×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CASA E DECORAÇÃO CULTURA DESTINOS ESTILO E LUXO EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

País nórdico é referência em peixes e frutos do mar





Seafood from Norway é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável! Tem baixo teor de gordura - cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo. Todo bacalhau norueguês é certificado como sustentável, de acordo com as normas da MSC (Marine Stewardship Council -Laranja- estabelece e gera padrões de pesca sustentável e rastreabilidade de produtos pesqueiros). As normas incluem tudo, desde tamanho dos peixes até os métodos de pesca. Além disso, o país nórdico possui sistemas de rastreabilidade que permitem que as informações sobre os peixes sejam rastreadas em toda a cadeia de alimentos. Todos os dados sobre o Bacalhau da Noruega estão facilmente disponíveis, desde a área em que foi feita a pesca até os detalhes sobre a saúde dos peixes. A Noruega foi um dos primeiros do mundo a introduzir esse sistema, incluindo certificados de pesca que são transmitidos às autoridades pesqueiras do país.

Como dessalgar:
O método de dessalgue do bacalhau, que ganha aproximadamente 30% a mais de volume, pode até levar um tempo a mais, mas é muito simples. É recomendado mergulhar o bacalhau em água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau, trocando a cada duas horas e mantendo o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação:
Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

Como conservar o peixe em casa:
Ao comprar o bacalhau na bandeja, retire o filme plástico. Faça o mesmo no caso de comprar no saquinho. Coloque em vasilhame bem limpo, seco e com tampa. Se for salgado e seco, deve ser mantido em refrigerador (nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras, etc.) Se for dessalgado, armazene no freezer por até 8 meses (observar a data de validade). Pincelar com azeite para evitar o ressecamento. E o mais importante, nunca congele o bacalhau ainda salgado.

Receitas:

BACALHAU DA NORUEGA GRELHADO COM MANDIOQUINHA E CEBOLADA DE LARANJA
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Médio

BACALHAU DA NORUEGA GRELHADO COM MANDIOQUINHA E CEBOLADA DE LARANJA

Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
50ml de azeite de oliva Cebolada de laranja
200g de cebola laminada
3 dentes de alho cortado em lâminas
150ml de azeite extra virgem
150ml de suco de laranja
1 folha de louro
Tomilho-limão a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto

Guarnição:
1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
3 dentes de alho cortado em lâminas
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
50ml de azeite extra virgem
Flor de sal a gosto

Modo de fazer:

Bacalhau:
Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite. Cebolada:
Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta.

Guarnição:
Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe, no momento de servir, com a cebolinha francesa.


BACALHAU DA NORUEGA NA BRASA
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Muito fácil

Ingredientes:
400g de Bacalhau da Noruega
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola
Salsinha
3 dentes de alho

Modo de fazer:
Para começar, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem. Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.


BOLINHO DE BACALHAU DA NORUEGA
Tempo de preparo: 40min
Grau de dificuldade: Fácil

BOLINHO DE BACALHAU DA NORUEGA

Ingredientes:
400g de Saithe Salgado Seco desfiado, após dessalgar
1 ramo de salsinha
1kg de batata-inglesa
Pimenta-do-reino moída na hora
2 claras Azeite de oliva
Óleo vegetal para a fritura

Modo de fazer:
Desfiar o peixe com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao peixe, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta-do-reino, as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente.

Rende 40 bolinhos


BACALHAU DA NORUEGA DE NATAL COM ESPECIARIAS
Tempo de preparo:
Mais de 60min
Grau de dificuldade: Fácil

BACALHAU DA NORUEGA DE NATAL COM ESPECIARIAS

Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
3 colheres de sopa de raspas de laranja
6 dentes de alho
400ml de azeite de oliva
6 porções de pimenta-da-Jamaica
3 unidades de anis estrelado
6 unidades de pimenta-do-reino
10 unidades de pimenta rosa
4 ramos de alecrim
6 batatas

Acompanhamento:
6 tomates
2 ramos de alecrim fresco

Molho:
8 gemas
150ml de suco de laranja
4 ramos de endro
Sal a gosto
Pimenta malagueta a gosto

Modo de fazer:
Raspe a laranja com um descascador ou ralador e retire a pele do alho. Coloque os lombos de bacalhau já dessalgados em uma travessa, cubra com as raspas de laranja e regue com um pouco de azeite. Junte em seguida a pimenta-da-Jamaica, o anis estrelado, a pimenta-do-reino e os grãos de pimenta-rosa. Adicione os ramos de alecrim e o alho. Regue novamente com um pouco mais de azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 120 ?C, durante 2 horas e regue com o molho.

Prepare o tomate confitado: retire a pele do tomate, abra-o ao meio e parta-o em quarto, retirando também as sementes. Coloque em uma travessa e cubra com um pouco de azeite e tomilho. Leve ao forno a 120 ?C por 40 minutos.

Para preparar o molho, coloque as gemas num liquidificador e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Junte o suco de laranja e os raminhos de endro. Volte a bater tudo até que tenha consistência de molho. Cozinhe as batatas e corte-as em rodelas.

Retire um pouco do azeite do bacalhau e doure as batatas, por 2 a 3 minutos de cada lado. Sirva o bacalhau acompanhado das batatas douradas, do tomate confitado e com o molho à parte.

Rende 4 porções.


BACALHAU DA NORUEGA EM CROSTA
Tempo de preparo: 40-60min
Grau de dificuldade: Fácil



Ingredientes:
4 postas de Bacalhau da Noruega
2 cebolas
2 linguiças
Salsa
Broa de milho
1 dente de alho
Azeite de oliva

Modo de fazer:
Corte as cebolas no formato meia lua e coloque em uma travessa, arrume por cima os lombos de Bacalhau da Noruega, regue com bastante azeite até que o fundo do recipiente fique coberto. Leve ao formo preaquecido a 180 graus por 20min. Enquanto o bacalhau está no forno, retire a casca da broa de milho, corte as linguiças sem pele em pedaços e retire o caule da salsa. Coloque tudo no processador picando grosseiramente. Retire o bacalhau do forno e junte a mistura com a broa com um pouco do caldo do assado. Por fim, coloque o dente de alho amassado e misture tudo. Retire a pele dos lombos do bacalhau e a espinha central. Cubra com a pasta de broa e coloque no grill por 5min para tostar.

Rende 4 porções 


Postado por - 20/12/2019 às

Tópicos: Noruega - Bolinho - Laranja



Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM: