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TURISMO

Depois de iniciar atividades em dezembro do ano passado com foco na prospecção de associados, o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) acaba de definir o planejamento de ações para o segundo semestre de 2015. Com atenção di

Zilda Brandão
15/06/2015 às 11:25hs


Porto de Galinhas | CVB


PORTO DE GALINHAS CONVENTION & VISITORS BUREAU ANUNCIA PLANO ESTRATÉGICO

Entidade fixa cinco pilares para expandir promoção do destino até 2020

Porto de Galinhas | CVB‏
Integrantes da diretoria do conselho, que projeta consolidar a marca
Porto de Galinhas a partir do incremento de eventos e visitantes

Depois de iniciar atividades em dezembro do ano passado com foco na prospecção de associados, o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) acaba de definir o planejamento de ações para o segundo semestre de 2015. Com atenção dividida entre o turismo de lazer e o de negócios, a entidade estabeleceu cinco pilares para ampliar o trabalho promocional do quinto destino turístico mais visitado no Brasil.

O plano será viabilizado por meio dos chamados cinco C´s: Comunicação; Captaçãode Negócios de Lazer e Eventos, Capacitação, Controle e Cooperação. “Já contamos com aproximadamente 50 associados e formamos uma base sólida para um amplo projeto, que visa a consolidar a marca Porto de Galinhas no turismo nacional e internacional, impulsionando a economia local a partir do incremento de eventos e visitantes”, afirma o presidente do Conselho da entidade, Otaviano Maroja.

Comunicação
A primeira etapa consistirá na elaboração de um Plano Estratégico de Marketing Turístico, que norteará o posicionamento de Porto de Galinhas entre 2016 e 2020. Na sequência, será criada uma campanha integrada que visa a realçar a imagem do destino por meio de experiências. Um website oficial incluirá recursos como tourvirtual, treinamentos online para agentes de viagem e promoções para associados. Também estão em pauta a implementação de páginas em mídias sociais, de um aplicativo e de estratégias para impulsionar ferramentas de e-commerce para venda de pacotes e roteiros, bem como a impressão de novos materiais para divulgação junto aotrade.

Captação de Negócios de Lazer e Eventos
Para incrementar o turismo de lazer, principal responsável pela atração de mais de 1 milhão de visitantes ao destino anualmente, o Porto de Galinhas CVB priorizará a concepção de um calendário de treinamentos nos principais destinos emissores e o incremento dos eventos realizados na vila de Porto de Galinhas. “Nossos esforços estarão voltados para os agentes de viagem e operadores, cujas recomendações influenciam 95% dos nossos visitantes”, justifica Maroja. A agenda de famturs também deve ser intensificada. Este ano, já desembarcaram no balneário mais de 150 profissionais entre janeiro e maio.

A captação de eventos será considerada um dos principais pontos de atuação da entidade. A meta inicial é participar de dez feiras de negócios e ter, no mínimo, cinco eventos captados ou apoiados por ano. “Também vamos contratar um profissional especificamente para atuar nesse segmento, que conduzirá a elaboração de um banco de dados dos eventos que poderão ter Porto de Galinhas como sede”, antecipa. Outra inovação será o fomento dos fambusiness, para estimular presidentes de entidades setoriais, ligadas a segmentos como medicina, ciência e tecnologia, a fazer uma imersão pelos atrativos da região.

Capacitação
As equipes dos hotéis, resorts e pousadas associadas - de recepcionistas a gestores financeiros e de marketing – já estão passando por uma série de treinamentos. Os temas variam entre a importância da nova Contribuição Opcional Turística e Ambiental (COTA), conhecida internacionalmente como room tax, e tendências de mercado – entre as quais motor de reservas, revenue management, marketing digital, turismo de experiência, sustentabilidade e acessibilidade. A ideia é capacitar ao menos quatro vezes cada empreendimento. Outro projeto é a realização do Encontro de Turismo de Porto de Galinhas.

Controle
O Porto de Galinhas CVB planeja montar um banco de estatísticas contemplando o perfil dos visitantes, calendário e segmentação de eventos - feiras, congressos, shows, festivais etc. Também será criado um padrão de qualidade para as empresas que se unirem à entidade, as quais receberão uma placa e certificado com a inscriçãoAssociado Porto de Galinhas CVB.

Cooperação
O Porto de Galinhas CVB quer intensificar parcerias público-privadas com entidades vinculadas ao turismo - Embratur, Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca, além do Recife CVB, entre outras. “O Sebrae-PE será um dos nossos principais parceiros. Temos uma comunidade local disposta a empreender, com reconhecidos trabalhos em áreas como artesanato e gastronomia, mas que carecem de assistência e recursos técnicos e financeiros para alavancar sua atividade”, argumenta Maroja.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Divulgação





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