Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Chile
Miami Beach
Istambul, Turquia
Rio Grande do Sul
Bali, Indonésia
Capadócia, Turquia
Bali, Indonésia
São Paulo
Saint Marteen
Istambul, Turquia
São Paulo
Malindi - Africa do Sul
Tribo Masai, Quênia
jQuery Slider

COLUNA ZILDA BRANDÃO
Jornalista - São Paulo, Brazil



Mercado Municipal Paulistano comemora 86 anos em 25 de janeiro
Por Zilda Brandão - 22/01/2019 às 10:20


Mercado Municipal Paulistano

Mercado Municipal Paulistano comemora 86 anos em 25 de janeiro e permissionários promovem diversas atrações especiais para o visitante

Programação festiva será durante a sexta-feira e o sábado, 26, com bolo pesando mais de meia tonela, apresentações artísticas e culturais com música, dança, entre outras atividades

No dia em que São Paulo completa 465 anos, o Mercado Municipal Paulistano comemora 86 anos e os permissionários promovem diversas atrações especiais para o visitante em 25 de janeiro, das 7h às 16, e 26 das 8h às 18h.

Na sexta-feira de feriado, um bolo com mais de meia tonelada e diversos tipos de frutas será finalizado sob o comando do professor Ricardo Magalhães. Para completar a atração com resgate à memória histórica de São Paulo, o parabéns (às 11h45) será sob a apresentação especial dos Trovadores Urbanos. Após cerimônia oficial, a partir das 14h será oferecido o bolo para o público.

Ainda no dia 25, o Mercado Municipal Paulistano terá a participação dos Palhaços sem Fronteiras, garantindo interação e diversão ao público, especialmente os pequenos, bem como apresentações artríticas de rua em diferentes pontos do Mercadão ao longo do dia, assim como do Grupo Maracatu Bloco de Pedra e Dança Cigana.

Já no sábado de feriado prolongado, 26, o Grupo Forfé promete alegria ao visitante e entretenimento às crianças, junto com as apresentações artísticas de rua.

Desde 1933 instalado na região central de uma das maiores metrópoles do mundo, o Mercadão tornou-se referência gastronômica e um dos pontos turísticos mais queridos na capital paulista. Alguns números são capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; 50 mil pessoas circulam semanalmente; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; 8 restaurantes somente no mezanino de 1.000m², mais instalações no subsolo; 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia, e mais de 40 ramos de atividade.

Mercado Municipal Paulistano

História do Mercado Municipal Paulistano

Conhecido por sua variedade de produtos, frutas exóticas, sanduíches e pastéis bem recheados, como o de mortadela e bacalhau, o Mercadão é o quarto ponto turístico mais visitado da cidade com média de 50 mil pessoas por semana. São 12.600 m², com 266 boxes onde podem ser encontrados de chocolates a queijos, passando por grande variedade de vinhos e azeites. Possui área para venda de frutos do mar, carnes, laticínios e doces.

Aberto ao público das 6 às 18h, o Mercadão não para como a cidade de São Paulo, e o atendimento vira a noite, agora voltado aos atacadistas que têm à disposição 67 boxes hortifrutícolas, fazendo com que o centro de compras tenha movimento 24 horas por dia. O estabelecimento ainda conta com aproximadamente mil trabalhadores para atender o público.

Prédio Histórico

O projeto, do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, explora a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico foram projetados pelo renomado artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor também dos vitrais da Estação Sorocabana, Teatro Municipal, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Catedral da Sé e mais de 300 igrejas do país. O vidro colorido veio da Alemanha e mais de quatro anos foram necessários para a conclusão da pintura.

As obras para a construção do Mercadão tiveram início em 1928. Além de substituir o antigo mercado, de meados do século XIX, que ficava na Rua 25 de Março, a intenção era erguer um marco da "metrópole do café". Sua localização, no quadrilátero formado pelas ruas da Cantareira, Comendador Assad Abdala, Mercúrio e Avenida do Estado, foi cuidadosamente pensada: o prédio ocupa uma área que, na época, era estratégica para a cidade, próxima à rede ferroviária e à estação do Pari e às margens do rio Tamanduateí, facilitando o embarque e desembarque de mercadorias que eram transportadas de barco.

Quando o Mercadão ficou pronto, em 1932, a Revolução Constitucionalista impediu sua inauguração. O local acabou tornando-se depósito de armas e munições. Dessa maneira, a abertura oficial foi adiada para o ano seguinte e a data escolhida foi a do aniversário da cidade, 25 de janeiro.

Programação completa da Festa de Aniversário do Mercado Municipal Paulistano:

Dia 25 de janeiro, sexta-feira:

9h – Início das apresentações artísticas de rua em pontos específicos e ao longo do dia

10h – Grupo Maracatu Bloco de Pedra – apresentação no acesso principal, em frente 11h – Trovadores Urbanos circulando pelas ruas do Mercadão, com parada final na Cerimônia Oficial

11h45 – Corte de Bolo

14h – Início do serviço de bolo aberto ao público após as 14h

14h – Palhações sem Fronteira

16h – Dança Cigana pelas ruas do Mercadão

Dia 26 de janeiro, sábado:

9h – Início das apresentações artísticas de rua em pontos específicos e ao longo do dia

12h30 – Apresentação de Forfé

O Mercado Municipal Paulistano fica na Rua da Cantareira, 216, Centro de São Paulo. Funciona de segunda a sábado das 6h às 18h e domingo e feriado das 6h às 16h para o público em geral. Mais informações pelo site www.mercadomunicipalsp.com.



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Zilda Brandão


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33658



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS