favoráveis à pesca e excelente estrutura oceanográfica que permite abates de atuns, camarões, lulas, cações, tainhas e sardinhas. Trata-se do melhor local para atividade pesqueira no Atlântico, abaixo do Equador.

Além de possuir infra-estrutura pesqueira de altíssimo nível, a cidade conta com mão-de-obra capacitada e em grande quantidade. Estaleiros com know how para construir e fazer toda a manutenção. Empresas com experiência na comercialização de combustíveis marítimos e que oferecem, ainda, conveniência aos armadores.

Por conta da navegabilidade do Rio Itajaí-Açu, estão instaladas ao longo dele empresas com estrutura para descarga do pescado, manuseio, armazenamento em câmaras frigoríficas e transporte em caminhões frigoríficos para os grandes centros de consumo no Brasil e no exterior.


Sobre o fotógrafo


O engenheiro carioca Paulo Ricardo Avelar começou a estudar fotografia em livros, revistas e na Internet. Passou a fotografar, por hobby, em 2003. Neste mesmo ano, uma de suas fotografias obteve a terceira colocação na categoria preto e branco na 8ª Edição do Prata da Casa, concurso interno promovido pela Petrobras.

Em sua produção fotográfica predomina o documental e seus temas favoritos são o trabalho e o esporte. Tem uma irresistível atração pela fotografia preto e branco, mas entende que alguns temas ganham um brilho especial quando apresentados nas cores originais.

De lá para cá, participou de concursos, mostras e festivais nacionais e internacionais como o XV Certamen de Fotografia Santa Lucia 2004 - Espanha, XV Internacional Bienale of Photography – Doprava 2004 – Eslováquia, 6º Festival de Inverno de Bonito- Festinbonito (2005), El Juego Delos Niños em Iberoamérica - Argentina (2005).

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica A indústria da Pesca
Local: SESI Diadema - Av. Porto Príncipe, 117 – Taboão
Datas e horários: até 24 de novembro – de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Informações: (11) 4091-0883

Entrada: franca




Postado por - 11/11/2010 às

ENVIE PARA UM AMIGO



Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário