×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Zilda Brando
25/05/2023 às 09:39hs


Está em cartaz até 11 de junho, no Teatro B32, em São Paulo, a peça monólogo “O Profeta”, baseada na obra de mesmo nome, escrita pelo poeta e pintor libanês Khalil Gibran, em 1923. O espetáculo acontece nos dias 28 de maio e nos dias 9, 10 e 11 de junho.

 A peça traz roteiro adaptado com releitura da filósofa Lúcia Helena Galvão, direção de Luiz Antônio Rocha, atuação do músico, cantor e compositor Sami Bordokan, e participação especial, de William Bordokan na performance instrumental.

 Sami Bordokan, em doze ensaios poéticos, traz vida ao personagem Al Mustafá da obra centenária de Gibran, que durante o monólogo com interpretação e declamações intercaladas ao som de alaúde e canções libanesas, sendo muitas delas de própria autoria do ator e somadas à concepção cênica, proporcionam aos expectadores uma experiência de resgate ao melhor que habita em cada ser humano, uma viagem à introspeção e à reflexão filosófica sobre a vida.

 A peça apresenta também uma variedade de sons e ritmos, por meio de instrumentos musicais ancestrais tocados pelo músico William Bordokan, que encanta a plateia com flauta nay, rabab e derbak, intercalados entre uma cena e outra e do místico canto oriental entonado pelo próprio ator em cena.

 A obra centenária é uma maravilhosa viagem espiritual através de um dos grandes clássicos do século XX, que aborda temas profundos e atemporais como amor, dor, filhos, trabalho, tempo, liberdade, alegria, tristeza, morte com a tônica da sabedoria milenar do Oriente Médio. “O Profeta”, traduzido para mais de cem idiomas, é o livro mais lido em todo mundo depois da Bíblia.

A temporada 2023, que teve reestreia em maio, já é sucesso de público. “As pessoas saem extasiadas, emocionadas e declarando a capacidade de alcance interno que a montagem provoca em cada um que assiste à peça”, diz a filósofa e autora da adaptação da peça, Lúcia Helena Galvão. “A obra traz uma força transformadora: a vida e os pensamentos de Khalil Gibran se entrelaçam com as nossas vidas e compõem parte importante do que somos”, reitera a filósofa. “O Profeta está enraizado na própria experiência do autor como um imigrante e serve de inspiração para qualquer um que se sinta à deriva em um mundo em fluxo”, completa Lúcia Helena.

 Para o diretor da peça, Luiz Antônio Rocha, “O Profeta” é uma história de rara beleza. “A força de suas parábolas, a poética, a musicalidade e a profundeza de seus conceitos são um bálsamo nos dias de hoje. O amor é o fio condutor da história e nos faz redescobrir o papel do coração”, conclui.

Sobre a montagem da peça

O espetáculo que teve estreia nacional em Fortaleza, no Teatro José de Alencar, em 2022, pontua a segunda parceria artística entre Luiz Antônio Rocha (indicado ao prêmio Shell 2019 pela montagem de “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”), es a filósofa Lucia Helena Galvão (integrante da organização Nova Acrópole do Brasil). Juntos assinaram “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, sucesso de público e crítica e, agora, repetem a parceria no desafio de transpor para o teatro a releitura filosófica da obra do poeta libanês, que está em sua segunda temporada.]

Sobre o ator e músico

Reconhecido como um dos mais importantes músicos e intérpretes da cultura árabe, Sami Bordokan é pesquisador de música árabe clássica e folclórica e faz releituras de temas tradicionais num trabalho de resgate de peças ancestrais. Seu estilo de tocar o alaúde e de cantar reúne influências diversas desde a música clássica árabe, o canto bizantino, o Sufismo, o flamenco e a música popular brasileira.

 

 Serviço

 

“O Profeta” - Uma releitura filosófica baseada na obra de Kahlil Gibran

 

Temporada: até 11 de junho de 2023

 Data e horário: Dia 28 de maio – sessões às 17h e 20h

   Dia 09 de junho -sessão – às 20h

     Dia 10 de junho – sessões – às 17h e 20h

  Dia 11 de junho – sessões – às 17h

 Teatro B32: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732 - Itaim Bibi, São Paulo – SP

 Telefone: (11) 3058-9100

 Ingressos: Plateia: R$ 120 (inteira) e 60 (meia-entrada); e Balcão: 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada).

 Capacidade 490 pessoas

 Duração: 1:20h.

 Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a sexta, das 13h às 20h.

 

Vendas online: https://teatrob32.byinti.com/#/event/o-profeta

 


Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário