×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
22/09/2009 às 11:35hs


SESI SANTO ANDRÉ APRESENTA A PEÇA
O FABULOSO TEATRO DE BONECOS VIVOS

Bonecos mistos com toques de bufão, máscaras e animação em vídeo são as técnicas utilizadas pela Cia Mevitevendo para revelar os bastidores do teatro de formas animadas quando os títeres não estão em cena.A peça será apresentada sábado e domingo (26 e 27/09), às 16 horas. A entrada é franca. 



São Paulo, 21/09/2009 – Nos dias 26 e 27 de setembro, o SESI Santo André apresentará, gratuitamente, a peça O Fabuloso Teatro de Bonecos Vivos, da Cia. Mevitevendo. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, às 16 horas. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar a décima edição do projeto Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, promovido pela entidade em 15 municípios do Estado.

Dirigido pela dupla Cleber Laguna e Marcia Fernandes, o espetáculo retrata a magia do teatro dos bonecos. O que fazem os bonecos quando não estão mais no teatro? Para onde vão?... É neste mesmo lugar inventado, que vivem dois misteriosos personagens. Com estranhos bonecos e curiosas máscaras, os dois montam e desmontam cenas, reinventam tudo e criam um jogo surpreendente e encantador.

De acordo com Laguna, o espetáculo não possui texto falado e, para contar a história, serão utilizados bonecos mistos (parte do boneco e parte do ator formam a figura), máscaras, figuras habitadas e animação em vídeo. “A dramaturgia é puramente física, composta por imagens visuais e sonoras. O roteiro segue uma escritura contemporânea, na qual o real e o onírico se misturam para dar forma ao lugar fantástico, onde as histórias acontecem”, conta.

Para ele, a proposta de criar um jogo divertido e misterioso com a plateia é reforçada pela expressividade e a figura impressionante do bufão. “A bufonaria revela um modo atrevido e gracioso de ver o mundo. E empresta o estranhamento cênico de que a encenação precisa, com enchimentos em forma de corcundas, barrigões e bundas grandes”, completa.

Além disso, a montagem conta com precioso recurso audiovisual que, ora sim ora não, funciona como making off da produção artesanal dos bonecos. “O vídeo interage com as cenas, completando, criando cenários mostrando imagens em movimento e, até mesmo, esboços da criação dos bonecos“, explica.

O cenário, por sua vez, mostra um lugar indefinido e está repleto de misteriosas caixas. Ali se acumulam objetos e elementos que farão parte das cenas, se transformando, se juntando. “Paredes moduladas enquadram a cena, escondem e revelam atores, bonecos e objetos, além de servirem para exibição das projeções de vídeo”.


Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Pesquisa Sonora e Figurinos: Marcia Fernandes
Elenco: Marcia Fernandes e Cleber Laguna.
Bonecos, Máscaras e Cenário: Cleber Laguna.
Vídeo: Cia. Mevitevendo
Preparação Corporal: Adriana Patias
Operador de luz e som: Tarcísio Brum
Realização: Cia. Mevitevendo

 


Recomendamos para você:
OMA Galeria abre inscrições para Laboratório de Artes Visuais
Em sua 7ª edição, o projeto acompanha e impulsiona artistas em início de carreira
17/10 - RITCHIE - Vôo de Coração - 35 anos - Bourbon Street - Moema, SP
A Menina Veneno já é uma bela mulher de 35 anos




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário