×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

EVENTOS

Crítica de Arquitetura e diretora executiva da Fundação George Nelson se juntará a Fernando Serapião em debate com Raul Juste Lores sobre o concurso para a escolha do projeto do IMS e a arquitetura em museus pelo mundo

Zilda Brandão
19/09/2017 às 10:26hs




21/9 - ARQ. FUTURO E INSTITUTO MOREIRA SALLES PROMOVEM DEBATE "ARQUITETURA DE MUSEUS: O CONCURSO PARA O NOVO IMS", COM KAREN STEIN


Crítica de Arquitetura e diretora executiva da Fundação George Nelson se juntará a Fernando Serapião em debate com Raul Juste Lores sobre o concurso para a escolha do projeto do IMS e a arquitetura em museus pelo mundo

A plataforma de discussão sobre o futuro das cidades Arq.Futuro e o Instituto Moreira Salles realizarão, no próximo dia 21/9, o debate "Arquitetura de Museus: O Concurso para o Novo IMS". No evento, será relatado o processo de concurso para a seleção do projeto de arquitetura da nova sede do IMSem São Paulo, que leva assinatura do escritório Andrade Morettin Arquitetos e será aberto ao público dia 20/9.

Raul Juste Lores, jornalista da Folha de S. Paulo e autor de "São Paulo nas Alturas", entrevistará Fernando Serapião, editor da revista Monolito e organizador do concurso do IMS; Renato Anelli, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e Karen Stein, consultora em arquitetura, Diretora Executiva da Fundação George Nelson, membro do programa de Crítica de Design na Escola de Artes Visuais em Nova York, foi membro do júri do Pritzker Prize e do concurso para o projeto do IMS.

Os entrevistados tratarão da importância dos processos de concurso para a seleção de projetos arquitetônicos e explicarão as características do concurso do IMS, que teve um júri internacional e convidou apenas escritórios brasileiros para concorrerem. Abordarão, também, o prejuízo decorrente de se ter preterido, nos últimos anos, o processo de concurso em favor das seleções apoiadas no critério de notório saber.

Expandindo a discussão a partir do prédio que abriga o IMSem São Paulo, Stein, Serapião e Anelli falarão sobre arquitetura de museus, apontando exemplos nacionais e internacionais para analisar as formas de convivência entre arte e arquitetura e os caminhos que parecem se desenhar para o futuro. Dentre os temas, serão comentadas as implicações da escolha entre readequar imóveis existentes ou construir novos edifícios para os museus. Especificamente, serão discutidos os desafios da conversão de residências de grande valor arquitetural em espaços de exibição, como nos casos da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (São Paulo) e da Casa da Gávea (IMS, Rio de Janeiro).

Sobre o IMS

Fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. O IMS possui um rico acervo de fotografia (2 milhões de imagens), música (cerca de 20 mil discos de 78 rotações e 6 mil de 33 rotações), iconografia (10 mil desenhos e gravuras e arquivos pessoais de artistas gráficos) e literatura (com cerca de 150 mil itens de biblioteca e arquivo pessoais de autores), apropriadamente abrigados em reservas técnicas no Rio de Janeiro. O IMS também está presente em Poços de Caldas, MG, eem São Paulo.

Convidados:
- Fernando Serapião (Monolito)
- Karen Stein (Crítica de arquitetura, Diretora Executiva da Fundação George Nelson, membro do programa de Crítica de Design na Escola de Artes Visuais em Nova York)
- Raul Juste Lores (Folha de S. Paulo)
- Renato Anelli (Prof. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e Conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi)

DEBATE "ARQUITETURA DE MUSEUS: O CONCURSO PARA O NOVO IMS"
Local: Auditório do Instituto Moreira Salles
Endereço: Avenida Paulista, 2424 - São Paulo, SP.
Data: 21/9
Horário: 10h às 12h
Link para inscrição: www.arqfuturo.com.br
Gratuito. Vagas limitadas. 150 Vagas.
Inscrições: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewVfwSf-3tq2ayvILkxR8UsWItYPVcynub5uy5SouEt8RmGA/viewform

Recomendamos para você:
Os preparativos para a Floriade Expo 2022 em Almere continuarão
A maioria no Conselho da cidade de Almere votou a favor da continuação de Floriade. A World Horticultural Expo ocorrerá de 14 de abril a 9 de outubro de 2022.
Das terras brasileiras de Caicó para Macau na China
Cachaça orgânica Samanaú participará da 24ª edição de feira internacional de 17 a 19 de outubro na China




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário