×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO

Zilda Brandão
27/10/2022 às 12:42hs


Para quem mora em São Paulo, ficar em contato com a natureza é uma oportunidade para espairecer a mente e revigorar as energias. Duas opções para fugir da correria diária e aproveitar as belezas naturais são o Parque Estadual Alberto Löfgren -- Horto Florestal e a Floresta Cantareira, administrados pela Urbia desde abril. Localizados na Zona Norte da cidade, os parques apresentam juntos mais de 1400 espécies relevantes entre plantas, árvores e animais.
 

No Parque Estadual da Cantareira já foram identificadas 678 espécies de plantas, que estão distribuídas em 120 famílias e 338 gêneros. As árvores são representadas por 394 espécies, o que corresponde a 58,1% do conjunto; os arbustos com 111 espécies (cerca de 16,4%), ervas epífitas com 44 (cerca de 6,5%), ervas terrestres com 68 (totalizando 10%), lianas com 55 (equivalente a 8,1%), fetos arborescentes com cinco e hemi-parasitas com duas. Destacam-se duas espécies de flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo: Palmeira-juçara Euterpe edulis, e o Xaxim Dicksonia sellowiana.
 

Em relação aos animais, já foram avistadas algumas espécies relevantes como o Sagui da-serra-escuro Callithrix aurita, o Sauá Callicebus personatus, o Bugio ruivo Alouatta guariba clamitans, animal muito afetado pelo surto de febre amarela, que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, em São Paulo, e Leopardo do Mato (Leopardus Tigrinus).
 

Já no Horto Florestal, foram catalogadas cerca de 786 espécies. Dessas, 472 são de diferentes localidades do Brasil e 314 são provenientes de outros países. Três espécies nativas foram enquadradas em alguma categoria de ameaça: o palmeira-juçara (Euterpe edulis), o jacarandá-paulista (Machaerium villosum) e o fumo-bravo (Solanum bullatum). Dentre as espécies raras destacam-se o cedro-japonês (Cryptomeria japônica), o flamboyant (Delonix regia), o ipê-amarelo ou ipê-comum (Ekmanianthe longiflora), o pinheiro-do-Chile (Pinus radiata) e o pinheiro-de-Torey (Pinus torreyana).
 

Na parte da fauna, a jaguatirica (Leopardus pardalis) é um dos mamíferos registrados no Parque Estadual Alberto Löfgren animais que os visitantes podem se deparar. A espécie encontra-se na categoria vulnerável devido à ameaça de extinção. O gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lacernulatus) e a araponga (Procnias nudicollis) são duas espécies de aves, também ameaçadas de extinção, e que já foram identificadas no local.
 

Preservação

A preservação de todas as espécies de flora dos Parques Horto Florestal e Cantareira é realizada por meio de avaliações técnicas feitas pela equipe de manejo de áreas verdes, seguindo os planos operacionais de cada parque em parceira com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
 

Acesso

Para chegar ao Horto Florestal, há várias linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa -- ambos locais próximos às estações Santana e Parada Inglesa da linha 1-Azul do metrô de São Paulo -- que passam pelo local. Algumas das alternativas de ônibus que partem dos terminais mencionados acima são: 2740/41 Metrô Parada Inglesa -- Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana -- Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana -- Vila Albertina. Caso o visitante opte por ir de carro, há estacionamento para veículos no parque com entrada pela Av. José Rocha Viana 62.
 

Para acessar o Parque Cantareira pelo Núcleo Pedra Grande, existem duas linhas de ônibus, ambas partindo de estações da Linha 1 -- Azul do Metrô de São Paulo: uma na Estação Parada Inglesa (Horto Florestal -- 2020-10) e a outra na Estação Santana (Vila Rosa -- 1018-10).
 

Para chegar ao Núcleo Águas Claras não há disponibilidade de linha de ônibus a menos de 5km do local. Já no Núcleo Engordador, o acesso via ônibus pode ser feito por meio de duas linhas, uma delas parte da Estação Tucuruvi do Metrô (Cachoeira -- 2023-10) e a outra da Estação Santana (Cachoeira -- 1783-10).
 

Para acessar a Floresta Cantareira, o ingresso custa entre R? 30 (inteira) e R? 15 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria situada na entrada do parque ou comprados via Urbia Pass. Vale ressaltar que na bilheteria física o pagamento pode ser em dinheiro ou via cartão de crédito ou débito.


Recomendamos para você:
Los Sueños Marriott Ocean & Golf Resort: um templo de bem-estar no coração do Oceano Pacífico
O Los Sueños Marriott Ocean & Golf Resort, localizado em Puntarenas, na praia da Herradura, bem na costa do Pacífico Central da Costa Rica, tem uma entrada triunfante nas colinas verdes do campo de golfe de 18 buracos.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Turismo

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário