×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

Como preparar pratos deliciosos com o autêntico Bacalhau da Noruega

Zilda Brandão
07/05/2020 às 00:39hs


Risoto de Bacalhau da Noruega
Risoto de Bacalhau da Noruega

Em tempos de isolamento social, as reuniões familiares e celebrações de datas importantes serão bem diferentes. O importante neste momento é manter as tradições, como o tradicional almoço de domingo para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 10 de maio. Neste momento de inovar, testar novas receitas pode se tornar um momento de união. Separamos aqui algumas opções com o autêntico Bacalhau da Noruega.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável, tem baixo teor de gordura - cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo. Seafood from Norway é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

Strogonoff de Bacalhau da Noruega
Strogonoff de Bacalhau da Noruega

Além do Gadus morhua, há outros peixes da mesma família (Gadidae) que são salgados e secos da mesma forma e com o mesmo padrão de qualidade. Apesar de espécies de peixes diferentes, passam pelo mesmo processo, e são ideais para diversas receitas.

O Saithe é o mais comercializado no Brasil. Ele possui um sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

Primeira etapa - Como dessalgar:

O tempo de dessalgue do bacalhau depende da altura das postas e a peça escolhida. O indicado é a colocação do bacalhau em recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.

Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
  • Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
  • Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
  • Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Escolhendo a receita para o Dia das Mães

Arroz de Brócolis com Bacalhau da Noruega

Ingredientes:
350g de Bacalhau da Noruega
100g de azeitona verde
2 tomates
2 cebolas
0.8 xícara de azeite de oliva
200g de brócolis
3 xícaras de arroz
2 dentes de alho

Modo de fazer:
Leve uma frigideira ao fogo com o alho, o azeite, os tomates em pedaços e as cebolas. Juntar o bacalhau ao molho e deixar ferver um pouco.

Misture com o arroz cozido e coloque na travessa. Enfeitar com os brócolis (cozido no vapor) e as azeitonas

Recomendamos para você:
Receita fácil e saborosa: Torta de banana caramelada
Que tal uma Torta de banana caramelada para servir no lanche da tarde?
George Aubert recebe cinco premiações no International Wine Challenge de Londres
Rótulos do espumante ganharam medalhas e menções/recomendações no concurso, que é considerado um dos mais respeitados do mundo




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário