×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

DESTINOS

Humberto de Campos tem a maior costa contínua de mangue do Brasil

Zilda Brandão
13/09/2021 às 15:12hs


A pequena cidade de Humberto de Campos, nome em homenagem ao seu filho ilustre, imortal da Academia Brasileira de Letras, conhecido também por suas obras psicografadas pelo médium Chico Xavier, com o pseudônimo de Irmão X, pode ser a nova porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.

Com a maior costa contínua de mangue do Brasil, a região é um berçário natural para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo a maior Resex marinha do Brasil segundo o ICMBIO, o que faz dele o mais importante estuário do país

Cortada pelo rio Periá, as margens da Baía de Tubarão, uma unidade de conservação e a principal área de peixe-boi-marinho no estado, espécie em perigo de extinção, e também área de desova e alimentação de diversas espécies, entre elas as tartaruga marinhas ameaçadas de extinção, na cidade aparecem as primeiras dunas de areias brancas e finas, que dão início a formação dos famosos Lençóis Maranhenses.

A região foi passagem dos franceses para o São Luiz, tendo em 1612 a primeira caravela francesa em terras brasileiras aportou na Ilha Santana, pertencente hoje ao município de Humberto de Campos, assim como outras trinta e uma ilhas fluviais, ricas em fauna e flora, que formam o Arquipélago das Marianas.

Com pequena infraestrutura de hospedagem, mas com preços bem acessíveis, a cidade é cheia de histórias que são contatadas pelos moradores locais, que vão desde a vida de Humberto de Campos a histórias sobre a 2ª. guerra mundial, principalmente agora, com a descoberta dos destroços de um bombardeiro americano B25.

A cidade é rica também em tradições e manifestações culturais, tendo inclusive o maior Boi Bumbá do Maranhão, com 12 metros.

Humberto de Campos é para quem busca não apenas as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, mas para quem quer em uma só viagem, conhecer as riquezas culturais maranhenses, ficar pertinho de peixes boi e tartarugas marinhas, ter a experiencia de catar caranguejos no mangue, conhecer ilhas praticamente intactas e descobrir o calor do povo ribeirinho.


Recomendamos para você:
Vivalá lança nova expedição para a Chapada dos Veadeiros
A Vivalá Turismo Sustentável está ampliando suas expedições. O próximo destino é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás.
Três circuitos de design em Buenos Aires
Palermo Viejo é uma excelente opção para quem busca aliar criatividade, inovação e vanguarda




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Destinos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário