×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

TURISMO

São Lourenço é uma caixa de boas surpresas. Muito se engana quem relaciona a cidade, que recebe mais de 550 mil turistas por ano, apenas às suas águas, excelentes para a saúde, beleza e bem-estar. O município pode ser explorado a partir de diversas perspe

Zilda Brandão
07/08/2015 às 15:17hs




Cidade oferece voos de balão, parapente e passeios em Maria Fumaça

São Paulo, 2015 - São Lourenço é uma caixa de boas surpresas. Muito se engana quem relaciona a cidade, que recebe mais de 550 mil turistas por ano, apenas às suas águas, excelentes para a saúde, beleza e bem-estar. O município pode ser explorado a partir de diversas perspectivas, inclusive pelos apaixonados por balonismo, parapente e ferrovias.

Um esporte ainda pouco conhecido dos brasileiros encontrou em São Lourenço o cenário perfeito para sua prática: o balonismo. O relevo e os ventos da cidade garantem a segurança e o prazer àqueles que, sem medo, podem subir em um balão e conhecer a cidade de uma maneira romântica, pouco comum e divertida. Segundo Flamarion Barreto, atual presidente da Federação Mineira de Balonismo e Conselheiro do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, cinco são as cidades brasileiras que podem atender os praticantes do esporte e que São Lourenço se destaca pela localização e condições climáticas e naturais. O passeio dura em torno de uma hora, com decolagem às 7h, com condições meteorológicas favoráveis, sem ventos fortes e risco de chuva, em uma aeronave fiscalizada pela ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil.



A visão panorâmica de 360 graus e a possibilidade de comportar entre 10 e 12 passageiros torna o passeio ideal para captação de lindas imagens e um programa para toda a família, exceto para mulheres grávidas. O voo de balão se tornou um símbolo de romantismo, palco de noivados e até casamentos. O passeio custa R$ 350,00 por pessoa e dá direito ao traslado, equipamentos, equipe de apoio, seguro, café da manhã colonial.

Para os adeptos de esportes radicais, São Lourenço oferece também a prática do parapente, uma modalidade de voo livre, que utiliza um planador, capaz de executar uma decolagem e permanecer longos períodos no ar e percorrer longas distâncias. O Clube de Voo livre de São Lourenço, fundado em 2009, conta com 40 associados e recebe a visita de 15 pilotos por mês interessados em saltar e desfrutar das belas paisagens da região.



A cidade já sediou algumas etapas do Campeonato Sul Mineiro e do Campeonato Brasileiro de Parapente Serial, além de ter sido o berço do X Mantiqueira.

O presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Maurício Moraes, entusiasta e piloto de parapente, assegura que o esporte garante momentos únicos na vida, como a vez em que ele e outro esportista partiram da Montanha Sagrada e voaram até a cidade de Aparecida do Norte. " Para mim, voar é meu momento de encontro com Deus. Fui aluno de Rodrigo Souza Silva que hoje possui uma escola de parapente aqui em São Lourenço, a Fly Adventure, certificada pela Associação Brasileira de Parapente".



Trata-se de um esporte que pode ser praticado com supervisão de pilotos que receberam treinamento intensivo e muitas horas de voo.

Há aqueles que se sentem mais confortáveis em terra, e para esses, São Lourenço oferece uma viagem no tempo, o passeio de Maria Fumaça. Os 10 km de trilhos que margeiam o Rio Verde, oferecem paisagens bucólicas, momentos líricos e lembranças saudosistas de uma época em que as viagens de trem eram a grande tecnologia de ponta.



O Trem das Águas de São Lourenço faz parte da ABPF- Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e funciona todos os finais de semana, em dois horários, às 10h e 14h30 no sábado e 10h do domingo. Os turistas podem ir de São Lourenço até Soledade em um trem conduzido por duas Maria Fumaças, construídas na década de 1920. No trecho de 10km e que é percorrido em 2 horas, contando ida, parada no mercado de Soledade e retorno, pode-se atravessar o trajeto ao som de músicos sertanejos tocando velhas cantigas mineiras ao vivo e degustar cachaças, vinhos, doces e queijos da região.

Fonte: São Lourenço Convention & Visitors Bureau




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Turismo

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário