×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

EVENTOS

Programação de abril no MCB - Museu da Casa Brasileira

Zilda Brandão
31/03/2017 às 19:07hs






Premiação APCA

5 e 6 de abril, quarta e quinta-feira às 18h30 – entrada gratuita
Os sete premiados na categoria arquitetura do Prêmio APCA 2016 participam de bate-papos mediados pelos críticos que compuseram o júri. Durante o evento será realizado o lançamento da publicação ‘APCA Arquitetura: 2016’, com 52 páginas dedicadas ao prêmio, e o lançamento do primeiro dos setes vídeos feitos com cada premiado.

Realização: MCB, Editora Monolito e CAU



Feira Sabor Nacional – 3ª edição

8 e 9 de abril, sábado e domingo das 10h às 20h – entrada gratuita
Com o objetivo de retomar a tradição da cozinha brasileira, valorizando as receitas, temperos, cores e sabores, o evento une a cadeia de pequenos produtores diretamente ao consumidor final, fomentando um consumo consciente.
Realização: MCB e Grupo FEM
Patrocínio:Banco do Brasil



Arq!Palestra – ‘Terra e Turma: arquitetura, limitação e oportunidade’

26 de abril, quarta-feira às 19h30
Inscrições: www.arcoweb.com.br e www.arqbacana.com.br
Na abertura do ciclo de palestras sobre arquitetura e urbanismo MCB-ARQ!BACANA 2017, os sócios do escritório Terra e Turma apresentam as reflexões e influências em sua trajetória, que inclui o projeto ‘Casa da Dona Dalva/Vila Matilde’, um exemplo de arquitetura acessível para classes sociais mais baixas, e a reformulação de bairros em áreas de risco. Usando referências das artes plásticas, cinema e sociologia, os projetos desenvolvidos afirmam o compromisso da profissão no papel fundamental de agente social.

Realização: MCB, Portal ARQ!BACANA e Revista Projeto



Lançamento de livro ‘As cores da urbanidade’

27 de abril, quinta-feira às 19h30
Nos bairros-cota de Cubatão, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o BID realizou trabalho técnico-social centrada no desenvolvimento do território e na organização sociocomunitária, envolvendo as secretarias estaduais de Habitação e de Meio Ambiente. Esta publicação relata o trabalho e contribui com o debate da questão urbana, especialmente o trabalho social de habitação, considerando os desafios da intervenção pública.
Realização: MCB e CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e Substancial



Sottsass Olivetti Synthesis

Visitação: até 14 de maio

A exposição presta uma homenagem ao centenário do designer italiano Ettore Sottsass com a apresentação de sua linha de móveis de escritório Synthesis 45, produzida em 1972 pela empresa Olivetti. Criada a partir de um sistema modular padronizado, a linha introduziu a pós-modernidade na arquitetura de interiores, com uma estética descontraída e colorida para escritórios abertos.

Realização: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e MCB



Coleção MCB – novas doações

Visitação: até 23 de abril
O MCB apresenta o trabalho de requalificação do acervo desenvolvido nos últimos oito anos de gestão do Museu pela A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.
Realização: MCB



A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado

Exposição de longa duração
A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, originalmente habitado por Renata Crespi e Fábio Prado. Os textos do ambientalista Ricardo Cardim e a pesquisa iconográfica em diferentes acervos permitem identificar as transformações ocorridas neste território que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20, desde as primeiras ocupações à canalização do rio Pinheiros.



Pioneiros do design brasileiro: Anísio Campos

Visitação: até 23 de abril
A 4ª edição da série que acompanha o Prêmio Design MCB mostra o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 2005. O painel com uma linha do tempo de seus projetos é acompanhado por uma miniatura de seu último carro, o 012.

Realização: Andrea Campos, Raquel Valadares,
Dagoberto Marques e MCB
Apoio: Insign



Painel Oficinas na Calçada

Completando um ano de existência, o projeto Oficinas na Calçada promove interações com os passantes na calçada em frente ao Museu, de forma a ativar esse espaço e criar novos desafios ao público. O painel do Educativo MCB mostra detalhes das oficinas realizadas e os participantes que passaram por elas.

Realização: MCB



Ocam – Orquestra de Câmara da ECA/USP

Domingo, 2 de abril às 11h – Gratuito

ASob regência do maestro Gil Jardim, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP (Ocam) traz seu corpo sinfônico de 45 músicos para apresentar dois compositores clássicos: Mozart, com o ‘Concerto para Flauta, Harpa e Orquestra em Do Maior, K 299’, com a participação do flautista Toninho Carrasqueira e a harpista Suelem Sampaio; e Beethoven, com a ‘Sinfonia nº4 em Si Bemol Maior, op. 60’.



Freedom Big Band

Domingo, 16 de abril às 11h – Gratuito
Formada por 17 músicos, 14 deles com prévia atuação na Orquestra Jovem Tom Jobim, a Freedom Big Band se destaca pela dedicação integral ao estudo teórico e pela prática musical dos seus integrantes. O repertório tem inspiração na Semana de Arte Moderna, de forma a descrever os quadros, esculturas, monumentos, poemas e curiosidades da época pela música.



João Macacão e Grupo Regional de Choro

Domingo, 23 de abril às 11h – Gratuito
João Macacão se une a Milton Mori (bandolin e arranjos, Getúlio Ribeiro (cavaquinho), André Fajersztajn (clarinete), Rafael Toledo (pandeiro) e Luizinho 7 cordas (violão de 7 cordas) para apresentar seu mais recente trabalho, ‘Baile de Choro’. O projeto é um resgate e homenagem às origens do choro, com um repertório composto por samba-canção, serestas, samba-choro e choros cantados.

Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo | 11 3032 3727
Visite nosso site www.mcb.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa 





ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário