×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

GASTRONOMIA

País nórdico é referência em peixes e frutos do mar

Zilda Brandão
20/12/2019 às 09:10hs


Seafood from Norway é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável! Tem baixo teor de gordura - cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo. Todo bacalhau norueguês é certificado como sustentável, de acordo com as normas da MSC (Marine Stewardship Council -Laranja- estabelece e gera padrões de pesca sustentável e rastreabilidade de produtos pesqueiros). As normas incluem tudo, desde tamanho dos peixes até os métodos de pesca. Além disso, o país nórdico possui sistemas de rastreabilidade que permitem que as informações sobre os peixes sejam rastreadas em toda a cadeia de alimentos. Todos os dados sobre o Bacalhau da Noruega estão facilmente disponíveis, desde a área em que foi feita a pesca até os detalhes sobre a saúde dos peixes. A Noruega foi um dos primeiros do mundo a introduzir esse sistema, incluindo certificados de pesca que são transmitidos às autoridades pesqueiras do país.

Como dessalgar:
O método de dessalgue do bacalhau, que ganha aproximadamente 30% a mais de volume, pode até levar um tempo a mais, mas é muito simples. É recomendado mergulhar o bacalhau em água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau, trocando a cada duas horas e mantendo o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação:
Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

Como conservar o peixe em casa:
Ao comprar o bacalhau na bandeja, retire o filme plástico. Faça o mesmo no caso de comprar no saquinho. Coloque em vasilhame bem limpo, seco e com tampa. Se for salgado e seco, deve ser mantido em refrigerador (nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras, etc.) Se for dessalgado, armazene no freezer por até 8 meses (observar a data de validade). Pincelar com azeite para evitar o ressecamento. E o mais importante, nunca congele o bacalhau ainda salgado.

Receitas:

BACALHAU DA NORUEGA GRELHADO COM MANDIOQUINHA E CEBOLADA DE LARANJA
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Médio

BACALHAU DA NORUEGA GRELHADO COM MANDIOQUINHA E CEBOLADA DE LARANJA

Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
50ml de azeite de oliva Cebolada de laranja
200g de cebola laminada
3 dentes de alho cortado em lâminas
150ml de azeite extra virgem
150ml de suco de laranja
1 folha de louro
Tomilho-limão a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto

Guarnição:
1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
3 dentes de alho cortado em lâminas
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
50ml de azeite extra virgem
Flor de sal a gosto

Modo de fazer:

Bacalhau:
Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite. Cebolada:
Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta.

Guarnição:
Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe, no momento de servir, com a cebolinha francesa.


BACALHAU DA NORUEGA NA BRASA
Tempo de preparo: 20-40min
Grau de dificuldade: Muito fácil

Ingredientes:
400g de Bacalhau da Noruega
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola
Salsinha
3 dentes de alho

Modo de fazer:
Para começar, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem. Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.


BOLINHO DE BACALHAU DA NORUEGA
Tempo de preparo: 40min
Grau de dificuldade: Fácil

BOLINHO DE BACALHAU DA NORUEGA

Ingredientes:
400g de Saithe Salgado Seco desfiado, após dessalgar
1 ramo de salsinha
1kg de batata-inglesa
Pimenta-do-reino moída na hora
2 claras Azeite de oliva
Óleo vegetal para a fritura

Modo de fazer:
Desfiar o peixe com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao peixe, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta-do-reino, as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente.

Rende 40 bolinhos


BACALHAU DA NORUEGA DE NATAL COM ESPECIARIAS
Tempo de preparo:
Mais de 60min
Grau de dificuldade: Fácil

BACALHAU DA NORUEGA DE NATAL COM ESPECIARIAS

Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
3 colheres de sopa de raspas de laranja
6 dentes de alho
400ml de azeite de oliva
6 porções de pimenta-da-Jamaica
3 unidades de anis estrelado
6 unidades de pimenta-do-reino
10 unidades de pimenta rosa
4 ramos de alecrim
6 batatas

Acompanhamento:
6 tomates
2 ramos de alecrim fresco

Molho:
8 gemas
150ml de suco de laranja
4 ramos de endro
Sal a gosto
Pimenta malagueta a gosto

Modo de fazer:
Raspe a laranja com um descascador ou ralador e retire a pele do alho. Coloque os lombos de bacalhau já dessalgados em uma travessa, cubra com as raspas de laranja e regue com um pouco de azeite. Junte em seguida a pimenta-da-Jamaica, o anis estrelado, a pimenta-do-reino e os grãos de pimenta-rosa. Adicione os ramos de alecrim e o alho. Regue novamente com um pouco mais de azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 120 ?C, durante 2 horas e regue com o molho.

Prepare o tomate confitado: retire a pele do tomate, abra-o ao meio e parta-o em quarto, retirando também as sementes. Coloque em uma travessa e cubra com um pouco de azeite e tomilho. Leve ao forno a 120 ?C por 40 minutos.

Para preparar o molho, coloque as gemas num liquidificador e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Junte o suco de laranja e os raminhos de endro. Volte a bater tudo até que tenha consistência de molho. Cozinhe as batatas e corte-as em rodelas.

Retire um pouco do azeite do bacalhau e doure as batatas, por 2 a 3 minutos de cada lado. Sirva o bacalhau acompanhado das batatas douradas, do tomate confitado e com o molho à parte.

Rende 4 porções.


BACALHAU DA NORUEGA EM CROSTA
Tempo de preparo: 40-60min
Grau de dificuldade: Fácil



Ingredientes:
4 postas de Bacalhau da Noruega
2 cebolas
2 linguiças
Salsa
Broa de milho
1 dente de alho
Azeite de oliva

Modo de fazer:
Corte as cebolas no formato meia lua e coloque em uma travessa, arrume por cima os lombos de Bacalhau da Noruega, regue com bastante azeite até que o fundo do recipiente fique coberto. Leve ao formo preaquecido a 180 graus por 20min. Enquanto o bacalhau está no forno, retire a casca da broa de milho, corte as linguiças sem pele em pedaços e retire o caule da salsa. Coloque tudo no processador picando grosseiramente. Retire o bacalhau do forno e junte a mistura com a broa com um pouco do caldo do assado. Por fim, coloque o dente de alho amassado e misture tudo. Retire a pele dos lombos do bacalhau e a espinha central. Cubra com a pasta de broa e coloque no grill por 5min para tostar.

Rende 4 porções 

Recomendamos para você:
Dicas da marca Georges Aubert para Sexta-Feira Santa e Páscoa
Neste ano, as comemorações da Semana Santa estarão mais restritas, apenas com os familiares de casa, mas podem ganhar mais sabor ao lado de um bom espumante.
Coquetéis refrescantes feitos com Whisky bourbon Woodford Reserv
Coquetéis refrescantes feitos com Whisky bourbon Woodford Reserv




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Gastronomia

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário