×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

DESTINOS

0

Zilda Brandão
04/08/2009 às 09:50hs


Por:- Zilda Brandão


Localizado na Região Sul do País, o Paraná ocupa uma área de 199.315 km quadrados, conta com  399 municípios e tem apresentado um crescente desenvolvimento social,econômico e urbanístico.

As principais cidades do Paraná são Curitiba, Londrina, Cascavel,Ponta,Maringá,Guarapuava e Fóz do Iguacú, conhecida no mundo inteiro pelas suas magníficas Cataratas que estão na fronteira do Paraguai e a Argentina.

Curitiba, é a capital do Paraná, uma cidade muito civilizada, com clima agradável no verão e muito frio  e umidade durante o inverno. A cidade é formada por diversas etnias como: italianos,espanhóis, holandeses, alemães e poloneses.

Os curitibanos, orgulham-se de ser  os primeiros a fundar  uma Universidade; a Universidade do Paraná)  e pioneiros na implementação de ciclovias.

Os habitantes da cidade abrem um grande sorriso quando se referem a Curitiba, e tudo de bom que ela oferece.

Com mais de três séculos de existência, Curitiba, é um verdadeiro centro cultural, abrigando inúmeras faculdades, monumentos históricos, teatros, além de ser conhecida como a cidade com melhor qualidade de vida e de preservação ambiental.




PASSEIOS

Existem vários roteiros turísticos na região: São José dos Pinhais, Araucária, Colombo,Rota dos Tropeiros, e Rota da Louça em Campo Largo. Percorrendo esse roteiro o visitante vai conhecer inúmeros parques, restaurantes, vinícolas, spas, e chácaras.

Durante o mês de março o evento mais importante, é o Festival do teatro brasileiro, com mais de 200 montagens e peças que são exibidas ao ar livre. 

Já no mês de dezembro o Natal Encantado reúne centenas de pessoas de todas as cidades vizinhas  para ver de perto o prédio que foi construído em 1929 e que durante  o período das  festas  natalinas permanecem iluminados  com mais de noventa mil lâmpadas.

Importante uma visita a Igreja do Largo da Ordem, onde está o Museu de Arte Sacra, o Palácio Garibaldi, Teatro Ópera de Arame com capacidade para 30 mil pessoas,Jardim Botânico,Parque Bariguí,  antiquarius,  Catedral na Praça Tiradentes, e a feirinha de domingo no Largo da Ordem.

 Na hora da pausa nada melhor do que sentar-se em uma das muitas casas de chá, ou saborear os famosos doces da tradicional confeitaria  Schaffer, panificadoras que vendem pães e doces típicos da cidade, e  um passeio pela rua 15 de novembro, também conhecida como rua das flores  onde não há tráfego de veículos, visita a Universidade, aos shoppings da cidade e livrarias. 

As galerias de arte da cidade são famosas, e a antiga estação de trem também, além de uma lindo passeio público  com diversos tipos de animais,  árvores frondosa e o típico pinheiro símbolo da cidade.

Curitiba chama atenção dos visitantes pela sua limpeza e conservação.

Bem pertinho, no município da Lapa, estão 235 imóveis tombados pelo patrimônio histórico e Artístico Nacional.

Em Curitiba, um dos  bairros muito visitados é o de Santa Felicidade, local  repleto de restaurantes, e famoso  pela sua gastronomia.

Vale a pena conferir.



SABORES E DIVERSÃO

A gastronomia de Curitiba é muito rica e saborosa. No bairro de Santa Felicidade estão centenas de restaurantes italianos com a genuína cozinha trazida pelos imigrantes que chegaram ao Paraná em busca de trabalho.

Lá estão concentrados todos os restaurantes italianos com rodízio de frango, polenta,salada, risoto, pasta etc.

No centro da cidade e nos bairros como o Batel, Água Verde,e regiões do Palácio do Governo,estão os restaurantes que preparam pratos da cozinha internacional.


HOTEIS

Curitiba, é repleta de hotéis; dos mais simples aos mais luxuosos para todos os gostos e bolsos,  alguns no centro   da cidade e outros  nos tradicionais   bairros pertinho  de tudo.

TRANSITO

Parece incrível, mas a Capital assusta. Quem pensa que o transito lá é tranqüilo, esta  redondamente enganado; não é não ! Em 2007 os veículos ultrapassaram a mais de um milhão, e com um grande problema: é  muito difícil encontrar vaga para estacionar , além do congestionamento do trânsito.  Recomendo fazer tudo a pé, principalmente se estiver no centro da cidade.

Os ônibus são rápidos e muito limpos, e com linhas que  passam por todos os bairros da cidade

Quem está de malas prontas para Curitiba, mesmo se for durante o verão  deve  levar   um casaquinho  de lã  porque a noite a temperatura costuma cair um pouco. E para completar a viagem, uma visita aos diversos shoppings será  muito agradável, principalmente  para as mulheres.Não esqueça o cartão de crédito, nem o talão de cheques. Divirta-se





Recomendamos para você:
VÍDEO; Viajar de Trem é um Luxo no Grande Expresso Transiberiano
De Moscou a Pequim, ou ao inverso, no lendário trem que corta a Sibéria e a Mongólia é a proposta da Flot Viagens para a retomada das viagens em 2021
10/09: EXPO SKI - Sociedade Hípica Paulista, São Paulo
Já são cerca de 40 expositores - contra 20 da primeira edição realizada em 2018, com a estreia de ski resorts da França e da Áustria




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Destinos

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Eline
02/01/2018 - 20:32
Belezas naturais, organização, limpeza e muitas atrações provoca um desejo de voltar a esta grande metrópole.

Eline
02/01/2018 - 20:31
Belezas naturais, organização, limpeza e muitas atrações provoca um desejo de voltar a esta grande metrópole.

iosnei
16/07/2016 - 14:43
Gostaria Muito De Morar Em Curitiba,Pois é Uma Cidade Bem Desenvolvida e Muito Limpa,Sem Contar a Hspitalidade Das Pessoas


28/04/2016 - 11:27
Eu quero conhecer!!!

analu
17/07/2015 - 13:59
Se Deus permitir eu um dia vou morar nesse modelo de cidade.Ninguem merece viver nesta porcaria chamada saquarema!!!!!!

analu
17/07/2015 - 13:48
Se Deus permitir eu um dia vou morar nesse modelo de cidade.Ninguem merece viver nesta porcaria chamada saquarema!!!!!!

alice hellen souza bispo dos santos
29/10/2014 - 23:38
eu quero conhece curitiba

joao carlos da silva coelho
04/06/2012 - 16:21
Meu amigo visitou Curitiba, e ficou encantado, ate mesmo de acessibilidades para deficiente, eu gostaria de ver fotos como exemplo para minha cidade, se possivel, desde ja muito obrigado.

cleusa aparecida
14/09/2010 - 03:59
esta cidade e lindame parece perfeita para viver,quando voltar para o brasil vou viver em curitiba se DEUS queira...parabens curutiba es uma cidade linda...

Marina
02/09/2010 - 20:17
Achei legal voce gostar de curitiba e tudo mais... as há algumas informações equivocadas. Primeiro o nome de uma das cidades psó ponta.rincipais do paraná é Ponta Grossa, e não "Ponta"... eu poderia citar mais coisas mas vou apenas comentar mais uma: o Passeio Público no centro da cidade ja foi bom - 20 anos atrás- atualmente ele é perigoso e um ponto de prostituição. Então eu nao aconselharia as pessoas a irem la...

Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário