×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

DESTINOS

O pequeno povoado de Zalipie se encontra em uma área remota ao sul da Polônia. As pessoas que se dispuserem viajar até lá encontrarão uma agradável surpresa em todas as paredes do povoado. Os habitantes de Zalipie têm um belo costume que começou a mais de

Zilda Brandão
16/06/2015 às 11:8hs


ZALIPIE - POLÔNIA, POLAND

Zalipie | The Most Beautiful Painted Village in Poland

O pequeno povoado de Zalipie se encontra em uma área remota ao sul da Polônia. As pessoas que se dispuserem viajar até lá encontrarão uma agradável surpresa em todas as paredes do povoado. Os habitantes de Zalipie têm um belo costume que começou a mais de cem anos, quando as mulheres do povoado começaram pintar e decorar as paredes de todas as casas.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Ainda que não se saiba a data exata em que começaram com essa tradição, sabemos s que o propósito da pintura era ocultar as manchas causadas pela fumaça dos chaminés.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Apesar de que com a introdução de fornos e estufas modernas já não havia mais a necessidade de seguir tapando as manchas, os habitantes decidiran manter vivo este costume e continuaram decorando as casas do povoado com belos desenhos pintados a mão.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

ZALIPIE - VÍDEO #1


Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Logo, o que começou como o trabalho de alguns, em pouco tempo se transformou no passatempo de todos. Hoje em dia as flores estão presentes nas pontes, casas, edifícios, árvores e até em casas de cachorros, etc.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

ZALIPIE - VÍDEO #2


Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Quando a tradição recém começava, as mulheres utilizavan os rabos de vacas para fazer os pincéis, com os quais pintavam ou retocavam as pinturas.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

ZALIPIE - VÍDEO #3


Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 17% da população foi cruelmente assassinada. Após 1948 o povoado começou realizar concursos de pinturas, em parte para recuperar-se da horrível tragédia pela qual passaram nesse período e o que começou como um lenitivo para a tristeza provocada pela guerra, transformou-se num marco de alegria e beleza. Característica única de identidade de Zalipie e de seus habitantes.

Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland Zalipie, Polonia, Polônia, Poland

Recomendamos para você:
Impulso Park: parque gigante de trampolins é aberto em Curitiba
Impulso Park chega hoje à capital paranaense
EXPO SKI acontece no dia 10 de Setembro, em São Paulo
Toda a Indústria do Esqui em um só dia e espaço




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Destinos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário