×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

ZILDA BRANDÃO

Em tempos de isolamento social, não podemos ter a mesma experiência de contato com a natureza, mas a decoração pode trazer detalhes da estação para a sua residência

Zilda Brandão
22/09/2020 às 19:11hs


decoração para primavera
As plantas funcionam também como parte da decoração

Setembro é o mês da primavera e continuam as restrições da pandemia da Covid-19, o que impede que possamos visitar parques, apreciar a natureza e sentir o aroma das flores, já que o uso de máscara é obrigatório. Entretanto, podemos tentar trazer um pouquinho dessas flores e cores para dentro da nossa casa, e deixá-la com a cara da estação. A arquiteta Ana Johns, do Escritório Ana Johns Arquitetura traz algumas dicas para quem deseja deixar sua casa mais florida.

A primeira sugestão da arquiteta para trazer o clima primaveril para dentro do lar é utilizar as plantas reais. Tanto folhagens como plantas que florescem ajudam a criar um cantinho verde em casa. Mesmo em espaços pouco iluminados, é possível encontrar espécies que se adequem às condições, como a Espada de São Jorge e a Zamioculca. "São plantas que sobrevivem bem, pois não exigem aquele cuidado diário e não precisam da luz do sol direta. Além disso, dizem que Espada de São Jorge traz proteção para a casa e a Zamioculca, prosperidade, não custa tentar, não é?’ diz Ana.

Ana Johns Arquitetura
As plantas funcionam bem em diversos ambientes

Para espaços pequenos, é difícil encaixar um vasinho de planta no chão, ou até mesmo em cima de algum móvel, porque pode atrapalhar o dia a dia. Nesse sentido, Ana recomenda o uso de hangers, ou pendentes, que podem ser adaptados ao espaço e também às necessidades da planta. "Eu tenho dois, um com Peperomia e o outro com Lambari Roxo, ambos pegam sol apenas pela manhã e estão sobrevivendo bem à essa condição, e como são plantas bem bonitas, elas realmente enfeitam o ambiente", revela a arquiteta.

Outra planta que é a queridinha nas decorações é a Costela de Adão. "Eu tinha medo de que ela não sobrevivesse bem dentro do meu apartamento, mas arrisquei e ela está linda, crescendo cada dia mais", contou Ana. Ela é uma ótima opção para decorar o ambiente, justamente pelo seu formato único.

Primavera nos remete às cores, isso porque as flores são as que mais chamam atenção nesta época. Algumas flores também podem ser cultivadas dentro de casa e trazem todo um charme junto com elas. "A Violeta e a Orquídea são ótimas opções, basta entender em qual lugar elas se adaptam melhor, e a quantidade de água ideal, que elas trarão mais beleza para a sua casa", recomenda Ana.

Ana Johns Arquitetura
Violetas e orquídeas são flores ideais para ter dentro de casa

Os arranjos de flores também são recomendados para quem não consegue escolher uma cor ou flor preferida. Isso porque é possível mudar e trocar as plantinhas com frequência. "Eles podem ser colocados em um vaso, um copo, uma garrafa… as possibilidades são muitas. E podem mudar de acordo com o humor, estação ou semana que cada pessoa esteja passando", diz a arquiteta.

Outra opção linda para a decoração são as suculentas. Essas plantinhas, teoricamente fáceis de cuidar, tem todo um charme e podem fazer parte de composições em pequenos terrários. "A maior dificuldade é que elas precisam pegar sol direto, o que pode ser um problema em apartamentos", alerta a arquiteta, que confessa já ter perdido algumas suculentas.

Primavera sem as plantas

Apesar de lindas e cheirosas, nem todos estão dispostos a ter uma plantinha dentro de casa, por diversos motivos. "Muitas pessoas não gostam mesmo de cuidar das plantinhas e está tudo bem, existem outras formas de trazer as cores da primavera para dentro de casa", diz Ana.

decoração para primavera Ana Johns Arquitetura
As pinturas deixam o ambiente mais personalizado e sofisticado

Uma sugestão é trazer esses elementos para as paredes. "Existem inúmeras opções de estampas de papéis de parede que remetem às flores e plantas, podendo ser discretas ou mais vibrantes", afirma a arquiteta. Além disso, o que está em alta são as pinturas à mão. Elas podem mudar o ambiente com desenhos e detalhes, e se adaptam ao estilo de cada casa e morador, deixando sua casa muito mais personalizada.

Uma última opção, não tão definitiva quanto as outras, é abusar das flores nos objetos decorativos. "É possível mudar as almofadas, as roupas de cama e até usar algumas louças especiais. Ou seja, dá para abusar da criatividade e não tem desculpa para não trazer o clima da primavera para dentro de casa", finaliza Ana.

Sobre Ana Johns Arquitetura:

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver, de forma consciente, projetos em todas as escalas.

Ana Johns Arquitetura

Com uma visão diferenciada e ampliada da arquitetura, a profissional tem em seu portfólio diversos projetos residenciais e comerciais, elaborados de acordo com as necessidades de cada cliente, como, por exemplo, um apartamento adaptado para a convivência com pets. Além disso, Ana participou da mostra Morar Mais Por Menos 2019, com o ambiente "Apartamento dos Avós", pensado exclusivamente no conforto e segurança dos idosos.

Serviço:

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba - PR

anajohnsarquitetura.com.br


Recomendamos para você:
Quarto de bebê: como organizar o ambiente para que seja funcional e bonito
Fabiani Christine dá dicas de como arrumar o quarto de recém nascido com praticidade
Paula Bassini inaugura ''store in store'' Lalique na Gabriel
Coleção Cherry por Paula Bassini e Livia Leão Apostando no ineditismo e na exclusividade das peças,




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre ZILDA BRANDÃO

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário