×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO

0

Zilda Brandão
07/09/2008 às 8:15hs


REPETIÇÕES


Aqui ou ali, às vezes aparece gente nova nas prefeituras e são designadas para atuar junto aos assuntos do turismo local. Pensando nisso, há anos o Conselho Estadual de Turismo elaborou um modelo de Lei municipal para a criação de um Conselho de Turismo das cidades.

A cidade que já implantou aquele modelo já consegue andar com as próprias pernas. Porém, há cidades que ainda patinam sobre o assunto.

 

O  ENTENDIMENTO

Primeiro, é preciso ser entendido que um Comtur, como é chamado, não é um departamento subordinado aos humores de um prefeito que esteja num cargo de passagem, com data para sair.


O Comtur foi idealizado exatamente para dar continuidade aos assuntos do turismo local mesmo quando houver a troca do comando político. E, infelizmente, às vezes aparece alguém que isso não entende.


O Comtur tem de ser independente, com maioria dos membros da iniciativa privada, com a participação de membros da Prefeitura sim, mas todos trabalhando para o bem da cidade e de sua população.


Quanto mais livre ele estiver, mais ele poderá realizar. E as suas realizações deverão contabilizar nos créditos para o Prefeito em cuja gestão o Comtur pôde trabalhar e produzir.


A  DELIBERAÇÃO

O que as pessoas desavisadas ou despreparadas confundem é quando pensam que “deliberativo” queira dizer "executivo".

Deliberar é "Resolver depois de exame ou discussão, decidir, assentar."  O Aurélio ensina, ainda, que deliberar é  "Meditar no que se há de fazer; consultar a si mesmo; ou a outrem; ponderar; refletir. Deliberar longamente antes da ação final".    


Como se vê, deliberar não é executar. Até porque o dono da caneta é o Prefeito. O Conselho, como cabeça pensante por parte de quem é do ramo, e após as suas discussões, delibera sobre o que vai recomendar que venha a ser feito. Contudo, é o Chefe do Executivo, o Prefeito, quem assina ou não assina o que tiver sido deliberado.


Deliberar não é uma ordem de execução, mas sim uma opinião abalizada do que está sendo recomendado para o que venha a ser feito.


Tal qual um artista, o Conselheiro tem de ser criativo. O Comtur deve ser uma fábrica de idéias. E, como tal, os Conselheiros têm de ser livres para pensar e criar. Fomos suficientemente claros, ou querem mais?


ORQUÍDEAS

Para os apreciadores de orquídeas, e durante os fins de semana do mês de setembro recomendamos visitar o Orquidário Oriental do Bairro do Itapeti, na cidade de Mogi das Cruzes (km 27 da Estrada do Taboão).

 

ARTESANATO  PAULISTANO

O artesão, bem como o produto resultante do "saber fazer" artesanal, marca presença ímpar na  história da cidade de São Paulo, que teve a sua vocação impregnada pelo fruto do trabalho de amassar o barro, de entalhar a madeira; de fiar, tecer e trançar fibras e de forjar, soldar, fundir metais para confecção de utilitários, decorativos e ferramentas.

Como garante a nossa Sutaco, muitas das formas primitivas desse "saber fazer" ainda se mantêm vivas na produção artesanal que convive com a indústria, nesse complexo que é hoje a Cidade de São Paulo.

A importância do artesanato na capital não é só histórica, mas ainda econômica, social e cultural, na medida em que registra significativa parcela da sua população exercendo atividade artesanal, seja como fonte de renda ou complemento, ou forma de obtenção do seu sustento.

 

TRANSPORTADOR  TURÍSTICO

Se você tem ligação com uma empresa dedicada ao aluguel de ônibus, seja empresa grande ou pequena, convém estar presente no próximo Encontro das Empresas de Fretamento, dias 17 a 19 de outubro, a acontecer no Guarujá.

Regina Rocha, a eficiente diretora executiva da Federação daquelas empresas garante bons espaços para palestras e para o congraçamento dos empresários do setor que podem, assim, enriquecer os seus conhecimentos de forma dinâmica. Informe-se pelo fone (19) 3243-9161

 

EM  PRUDENTE

Para ampliar e multiplicar conhecimentos acerca da temática do turismo no meio rural e suas múltiplas relações com o desenvolvimento na região de Presidente Prudente, a Unesp, a importante Universidade Estadual Paulista do nosso lado oeste, vai promover um Seminário de Turismo, de 6 a 8 de novembro.  Serão aceitos trabalhos até o dia 20 de setembro. Para informações entre no Site www.rosana.unesp.br/seter


CRUZEIROS  MARÍTIMOS

Segundo Eduardo Nascimento, da Associação de Representantes de Empresas Marítimas, a temporada deste segmento turístico prestes a se iniciar terá por aqui 14 navios de alto luxo movimentando os cruzeiros marítimos.

O registro é válido por movimentar as estruturas de 18 portos, o comércio e os serviços das cidades litorâneas e, principalmente, gerando a contratação de 10.000 brasileiros. Sem dúvida, são importantes contribuições que o turismo marítimo nos dá.


Fonte: Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico
amitur.sp@uol.com.br


Recomendamos para você:
Ilhas das Bahamas dão as boas-vindas a voo inaugural da Frontier Airlines para Nassau
As Ilhas das Bahamas deram as boas-vindas ao voo inaugural da Frontier Airlines
Verão com mais de 700 ilhas nas Bahamas
As Ilhas das Bahamas esperam por vocês no próximo verão com mais de 700 ilhas e 16 destinos de classe mundial




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Turismo

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário