×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

Para entrar no clima mediterrâneo, o Bistrô Charlô traz uma receita exclusiva de Tomate confit

Zilda Brandão
13/04/2021 às 17:14hs


Dica do Charlô: Um toque mediterrâneo com Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache 

De acordo com o British Journal of Nutrition, importante jornal internacional de ciência nutricional, uma das melhores dietas para manter a saúde e prevenir doenças é a Dieta do Mediterrâneo. Ela tem como base a ingestão de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, queijos, leite, cereais e azeite, e evita o consumo de produtos ultra processados, como congelados, por exemplo. Baseada nos costumes alimentares dos povos da região do Mediterrâneo, ela promove uma alimentação saudável, não necessariamente pouco calórica, que ajuda as pessoas a terem boa saúde e longevidade. Para entrar no clima mediterrâneo, o Bistrô Charlô traz uma receita exclusiva de Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado que reúne elementos frescos e naturais super saborosos.

Além de ser um dos frutos mais usados pelas cozinhas de todo o mundo, o tomate é rico em vitaminas e sais minerais, como demonstra o Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Ele ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos e ainda protege o sistema imunológico. A mozzarella Búfalo Dourado segue a tradicional receita italiana, reforçando sua raiz mediterrânea e acrescentando sabor e nutrientes ao prato. "A mozzarella de búfala tem alto teor de proteínas, cálcio, fósforo, pouco colesterol e muito ácido linoléico, o que auxilia na prevenção do câncer e da diabetes. Ela tem fácil digestão, além de ser extremamente nutritiva, saborosa e leve", explica Maria do Céu, consultora e especialista em queijos do Grupo UltraCheese.

Já o azeite possui vitaminas, sais minerais e ômega 9, além de propriedades antioxidantes que oferecem diversos benefícios à saúde como: prevenção de doenças cardíacas, propriedades anti-inflamatórias e redução do risco de diabetes, como demonstra pesquisa publicada na revista científica Nature, que fala também do pistache, que é rico em antioxidantes, tem poucas calorias e bastante proteínas. O alimento oferece benefícios para o colesterol e a pressão arterial.

Prático, nutritivo e saboroso, o Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache do Charlô é uma ótima opção de entrada ou para degustar como petisco.

Dica do Charlô: Um toque mediterrâneo com Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache

Tomate confit com mozzarella Búfalo Dourado e farofa de pistache

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 12 porções

Dificuldade: Baixa

Ingredientes Tomate confit

1 Kg - Tomate cereja (em rama, opcional)

300ml - Azeite de Oliva

2 ramos - Alecrim

6 dentes - Alho

10und - Grão de Pimenta Preta

6 unidades - mozzarella de búfala cerejinha Búfalo Dourado (usadas apenas na montagem do prato)

QB - Sal

Modo de Preparo

Em uma panela levar todos os ingredientes, exceto os tomates e as mozzarellas (essas entram apenas no final), amassando levemente o alho e quebrando os ramos de alecrim ao meio para ajudar a liberar os aromas e sabores.

Quando o azeite estiver formando bolhas (antes de ferver), desligue o fogo e tampe a panela para guardar melhor os aromas. Nesse meio tempo enquanto o azeite fica infusionando, pré-aqueça o forno em 180°C. Quando o azeite estiver já com uma temperatura baixa, coloque os tomates em uma forma e derrame todo o azeite na mesma forma, regando os tomates. Polvilhe mais um pouco de sal sobre os tomates e leve ao forno baixando a temperatura para 160° durante 30min.

Ingredientes Farofa de Pistache

150gr - Pistache sem casca

50ml - Azeite de Oliva

2 dentes - Alho

50gr - Farinha de rosca

QB - Sal

1 pitada - Pimenta-do-reino

Raspas de 1 limão Tahiti

Modo de Preparo

Levar o pistache ao forno por 10min para liberar o óleo dele. Em uma frigideira, refogar o alho picado com o azeite de oliva, na sequência acrescentar os pistaches direto do forno para a frigideira. Tirar do fogo e acrescentar a farinha de rosca, o sal e a pimenta. Mexer bem para incorporar o sabor e ao fim acrescentar as raspas de limão. Deixar esfriar e processar (no liquidificador ou processador de alimentos) levemente de forma a manter ainda alguns pedaços maiores do pistache.

Montagem

Em uma travessa dispor os tomates já confitados em temperatura ambiente ou levemente mornos, por cima deles as mozzarellas Búfalo Dourado frescas e sem o soro, e ao fim, a farofa de pistache. Pode regar com um pouco mais de azeite e servir com pães, torradas ou uma salada de folhas.


Recomendamos para você:
Restaurante Steakhouse VARAL87 - Moema/SP
O restaurante em Moema oferece charmosos ambientes
BLACK SUSHI: menu criativo e cardápio recheado de iguarias
Combinado de sushis e sashimis chega à mesa do cliente em charmosos Sushi Okes




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário