×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Zilda Brandão
08/04/2023 às 22:23hs


Trevas ao Meio-Dia é um experimento dialógico de voz e piano, que reúne a atriz e diretora Johana Albuquerque, o compositor e pianista Pedro Birenbaum e a atriz e cantora Maria Bia. Cenas performáticas de poesias selecionadas do paraibano Augusto dos Anjos (1884-1914) ocorrem, em paralelo a músicas ao piano, especialmente compostas para interagirem com os textos. 


É uma paisagem cênico-musical que investiga a poética de Augusto, extraída de seu único livro, Eu e outras poesias, que bastou para projetá-lo ao patamar dos grandes escritores do séc. XX.

Em certos momentos, projetadas numa tela, surgem letreiros, gravuras, fotos e cenas pré-gravadas que se mesclam com as performances presenciais, emergindo o universo imagético e telúrico do grande poeta: a obsessão pela morte e suas precisões científicas, a força cruel do tempo inexorável, a imensidão cósmica, a escuridão e as forças obscuras do homem e da natureza. 

Apesar de um português longínquo, com termos, conceitos e métricas distantes de nós que estamos aqui em pleno século XXI, a obra de Augusto dos Anjos nunca esteve tão atual. Suas palavras ressurgem hoje com luz e potência, evocando dramaticidade, lirismo e, paradoxalmente, transmitindo beleza, horror e paixão. 


Poeta paraibano simbolista, ou mesmo pré-modernista, segundo o crítico Ferreira Gullar, e mais conhecido como “o poeta da morte” – Augusto dos Anjos está em todos os currículos do Ensino Médio.


Trevas ao Meio-Dia é mais uma criação e produção da Bendita Trupe e foi especialmente concebida pela diretora Johana Albuquerque para a Biblioteca Mário de Andrade.

 

 

 

Trevas ao Meio-Dia: Uma paisagem cênico-musical sobre a poética de Augusto dos Anjos

Temporada: De 03 a 24 de abril, às segundas-feiras, às 19h

Local: Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – República – do lado do Metrô Anhangabaú

Ingressos: gratuitos, distribuídos a partir de 1h antes do espetáculo

Classificação: 10 anos

Duração: 45 minutos

 

Capacidade: 170 lugares (acessibilidade)


Recomendamos para você:
Última Semana de "Mães, o Musical", comédia hilária sobre maternidade sem romantização no Teatro das Artes
Depois de cativar plateias nos Estados Unidos, Austrália e Buenos Aires, espetáculo repleto de bom-humor, piadas hilárias e reflexões sobre a maternidade encerra temporada no domingo, em são Paulo, antes de temporada no Rio de Janeiro
Barracão Cultural apresenta espetáculo infantil Rumboldo, adaptação da obra homônima de Eva Furnari, dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Cacilda Becker
Os delírios e manias de um pequeno monarca autoritário são mote de Rumboldo, novo espetáculo infantil da premiada companhia Barracão Cultural.




Tópicos: - -

ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário