×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

A importadora Monte Dictis tem um recheado portfolio de vinhos produzidos nas principais vinícolas gregas

Zilda Brandão
17/05/2021 às 07:17hs



Vinícola Lyrarakis - Ilha de Creta - Grécia

Pouco difundido no Brasil, os vinhos gregos começaram a ser mais conhecidos pelo público brasileiro, graças ao trabalho de algumas importadoras que investiram em trazer rótulos produzidos nas terras do mitológico deus Dionísio. A importadora Monte Dictis, com sede em Florianópolis, se dedica à importação de produtos gregos, especialmente vinhos, azeites e iguarias únicas.

Fazem parte do seu portfólio vinhos produzidos nas principais regiões vinícolas da Grécia, entre elas a Ilha de Creta, no sul do país, localizada no mar mediterrâneo. A ilha possui extensa tradição produtora de vinhos, tanto que é possível visitar as diversas prensas de vinho esculpidas em pedra, espalhadas por toda região, datadas da era veneziana (século XII).

Entre os vinhos trazidos pela Monte Dicis, os destaques são os da vinícola Lyrarakis, localizada no coração de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria. A importadora comercializa no Brasil oito rótulos da vinícola cretense, entre os destaques:

Vinho Branco Seco Vilana

=

A uva vilana é indiscutivelmente um clássico da vinicultura da Ilha de Creta. Este vinho branco seco tem coloração amarela com tons de verde jovens. Seus aromas de flores cítricas com notas de peras frescas trazem na boca um frutado, macio e com acidez brilhante. Harmoniza muito bem com saladas, peixe frito e frutos do mar servido à 11º a 12º graus.

As uvas são colhidas manualmente na última semana de agosto e são desengraçadas sem ser esmagadas e depois submetidas a um contato curto com a pele. Sua fermentação dura 20 dias alcançada por leveduras neutras selecionadas em um tanque de aço inoxidável a 16°C - 18°C.

Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada de acordo com o projeto “Creta, Primeiros passos em direção a um destino sustentável de alimentos”, realizado pela TUI Care Foundation, Futuris e.V. e Vinhos Lyrarakis. Baseado no conhecimento do desenvolvimento sustentável local, colaborativo e responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense.

Dados Técnicos

Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual:2,64 g/lt

Vinho Branco Seco Assyrtiko Voila

A família Lyrarakis nos anos 70 descobriu o potencial de qualidade da região leste de Creta, originalmente a planície “Vóila” e, posteriormente nos arredores estendidos, a excepcional vinicultura, onde se prospera grande variedade de uvas Assyrtiko.

A colheita desta uva é feita manualmente procurando obter a maturidade adequada da fruta e sua maceração pelicular é realizada a 12°C durante dezesseis horas. Fermentado em cubas de aço inoxidável apresenta uma baixa taxa de fermentação com duração de mais de quinze dias.

Criando assim um vinho de coloração amarelo brilhante com aromas florais e notas delicadas de gengibre e frutos cítricos maduros. As uvas intensamente maduras deram a esse vinho um sabor rico, tostado e mineral em boca. Harmonizando com todos os frutos do mar, peixes grelhados e carnes brancas cozidas com limão. Servir a 12°C - 14°C.

Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union.

Dados Técnicos

Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual: 2,64 g/lt

Vinho Tinto Kotsifali

A variedade de uva vermelha Kotsifali é um clássico dos vinhedos de Creta. O tempo exato da colheita, feita manualmente, é definido pela avaliação sensorial da baga, a fim de se obter o sabor e o equilíbrio aromático ideais. A fermentação com maceração nas peles por sete dias para extrair os polifenóis por “pigeage” é alcançada em temperaturas controladas entre 25°C e 28°C e inoculação por leveduras selecionadas.

Esse vinho possui coloração médio rubi brilhante. Aromas de frescas e maduras cerejas vermelhas e frutas escuras picantes com notas de tempero. Suculento e equilibrado na boca com taninos frutados e um final refrescante e ligeiramente picante, são as características do vinho que é produzido a partir de vinhedos situados a 500m de altitude.

Ideal com pratos da culinária mediterrânea, carne assada ou grelhadas e queijos picantes, servido a 16°C - 17°C.

Este vinho possui selo Vegan - Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada de acordo com o projeto “Creta, Primeiros passos em direção a um destino sustentável de alimentos”, realizado pela TUI Care Foundation, Futuris e.V. e Vinhos Lyrarakis. Baseado no conhecimento do desenvolvimento sustentável local, colaborativo e responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense.

Dados Técnicos

Álcool: 13,0% | Acidez: 5,8 g/lt| pH: 3,45 |Açúcar residual: 1,91 g/lt


Recomendamos para você:
Novo forno elétrico Smart FSM86 Franke agrega beleza e funcionalidade
O lançamento traz versatilidade para assar receitas diferentes ao mesmo tempo, sem misturar sabores nem odores e praticidade na limpeza incinerando a gordura
Divino Fogão aumenta raio de atuação da marca via dark kitchen
Reconhecida nacionalmente, a rede de franquia Divino Fogão está presente nos principais shopping centers brasileiros




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário