EVENTOS
Areté - Centro de Estudos Helênicos promove palestra sobre a Arquitetura Pública Bizantina
Por Zilda Brandão - 10/06/2016 às 10:11


Areté - Centro de Estudos Helênicos promove palestra sobre a Arquitetura Pública Bizantina
Com vivencia no Oriente Médio e dez anos em Florença Plinio Freire Gomes abordará em sua palestra a linguagem helenística na arquitetura da cidade conhecida como "Nova Roma"



O Areté - Centro de Estudos Helênicos, na Vila Madalena, em São Paulo, tem por objetivo promover e debates e estudos sobre história, mitologia, dança, arte, literatura grega e helênica. O Núcleo de História realiza no próximo sábado dia 11 de junho das 16h às 18h30 a palestra “Os Palácios de Constantinopla- Arquitetura Pública Bizantina”, ministrada pelo mestre em História pela USP, Plínio Freire Gomes, que viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento. Morou seis anos no Oriente Medio, onde pesquisou sobre arte e cultura islâmica.

A palestra destinada a arquitetos, decoradores e interessados no tema abordará a arquitetura Bizantina em Constantinopla, atual Istambul (Turquia), conhecida na época como “Nova Roma” ou “ Cidade de Ouro”, que se destacou no desenvolvimento da engenharia e de técnicas construtivas arrojadas, tendo sido responsável pela difusão de novas formas e tipologias de cúpulas, que surgiram por volta do século VI.A arquitetura bizantina caracteriza-se fortemente por mosaicos vitrificados e pelos ícones, que eram pinturas sacras feitas normalmente sobre madeira.



Constantinopla foi fundada para se tornar a capital de um vasto império. Suas estruturas, muitas das quais visíveis ainda hoje, são imponentes testemunhos da linguagem arquitetônica helenística. O Hipódromo, o Fórum de Constantino, a Grande Cisterna e a Basílica de Santa Sofia constituem os vestígios de um pensamento urbanístico ousado e suntuoso. Mas os palácios da cidade restam bem menos conhecidos. Ao personificarem a majestade da burocracia e do cerimonial bizantino, tais edifícios moldaram uma visão de mundo centrada na glorificação do poder estatal e marcaram profundamente a história da arquitetura.



Sobre Plinio Freire Gomes

Autor de “Um Herege vai ao Paraíso” (Companhia das Letras, 1997). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento. Viveu também seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna e Centro Universitário Maria Antonia/USP. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã.

Sobre o Areté - Centro de Estudos Helênicos

A instituição é uma ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo promover estudos helênicos clássicos e contemporâneos nas áreas de filosofia, mitologia, literatura, artes, história, danças, esportes, cinema e culturaem geral, visando refletir sobre a produção cultural e contribuir para o enriquecimento da cultura brasileira. Suas atividades estão voltadas para a criação de acervos especializados de caráter bibliográfico, filmográfico, icônico e digital, disponíveis a pesquisadores e ao público em geral e à promoção de eventos culturais, simpósios, congressos, workshops, palestras e debates, entre outras atividades, sobre aspectos e história da cultura helênica, suas derivações e influências.

Serviços:
Palestra
“Os Palácios de Constantinopla- Arquitetura Pública Bizantina”
Dia 11 de junho das 16h às 18h30
Palestrante: Plinio Freire Gomes
Preço: R$ 30,00

Areté - Centro de Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495- Vila Madalena| (11) 3032-3939
www.arete.org.br



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Eventos


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34728



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz