×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

0

Zilda Brandão
10/02/2009 às 11:21hs


Filmagem passa por França, Marrocos, Chile e Brasil. Longa baseado em fatos reais aborda a transformação pessoal de um exilado político

 



Em Teu Nome
é o quarto longa-metragem do diretor gaúcho Paulo Nascimento, baseado na história real do estudante brasileiro João Carlos Bona Garcia, exilado político da década de 70. As filmagens já passaram por Paris e Marrocos com os atores Leonardo Machado (no papel principal), Fernanda Moro (companheira do protagonista) e Nelson Diniz (professor, companheiro de prisão e exílio).

 

As filmagens vão até 12 de fevereiro no Brasil (Porto Alegre) e 20 de fevereiro no Chile, com a participação de nomes de peso como César Troncoso (O Banheiro do Papa), Silvia Buarque e participação especial de Marcos Paulo. Pela característica da história, o filme propõe uma fotografia contrastada, com cenas de câmera na mão, em tom documental. 

 

O enredo

 

História de um jovem estudante de engenharia que se vê envolvido na luta armada do início dos anos 70. Preso e exilado, percebe que é preciso fazer uma autocrítica sobre a sua vida. O que mudou na sua visão do mundo? Que aprendizado esse tempo  trouxe? Em teu Nome fala sobre esta transformação, abordando a década de 70 sob uma ótica humanista e poética, sem a pretensão de fazer um julgamento dos fatos. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.

 



Biografia - João Carlos Bona Garcia

 

Nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais comunistas de Fidel Castro e Che Guevara. Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar no Partido Comunista e foi guerrilheiro da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária.

 

Para financiar a revolução, Bona participa de um assalto e é preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em plena Era Médici. Vítima de tortura e agressão, foi exilado para o Chile em 1971 com 70 presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O seqüestro foi realizado pelo capitão do exército Carlos Lamarca e por militantes da VPR em 1970, sendo a última operação do tipo realizada pela esquerda durante o regime militar (antes dele foram sequestrados um embaixador norteamericano, um cônsul japonês e um embaixador alemão).

 

Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Neste último, militou no Partido Comunista da França, onde ajudou a formar o comitê pela anistia que possibilitou seu retorno ao Brasil em 1979.

 

Atualmente é juiz da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, órgão que julga os integrantes da Brigada Militar, a PM do Estado. É autor do livro Verás que um filho teu não foge à luta.

 


Recomendamos para você:
Blow for Blow, co-produzido pela atriz e produtora Rafaela Gonçalves, Agora está no Amazon Prime nos EUA
Blow for Blow, o novo e eletrizante drama de ação do diretor e mestre de Brazilian Jiu-Jitsu Rigan Machado, já está disponível para streaming na Amazon Prime Video nos Estados Unidos.
Lançamento do livro "Pare de Mentir para Si Mesmo" aconteceu dia 12 de agosto na livraria Drummond
De Bernadete Moraes, livro traz reflexões sobre como a mente fabrica realidades ilusórias se auto sabotando e revela como reprogramá-la




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário