×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

HOTELARIA

0

Zilda Brandão
29/04/2013 às 19:29hs


HOTEL FAZENDA AREIA QUE CANTA, EM BROTAS (SP), OFERECE ATIVIDADES ESPECIAIS AOS ADEPTOS DE 'BIRDWATCHING'

Trilhas diferenciadas e guias especializados auxiliam na observação de espécies raras de pássaros às margens dos rios e nascentes da cidade

Areia que Canta Hotel Fazenda & Ecoturismo

Os adeptos do birdwatching já estão acostumados a manter olhos e lentes atentos. Quem caminha pela mata sabe que é preciso disposição para encontrar as espécies mais tímidas. A atividade ganha cada vez mais adeptos brasileiros. Estima-se que sejam aproximadamente 20 mil hoje, no Brasil, número quatro vezes maior que há sete anos. Essa atividade atrai cada vez mais turistas do mundo todo.

Um observador iniciante - ou sem tempo, ou preguiçoso - não precisa nem sair da capital para começar a reconhecer os Sanhaçus e Sabiás (sem falar do Bem-te-vi e Rolinha). Mas os birdwatchers - como são chamados em inglês - estão cada vez se bandeando por regiões com muito verde, como o cerrado paulista e as pequenas serras que emolduram a cidade de Brotas, a 240 km da capital paulista. Como a região é abundante em águas, cachoeiras e tem matas preservadas, o número de pássaros é diverso e podem ser vistos o ano todo.

O Fazenda Hotel Areia que Canta é pioneiro em Birdwatching na região e reúne todas as condições favoráveis para a prática. Essa atividade envolve lazer, pesquisa científica, conservação e educação ambiental nas mais diversas formas, afinal estes animais são excelentes indicadores de qualidade ambiental.



Devido ao seu nicho ecológico, as aves são essenciais para o ecossistema: são dispersores de sementes ou mudas, polinizadores e preparadores (auxiliam a agricultura no controle de pragas). Existem mais de 180 espécies catalogadas do rico cerrado paulista. O trabalho foi feito por uma equipe de biólogos de Campinas.

Como o melhor horário para observar os pássaros é bem cedinho, a caminhada, para valer a pena, deve começar às sete da manhã. Depois de andar por quase 20 minutos você começa a perceber que na mata não há exatamente trilhas, mas caminhos que se interconectam. Largos e bem sinalizados, eles cortam as áreas preservadas do hotel em todas as direções, passando por capões de mata, pequenos lagos artificiais e brejos naturais. Além da própria nascente da Areia que Canta e as Corredeiras do Rio Tamanduá.

Um vídeo de Birdwatching


O Areia que Canta possui várias atrações, mas ultimamente está se abrindo para os adeptos de birdwatching. Ali é possível ver a Ariramba da cauda ruiva, o Soldadinho e outras espécies de aves, como o Bacurau, e o Tico Tico Rei, entre outros.

Nos lagos, por exemplo, não é difícil observar Garças e Martin Pescador. O Sabiá-Laranjeira, o João-de-Barro e os canarinhos também não se importam com o movimento diário de pessoas. Espécies menos comuns, como o Pintassilgo, são vistas apenas nas áreas menos agitadas. Os melhores horários para encontrá-los são no início da manhã e no fim da tarde.



Para quem gosta de fotografar, o Fazenda Hotel Areia que Canta é perfeito: seguro, com trilhas bem sinalizadas e com pontos tranquilos. O Areia que Canta ainda oferece guias especializados para quem deseja contratar este serviço.

Fazenda Tamanduá - Rodovia SP 225, Km 124,5 Brotas /SP

Diárias para casal a partir de R$ 439,00 incluindo todas as refeições.
Reservas e mais informações: (14)3653-1382
www.areiaquecanta.com.br.

MATÉRIA RELACIONADA:
Areia que Canta Hotel Fazenda & Ecoturismo

https://www.miraedestino.com/hotelaria.cfm?id=3209&n1


Recomendamos para você:
Thermas da Mata amplia opções gastronômicas e reforça experiência completa de lazer em Cotia
O Thermas da Mata, parque aquático localizado em Cotia (SP), segue investindo na melhoria contínua da sua infraestrutura e anuncia a ampliação dos pontos de alimentação.
Nísia Floresta: turismo, lazer e gastronomia em um destino completo no litoral potiguar
Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte, se consolida cada vez mais como um dos principais polos turísticos do estado, reunindo praias paradisíacas, lagoas de águas cristalinas, gastronomia regional e hospedagens diferenciadas.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Hotelaria

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário