×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

EVENTOS

Programação de abril no MCB - Museu da Casa Brasileira

Zilda Brandão
31/03/2017 às 19:07hs






Premiação APCA

5 e 6 de abril, quarta e quinta-feira às 18h30 – entrada gratuita
Os sete premiados na categoria arquitetura do Prêmio APCA 2016 participam de bate-papos mediados pelos críticos que compuseram o júri. Durante o evento será realizado o lançamento da publicação ‘APCA Arquitetura: 2016’, com 52 páginas dedicadas ao prêmio, e o lançamento do primeiro dos setes vídeos feitos com cada premiado.

Realização: MCB, Editora Monolito e CAU



Feira Sabor Nacional – 3ª edição

8 e 9 de abril, sábado e domingo das 10h às 20h – entrada gratuita
Com o objetivo de retomar a tradição da cozinha brasileira, valorizando as receitas, temperos, cores e sabores, o evento une a cadeia de pequenos produtores diretamente ao consumidor final, fomentando um consumo consciente.
Realização: MCB e Grupo FEM
Patrocínio:Banco do Brasil



Arq!Palestra – ‘Terra e Turma: arquitetura, limitação e oportunidade’

26 de abril, quarta-feira às 19h30
Inscrições: www.arcoweb.com.br e www.arqbacana.com.br
Na abertura do ciclo de palestras sobre arquitetura e urbanismo MCB-ARQ!BACANA 2017, os sócios do escritório Terra e Turma apresentam as reflexões e influências em sua trajetória, que inclui o projeto ‘Casa da Dona Dalva/Vila Matilde’, um exemplo de arquitetura acessível para classes sociais mais baixas, e a reformulação de bairros em áreas de risco. Usando referências das artes plásticas, cinema e sociologia, os projetos desenvolvidos afirmam o compromisso da profissão no papel fundamental de agente social.

Realização: MCB, Portal ARQ!BACANA e Revista Projeto



Lançamento de livro ‘As cores da urbanidade’

27 de abril, quinta-feira às 19h30
Nos bairros-cota de Cubatão, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o BID realizou trabalho técnico-social centrada no desenvolvimento do território e na organização sociocomunitária, envolvendo as secretarias estaduais de Habitação e de Meio Ambiente. Esta publicação relata o trabalho e contribui com o debate da questão urbana, especialmente o trabalho social de habitação, considerando os desafios da intervenção pública.
Realização: MCB e CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e Substancial



Sottsass Olivetti Synthesis

Visitação: até 14 de maio

A exposição presta uma homenagem ao centenário do designer italiano Ettore Sottsass com a apresentação de sua linha de móveis de escritório Synthesis 45, produzida em 1972 pela empresa Olivetti. Criada a partir de um sistema modular padronizado, a linha introduziu a pós-modernidade na arquitetura de interiores, com uma estética descontraída e colorida para escritórios abertos.

Realização: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e MCB



Coleção MCB – novas doações

Visitação: até 23 de abril
O MCB apresenta o trabalho de requalificação do acervo desenvolvido nos últimos oito anos de gestão do Museu pela A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.
Realização: MCB



A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado

Exposição de longa duração
A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, originalmente habitado por Renata Crespi e Fábio Prado. Os textos do ambientalista Ricardo Cardim e a pesquisa iconográfica em diferentes acervos permitem identificar as transformações ocorridas neste território que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20, desde as primeiras ocupações à canalização do rio Pinheiros.



Pioneiros do design brasileiro: Anísio Campos

Visitação: até 23 de abril
A 4ª edição da série que acompanha o Prêmio Design MCB mostra o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 2005. O painel com uma linha do tempo de seus projetos é acompanhado por uma miniatura de seu último carro, o 012.

Realização: Andrea Campos, Raquel Valadares,
Dagoberto Marques e MCB
Apoio: Insign



Painel Oficinas na Calçada

Completando um ano de existência, o projeto Oficinas na Calçada promove interações com os passantes na calçada em frente ao Museu, de forma a ativar esse espaço e criar novos desafios ao público. O painel do Educativo MCB mostra detalhes das oficinas realizadas e os participantes que passaram por elas.

Realização: MCB



Ocam – Orquestra de Câmara da ECA/USP

Domingo, 2 de abril às 11h – Gratuito

ASob regência do maestro Gil Jardim, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP (Ocam) traz seu corpo sinfônico de 45 músicos para apresentar dois compositores clássicos: Mozart, com o ‘Concerto para Flauta, Harpa e Orquestra em Do Maior, K 299’, com a participação do flautista Toninho Carrasqueira e a harpista Suelem Sampaio; e Beethoven, com a ‘Sinfonia nº4 em Si Bemol Maior, op. 60’.



Freedom Big Band

Domingo, 16 de abril às 11h – Gratuito
Formada por 17 músicos, 14 deles com prévia atuação na Orquestra Jovem Tom Jobim, a Freedom Big Band se destaca pela dedicação integral ao estudo teórico e pela prática musical dos seus integrantes. O repertório tem inspiração na Semana de Arte Moderna, de forma a descrever os quadros, esculturas, monumentos, poemas e curiosidades da época pela música.



João Macacão e Grupo Regional de Choro

Domingo, 23 de abril às 11h – Gratuito
João Macacão se une a Milton Mori (bandolin e arranjos, Getúlio Ribeiro (cavaquinho), André Fajersztajn (clarinete), Rafael Toledo (pandeiro) e Luizinho 7 cordas (violão de 7 cordas) para apresentar seu mais recente trabalho, ‘Baile de Choro’. O projeto é um resgate e homenagem às origens do choro, com um repertório composto por samba-canção, serestas, samba-choro e choros cantados.

Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo | 11 3032 3727
Visite nosso site www.mcb.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Recomendamos para você:
Festa O Circo reúne exclusividade e boa música em edição especial no carnaval
Um dos eventos mais concorridos do país, festa reúne expoentes da cena eletrônica internacional
David Marcondes interpreta Ned na Ópera Treemonisha de Scott Joplin
Solista do Theatro Municipal de São Paulo faz duas apresentações especiais com o Coro Luther King em comemorações a Consciência Negra nos dias 27 e 29 de novembro em ópera que se apresenta pela primeira vez no Brasil com uma orquestra completa.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário