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Um ambiente escuro e uma temperatura amena são requisitos indispensáveis para ter uma noite de sono revigorante

Zilda Brandão
27/03/2018 às 18:32hs


Dica - Sono - Dormir - Qualidade do Sono

Um ambiente escuro e uma temperatura amena são requisitos indispensáveis para ter uma noite de sono revigorante

Uma pesquisa recente realizada pela Royal Philips, empresa de tecnologia diversificada em inovação para melhorar a saúde das pessoas, mostra que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Na América Latina, o Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking, ficando abaixo do México, (88%) e Colômbia (75%), já na Argentina, 65% dos Hermanos sofrem com a doença.

Julia Gouvea, médica especialista em envelhecimento saudável, lembra que uma boa noite de sono ajuda a evitar, principalmente, problemas futuros de saúde. "Ajuda a prevenir a obesidade e o combate à hipertensão diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, além de acelerar a expectativa de vida", afirma. A médica lista 5 dicas infalíveis para otimizar o descanso.


Foto: curiosoaoextremo.com

Ambiente escuro: é comum deixar um abajur ou até mesmo a luz do banheiro acesa para clarear o ambiente na hora de ir dormir, mas a prática não é recomendada. O ideal é manter o quarto em completo escuro, porque qualquer estimulo de fonte luminosa bloqueia o hormônio do sono, a melatonina. Isso faz com que o corpo não complete o ciclo do sono e permaneça no patamar superficial. Desta forma, você pode se sentir mais cansaço ao amanhecer. Em crianças, a escuridão é ainda mais importante, pois produz o hormônio do crescimento.

Silêncio: dormir com uma trilha sonora parece ser relaxante, mas não faz nada bem à saúde. A música faz com que o cérebro não descanse e, consequentemente, o corpo fique num patamar superficial do sono, assim como um ambiente com luz.

Atividades Físicas: evite praticar exercícios durante a noite. Após o treino, o corpo libera adrenalina e o organismo fica mais agitado. Isso atrapalha um sono tranquilo. O ideal é que as atividades sejam realizadas durante o dia.

Bebidas energéticas: café, termogênicos, refrigerantes, sucos de guaraná e açaí são líquidos que tiram o sono. Por isso, é fundamental evitar consumi-los depois das 18h.

Quarto frio: o ambiente influencia a qualidade do sono e a forma como descansamos. Um quarto com a temperatura superior a 23ºC provoca desconforto, inibe o sono e causa a insônia, por conta da alta temperatura. Por isso, ideal é que o clima esteja mais fresco, pois o corpo tem mais facilidade para dormir.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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