×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

DESTINOS

0

Zilda Brandão
14/03/2011 às 12:54hs


Conheça os caminhos que seduziram os portugueses 500 anos atrás

Imagine o que Cabral encontrou na Bahia em 1500. O litoral sul do estado é de uma beleza hipnotizante que os anos de colonização e desenvolvimento não diminuíram. Praias deliciosas, sol radiante o ano todo, cachoeiras e rios. Sem dúvida, percorrer os caminhos do descobrimento deixa qualquer um boquiaberto.



A chamada Costa do Descobrimento é composta pelas cidades de Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Porto Seguro. São cidades com infraestrutura moderna e recheadas de pousadas e hotéis paradisíacos. A primeira missa realizada no Brasil ocorreu na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. A região foi a primeira a receber as naus portuguesas na virada dos séculos XV e XVI. Nestas cidades os visitantes podem conhecer a rica flora costeira. A Mata Atlântica, ainda preservada em alguns pontos, permite a observação de diferentes animais silvestres e a prática de atividades de aventura como cicloturismo, caminhadas e escaladas.

A península de Maraú, mais ao norte da Costa do Descobrimento, é um recanto de belezas naturais e de cidades aconchegantes. Barra Grande é a vila mais conhecida da região. A maneira mais fácil de chegar até lá é passando por Camamu e, deixando o carro, seguir de barco para a cidade.



A pequena vila de Itacaré fica no meio do caminho entre Ilhéus e Salvador. Alguns anos atrás, chegar até lá era muito difícil. O visitante tinha que enfrentar estradas de terra e ainda assim era obrigado a percorrer boa parte do caminho sem o carro. Hoje a situação é bem diferente. Após a inauguração da estrada BA 001, que liga Ilhéus a Itacaré, chegar dirigindo ficou muito mais fácil.

A famosa praia da Tiririca, ainda em Itacaré, é considerada a melhor para o surfe no estado. Por aqui, os praticantes da atividade se deleitam nas belas e imponentes ondas. A vila de pescadores parece ter parado no tempo e suas construções antigas acabam se tornando pontos turísticos. Para chegar até as praias é preciso percorrer trilhas em meio à Mata Atlântica, o que somente aumenta a exclusividade desse litoral e deixa uma expectativa que prontamente é atendida ao deparar-se com um mar límpido e tranquilo. Os visitantes podem também descer o Rio de Contas praticando rafting. Outras atividades de aventura estão à disposição: parapente, rapel, ciclismo, boia-cross, caiaque e canoagem.

“Itacaré é um dos destinos mais completos do país, pois possui lindas praias, Mata Atlântica abundante, inúmeras atividades e um belo interior”, avaliou Otto Hassler, empresário apaixonado pela região.

Já a Chapada Diamantina, na parte central do estado, é o destino perfeito para quem quer aventurar-se em contato com a natureza. As cidades do entorno são Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê. Lençóis tem a melhor estrutura da região, com melhores acomodações e mais opções. O centro tem ainda construções do século XIX, época do ciclo do diamante. Na Chapada, os turistas se divertem em trilhas ecológicas inesquecíveis. Na cidade descansam em confortáveis hotéis e reencontram amigos para trocar experiências das aventuras do dia. Afinal, uma visita às grutas e cachoeiras sempre rende muitas histórias.

A Praia do Forte, próxima à Costa do Sauípe, recebeu o primeiro projeto de ecoturismo do Brasil, em 1980. A região é acolhedora e recebe muito bem seus hóspedes. Longe da badalação de outras cidades baianas, por aqui os visitantes podem observar as lindas tartarugas do projeto Tamar em um ambiente de tranquilidade e descanso.

Não foi por acaso que os portugueses e o mundo se apaixonaram pelo país do pau-brasil. Surfe, mergulho, cachoeirismo, caminhada, caminhada de longo curso, canionismo, cicloturismo, escalada, espeleoturismo, montanhismo e rapel. As opções são tantas que fica até difícil saber por onde começar.

Estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.


Recomendamos para você:
Varginha cria plano de desenvolvimento regional do turismo que impactará cerca de 60 cidades
Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de Minas Gerais e das entidades estaduais e municipais




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Destinos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário