×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

EVENTOS

0

Zilda Brandão
01/09/2011 às 19:32hs


Galeria Gourmet recebe réplicas de cardápios históricos de 1º a 26 de setembro

Réplicas de menus originais de uma das épocas mais agitadas da gastronomia mundial, a Belle Époque parisiense  (de 1871 a 1914), são o foco de uma exposição que acontece de 1º. a 26  de setembro na nova Galeria Gourmet, localizada na rua Augusta.

André Boccato, editor de gastronomia e professor de Antropologia da alimentação da Universidade Estácio de Sá, é o organizador da mostra e idealizador do novo espaço, que conta com o apoio local da Livraria Gourmet e do Bistrô Crepe de Paris, ambos situados na mesma vila entre as alamedas Lorena e Tietê.

Em painéis de 60 cm x 70 cm, afixados na parede da vila,  reproduções de vinte  menus originais de época, tendo como base a coleção pessoal de cardápios do chef André Boccato,  apresentam aos paulistanos um pouco da história da gastronomia, e como isso nos influencia até hoje.

A exposição, realização da Editora Boccato em parceria com a MBistrô, com direção de arte de Rodrigo Maragliano, já foi apresentada com sucesso em um restaurante de São Paulo e,  na versão preparada para inaugurar a nova galeria, contará com um novo recurso tecnológico da Sansung, um Videowall : quatro aparelhos de TV em conexão  mostrarão, em vídeo, os sessenta menus que compõem a coleção completa de André Boccato

Os menus expostos são de sete anos de pesquisa de André Boccato, em sebos, lojas de colecionadores e nos dos Museus Carnavalet e Biblioteca Fornay (Paris). Boccato, um apaixonado por Paris, acredita que sua busca e a divulgação desses cardápios são uma forma de “reter graficamente a história do sabor, pois para mim o olfato e a visão são sentidos muito próximos”. Alguns dos menus foram impressos em pôsteres e podem ser adquiridos na Livraria Gourmet.

Durante o período da exposição, que conta com o patrocínio da Nestlé e  da SMC, dois menus inspirados no sabor da época vão ser servidos no Bistrô Crepe de Paris: o cardápio Homenagem a Escoffier e a Homenagem a Tour Eiffel _inaugurada em plena Belle Époque e seu maior símbolo até hoje.


A ‘Época mais Bela’

A Belle Époque (1871-1914) é chamada assim pelos historiadores por ter sido um momento extraordinário na história da França: sem guerras continentais no período e com grande prosperidade econômica. A inauguração da Torre Eiffel, o início do cinema e da eletricidade, o telégrafo e o telefone fizeram destes anos uma época de ouro. A burguesia, recém alçada ao poder financeiro, consome cultura em grandes quantidades: ópera, teatro... E a gastronomia, agora como parte das diversões noturnas.

Os menus como conhecemos hoje em dia - uma lista dos pratos que estão à disposição do cliente em um restaurante - é herança direta dos menus da Belle Époque, em que o charme tinha que vir aliado à rapidez do atendimento: os pratos já chegam empratados à mesa, em detrimento do rebuscado “services” da velha nobreza, cerimonial por demais demorado para os nascentes restaurantes dirigidos por chefs que deixaram os palácios da nobreza (a maioria decapitada na célebre Revolução Francesa).

Vem dessa época, então, a expressão à la carte (do cardápio) para designar a opção de escolher sua refeição a partir de uma lista pré-definida pela casa. Os menus, antes disso, eram apenas um mimo, uma lembrança do que foi servido em banquetes reais. Na Belle Époque, eles são uma forma de demonstrar a expertise do Chef, o  glamour  da casa e seu estilo. Muitos colecionam as peças, desenhadas pelos artistas da Art Nouveau, um grupo engajado com a ideia de uma arte que vive o mundo e que tem que ser prática, interagindo com as pessoas. É dessa época artistas como Mucha e Lautrec, grandes nomes que também ilustraram menus.

A “época mais bela” terminou (para alguns historiadores) com a Primeira Guerra Mundial. O conflito iria devastar toda a Europa e mudar mais uma vez os hábitos dos chefs e dos clientes dos restaurantes. Mas a memória de um período  efervescente na História permaneceu conosco até hoje, e na gastronomia a base de tudo o que é feito hoje está de alguma forma ligado a esse anos dourados.


Serviço
Exposição “Menus da Belle Époque em Paris”
Local: Galeria Gourmet – R. Augusta, 2.542 – Jardins. Tel. (11) 3062-6554
De 1º a 26 de setembro
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 10h às 22h.
Entrada franca.


Recomendamos para você:
India Decor & Fashion 2020: a magia das mãos talentosas da Índia
Fabricantes da Índia trazem para o Brasil produtos das mais diversas matérias-primas e com novas tendências de design para os setores da Moda e Decoração
HEINEKEN F1 FESTIVAL - Obelisco do Ibirapuera, São Paulo
O HEINEKEN F1 FESTIVAL - SENNA TRIBUTE será aberto ao público e acontecerá em São Paulo, no Obelisco do Ibirapuera, no dia 9 de novembro (sábado), das 12h às 18h




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Eventos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário