GASTRONOMIA
Taverna Santorini é o mais novo restaurante grego de São Paulo
11/08/2018 às 19:32



Pratos autênticos e artesanais elaborados pelo chef cretense como o iogurte tradicional grego são alguns dos diferenciais do restaurante que permitem viajar à Grécia sem sair do país

O Taverna Santorini é o mais novo endereço da cidade para quem quer saborear a autentica culinária grega ou até mesmo conhece-la. Para comandar a cozinha do restaurante foi convidado o Chef cretense Christos Archestratos para assinar os pratos do novo restaurante, que traz na bagagem receitas de família e suas experiências gastronômicas vividas na Ilha de Creta.

Localizado à Alameda Lorena, 1442, em frente ao supermercado Santa Luzia, o Taverna Santorini remete às memórias e aos sabores da Grécia, isto porque os pratos são elaborados genuinamente gregos, conquistando o paladar de quem experimenta pela primeira vez e satisfazendo aos que já conhecem a culinária grega.

A decoração remete a uma viagem àquele país. Na entrada a pintura no chão lembra as pedras que calçam as pequenas ruas que levam ao topo da Ilha de Santorini e as cores azul e branco estão por toda parte do salão com referências ao lifestyle grego. As paredes são decoradas com enormes fotos clicadas de famosos pontos turísticos da ilha do arquipélago Cíclades. O ambiente está arraigado da atmosfera típica ao som de Zorba mesclado à prosa grega. E, não é toa que em tão pouco tempo vem atraindo não só a comunidade helênica como os apreciadores da boa gastronomia.

Ao fundo do restaurante é possível acompanhar o preparo do mais popular sanduiche, o gyros no aparelho (importado da Grécia) que leva o mesmo nome do lanche, uma vez que seu formato cilíndrico permite girar a carne assando-a lentamente.

O Gyros é feito com finíssimas lascas de carne bovina e suína temperado com especiarias e enrolado no pão pita, este artesanalmente feito no restaurante pelo chefe, finalizado com tomate, cebola, tzatziki e batatas fritas. Há também nas versões com frango e vegetariano.

O cardápio está recheado de delícias da culinária grega, receitas típicas que vem do mar e das montanhas. Além do famoso Mussaká (lasanha de berinjelas, abobrinhas, batatas, molho e creme bechamel), que não pode faltar, há uma variedade de pratos que apresentam os diversos sabores do país mediterrâneo.

Taverna Santorini - restaurante grego - culinária grega - grécia - Ilha Santorini - Ilha Creta - Crete Islands - Chef Christos Tsouchalarakis
Taverna Grega - Polvo Stifado

Entre as delícias o Paidaika, costeletas de cordeiro grelhadas, é uma pedida certeira para quem gosta de uma carne temperada com especiarias. São saborosas e suculentas. Outro prato tipicamente grego é o Gemistá, tomates e pimentões verdes recheados com arroz, uva passas e pinoles vem acompanhado com o famoso iogurte grego, também fabricado de forma artesanal pelo chef.

Por se tratar de um país mediterrâneo a Grécia tem tradição no preparo de pratos com peixes e frutos do mar. O Taverna Santorini elaborou seu cardápio com alguns destes pratos como lula, polvo, camarões e peixes servidos frescos diariamente e com toque especial do chef Christos Archestratos. O Polvo Stifado é marinado ao vinho e aceto balsâmico acompanhado por cebolas caramelizadas é um destes destaques especiais da casa.

Vale ainda experimentar a Spanakopita, torta folhada tradicional com espinafre, queijo feta e especiarias; Saganaki um empanado à base de três tipos de queijo, entre eles o feta com molho de tomate levado ao forno; Kreatópita, torta folhada tradicional com carne e três tipos de queijo; Mpifteki, típica almondega grega de carne feita especialmente no grill. É importante ressaltar que alguns pratos não estão no cardápio e pode solicitar ao garçom qual é o prato especial do dia.

Sem contar os doces. As sobremesas gregas usualmente regadas com abundância de mel, tais como baklava, Kadaifi, Ravani entre outras.

O Taverna Santorini possui ainda uma adega de vinhos que oferece uma carta selecionadíssima de rótulos entre branco, rose e tinto importados do país do Dionísio. Vale degustar um dos mais famosos da Grécia, o vinho Retsina, vinho branco, com seu sabor inconfundível com leve toque de seiva.

Nos finais de semana há atração musical com Ioannis Kyriopoulos que toca o Bouzuki, instrumento de cordas típico grego da família do alaúde, muito tradicional na música popular grega.


Sobre o Chef

O Chef Christos Tsouchalarakis nasceu e cresceu na Ilha de Creta, Ilha da Grécia conhecida por famosos mitos como o Minotauro, e que preserva até os dias de hoje as mais antigas tradições da cultura grega passadas pela culinária, arte que se confunde com a história do país.

Filho mais novo de uma tradicional família grega, tem mais dois irmãos. Sua vivência na cozinha foi iniciada no núcleo familiar. Começou a cozinhar ainda criança com sua mãe, dona Maria. Cozinhavam pratos típicos, especialmente pão pita, calistzunha e muitos doces. Como o pai, sr. Elefterios aprendeu a fazer vinhos, queijos e raki.

Na cozinha Christos assina Archestratos, nome do primeiro chef de cozinha grego da História.

Taverna Santorini

Alameda Lorena, 1442 - Jardins - São Paulo
Telefone: 11- 29248979
De terça à sábado - abre almoço e jantar
Segunda e domingo - abre apenas no almoço

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Gastronomia

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34260



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz