É HOJE! Mitre Galeria traz coletiva para SP-Arte Rotas 2025
A Mitre Galeria participa da quarta edição da SP–Arte Rotas, de 27 a 31 de agosto de 2025, na Arca, com um projeto que toma como ponto de partida a amizade entre Abdias do Nascimento e Sebastião Januário.
Abdias do Nascimento, DAN, 1972. Crédito: Mitre Galeria
A Mitre Galeria participa da quarta edição da SP–Arte Rotas, de 27 a 31 de agosto de 2025, na Arca, com um projeto que toma como ponto de partida a amizade entre Abdias do Nascimento e Sebastião Januário. A partir dessa relação histórica marcada por troca e reconhecimento mútuo, o estande propõe um olhar sobre a colaboração como motor de criação artística, reunindo obras que surgem de trocas diretas entre artistas de diferentes gerações.
A pintura de Abdias dedicada a Sebastião sintetiza o gesto de partilha que orienta a proposta. O projeto valoriza parcerias — algumas inéditas, criadas especialmente para esta edição — que revelam como o trabalho do artista se constrói em diálogo com afetos, contextos e interlocuções. Ao destacar encontros entre práticas, o estande propõe refletir sobre o papel social da arte como espaço de escuta, negociação e construção coletiva, indo além da ideia de autoria individual e isolada.
Com múltiplas linguagens artísticas que vão de pintura, escultura, instalação, performance e fotografia, obras de Abdias do Nascimento, Lorenzato e Sebastião Januário se articulam com produções atuais de Davi de Jesus do nascimento, Wallace Pato, Gisele Camargo, Marcos Siqueira, entre outros. Também integram a seleção artistas que tensionam questões urgentes, como Manauara Clandestina — presente na 36ª Bienal de São Paulo — e Luana Vitra, que inaugura individual na galeria no final do mês. O estande se propõe a ser um espaço vivo, que não apenas apresenta obras, mas convoca reflexões sobre território, identidade, memória e linguagem.
A diretora artística da Mitre Galeria, Julia Maria, reforça que: “trazer ao estande a pintura que Abdias do Nascimento presenteou a Sebastião Januário é também afirmar a potência desses gestos de partilha e reconhecimento entre artistas. Essa obra carrega em si uma história de afeto, de memória e de diálogo, que ressoa com a diversidade de práticas que reunimos na feira.”
Focada em narrativas latino-americanas, a 4ª edição de SP-Arte Rotas apresenta 65 expositores — entre galerias, museus e projetos especiais — de 12 estados do país representados, além de participantes internacionais da Argentina e da Amazônia Peruana.
Artistas participantes:
Abdias do Nascimento, Benedikt Wiertz, davi de jesus do nascimento, Diego Mouro, Carlos Zílio, Gisele Camargo, Gustavo Speridião, Luana Vitra, Manauara Clandestina, Marcos Siqueira, Pedro Neves, Rafael RG, Sebastião Januário e Wallace Pato.
Serviço:
Mitre Galeria – Estande C09
Período expositivo: de 27 a 31 de agosto
Localização: ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP
Ingressos: R$ 50 (meia) e R$ 100 (inteira)
Classificação: livre