EVENTOS
Mês do Alzheimer terá cerca de 100 ações em São Paulo e outros 17 Estados
Por Zilda Brandão - 16/09/2016 às 14:43






Mês do Alzheimer terá cerca de 100 ações em São Paulo e outros 17 Estados para conscientizar a população sobre a doença
Campanha da ABRAz chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, direitos e cuidados com pacientes

No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer's Disease International (ADI). Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas. Para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promove o Mês do Alzheimer em setembro, em parceria com o Aché.

Em todo o Brasil, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês, inclusive no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que ocorre em 21 de setembro. Em São Paulo, a campanha contará com a 2º Virada da Maturidade, de 14/9 a 18/9, a 1º Brasil Memory Walk, em 24/9, e a 1º Jornada Paulista de Alzheimer, em 15 e 16/9.

Em 2016, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês. As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. “Também é fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.

Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo - e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.

Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.

Programação de atividades em São Paulo:

I Jornada Paulista de Alzheimer - Do Diagnóstico ao Tratamento
Data 15 e 16 /9
Local: Auditório das Edições Paulinas, Largo das Rosas.
Público: Profissionais, familiares e cuidadores.

Área Familiar - Cuidador

15 /9 - Horário: 8h às 12h10
16 /9 - Horário: 8h30 às 12h10

Área Profissional

15 /9 - Horário: 13h às 17h10
16 /9 - Horário: 13h30 ás 17h10

II Virada da Maturidade - Inspirando Gerações
Data: 14 a 18 de setembro
www.viradadamaturidade.com.br

I Brasil Memory Walk 2016
Data: 24/9
Local: Parque Vila Lobos, Alto de Pinheiros - São Paulo - SP
Horário: 8h30
Informações e inscrições: memorywalkbrasil.com.br 



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Eventos


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
35172



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz