×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

Como preparar pratos deliciosos com o autêntico Bacalhau da Noruega

Zilda Brandão
07/05/2020 às 00:39hs


Risoto de Bacalhau da Noruega
Risoto de Bacalhau da Noruega

Em tempos de isolamento social, as reuniões familiares e celebrações de datas importantes serão bem diferentes. O importante neste momento é manter as tradições, como o tradicional almoço de domingo para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 10 de maio. Neste momento de inovar, testar novas receitas pode se tornar um momento de união. Separamos aqui algumas opções com o autêntico Bacalhau da Noruega.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável, tem baixo teor de gordura - cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo. Seafood from Norway é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

Strogonoff de Bacalhau da Noruega
Strogonoff de Bacalhau da Noruega

Além do Gadus morhua, há outros peixes da mesma família (Gadidae) que são salgados e secos da mesma forma e com o mesmo padrão de qualidade. Apesar de espécies de peixes diferentes, passam pelo mesmo processo, e são ideais para diversas receitas.

O Saithe é o mais comercializado no Brasil. Ele possui um sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

Primeira etapa - Como dessalgar:

O tempo de dessalgue do bacalhau depende da altura das postas e a peça escolhida. O indicado é a colocação do bacalhau em recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.

Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
  • Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
  • Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
  • Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Escolhendo a receita para o Dia das Mães

Arroz de Brócolis com Bacalhau da Noruega

Ingredientes:
350g de Bacalhau da Noruega
100g de azeitona verde
2 tomates
2 cebolas
0.8 xícara de azeite de oliva
200g de brócolis
3 xícaras de arroz
2 dentes de alho

Modo de fazer:
Leve uma frigideira ao fogo com o alho, o azeite, os tomates em pedaços e as cebolas. Juntar o bacalhau ao molho e deixar ferver um pouco.

Misture com o arroz cozido e coloque na travessa. Enfeitar com os brócolis (cozido no vapor) e as azeitonas

Recomendamos para você:
Receita: Brigadeiro de Paçoca Amor no copinho
Tempo de preparo: 60 minutos / Rendimento: 10 porções
2 receitas para almoço de Páscoa saboroso em casa
Domingo já é a Páscoa, e para tornar este momento especial e promover a união mesmo à distância, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição caseira.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário