×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

A obra de Gilberto Gil é o ponto de partida de um concerto inédito que propõe uma leitura contemporânea da música brasileira.

Zilda Brandão
05/02/2026 às 09:59hs


A obra de Gilberto Gil é o ponto de partida de um concerto inédito que propõe uma leitura contemporânea da música brasileira, em diálogo com a voz de Mônica Salmaso e uma formação de big band liderada por Gaia Wilmer. Gaia Wilmer Large Ensemble convida Mônica Salmaso – Meditações sobre Gilberto Gil tem apresentação marcada para o dia 5 de março, quinta-feira, às 20h, no Teatro Porto. A venda de ingressos abre no dia 30 de janeiro, pelo site sympla.com.br/teatroporto e na bilheteria oficial do teatro.

 O espetáculo integra um projeto internacional que inclui a gravação de um disco realizada em Nova York, em outubro de 2025, com patrocínio da Porto e produção da Jazzmin Produções. A apresentação em São Paulo marca o pré-lançamento do álbum, desenvolvido em parceria com o selo americano Sunnyside Records. 

 A iniciativa nasceu do desejo de Gaia Wilmer de revisitar a obra de Gilberto Gil a partir de sua própria linguagem sonora, concebida para uma formação de 19 músicos. As canções escolhidas por Gaia e Mônica Salmaso são recomposições que transitam por diferentes linguagens, preservando a força melódica e poética do compositor baiano, ao mesmo tempo em que abrem novos caminhos de escuta.

 “Escolher a obra de Gilberto Gil como ponto de partida para este projeto nasce da soma de algumas paixões. A primeira, pelo próprio Gil. A segunda, pela formação de big band e pelo desejo de fazê-la soar como eu, com uma instrumentação um pouco diferente, por isso prefiro o termo large ensemble, trazendo minha personalidade para dentro da música. A terceira é o mergulho na obra de um compositor que admiro, reconstruir, recompor, fazer essa música também minha, como faço com essa formação. Sempre achei que seria especial fazer isso com a obra do Gil, pela força e pela explosão que essa formação pode gerar e que a música dele merece. Em 2025, resolvi não deixar esse encontro passar. Para completar, tive a ousadia de convidar minha maior referência, Mônica Salmaso, que compartilha desse mesmo amor pelo Gil. E, para minha alegria, aqui estamos”, explica Gaia.

 No palco do Teatro Porto, Gaia reúne a versão paulistana de seu Large Ensemble ao lado de Mônica Salmaso, cuja interpretação estabelece um diálogo direto com os arranjos e a regência da compositora. O concerto articula memória, invenção e escuta coletiva a partir da obra de um dos nomes centrais da música brasileira.

 Para Mônica Salmaso, “é importante celebrar Gilberto Gil. É um prazer cantar essas músicas e estar dentro do universo criativo da Gaia. Ela tem uma personalidade própria, uma liberdade bonita, e os arranjos são ricos em linguagem e em liberdade”.

 

GAIA WILMER LARGE ENSEMBLE CONVIDA MÔNICA SALMASO – MEDITAÇÕES SOBRE GILBERTO GIL

Dia 5 de março de 2026. Quinta-feira, às 20h.

Duração: 90 minutos.

Classificação: Livre.

 

Ingressos:  

Plateia R$180 Balcão e Frisas R$150.

 

TEATRO PORTO 

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.

Telefone (11) 3366.8700

 

Bilheteria: 

Aberta somente nos dias de espetáculo, duas horas antes da atração. 

Clientes Cartão Porto Bank mais acompanhante têm 50% de desconto.

Clientes Porto mais acompanhante têm 30% de desconto.

 

Vendas: www.sympla.com.br/teatroporto


Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP no dia 22 de novembro
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição
Corte Fatal faz suas últimas sessões no Teatro UOL, misturando humor e mistério em comédia policial
Até 02 de novembro, no Teatro Uol, o espetáculo Corte Fatal, versão brasileira da consagrada comédia policial Shear Madness, de Paul Pörter.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário